Atualmente, o cenário empresarial vem se mostrando cada vez mais dinâmico e competitivo e, por isso, compreender o tamanho de mercado é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. Mas, afinal, O que é tamanho de mercado? Como é possível fazer esse cálculo de uma forma eficaz?
Neste artigo, vamos explorar, de forma detalhada, o conceito de tamanho de mercado, fornecendo as principais dicas para realizar essa avaliação de uma maneira assertiva. Ao desvendar os mistérios por trás da métrica, a sua empresa estará preparada para enfrentar qualquer que seja a situação.
Neste post você verá
O que é tamanho de mercado?
Muitas pessoas estão em busca de saber como realizar um mapeamento de mercado, mas acabam esquecendo que saber sobre tamanho de mercado é tão importante quanto. Afinal, essa métrica faz referência a uma avaliação qualitativa e quantitativa do volume total de vendas ou transações em um setor específico ao longo de um período determinado.
A métrica funciona em conjunto com o mapeamento de mercado, sendo capaz de projetar a dimensão e o potencial de um mercado em termos de demanda por produtos ou serviços. Por isso, realizar o cálculo é um fator indispensável para qualquer empresa.
4 dicas para calcular o tamanho de mercado
Confira, abaixo, algumas dicas indispensáveis para realizar o cálculo do tamanho de mercado sem cometer erros.
1. Defina quais critérios serão usados para a segmentação
Antes mesmo de fazer o cálculo do tamanho de mercado, é preciso definir os critérios de segmentação relevantes para o seu negócio. Afinal, este processo também poderá exercer influência na aquisição de leads. Considere elementos demográficos, geográficos, psicográficos e comportamentais que podem ser relevantes.
2. Colete dados abrangentes para definir o tamanho de mercado
Investigue dados primários e secundários. Pesquisas de mercado para uma posterior venda centrada no cliente, análise de concorrência, informações encontradas em fontes confiáveis e dados governamentais podem auxiliar na construção de uma base firme para a sua pesquisa.
3. Utilize ferramentas analíticas
A captação de novos clientes também é um objetivo durante o cálculo do tamanho de mercado. Por isso, aproveite o poder que as ferramentas analíticas possuem. A utilização de softwares especializados facilita o processamento de grandes conjuntos de dados, identificando padrões e gerando insights mais rapidamente.
4. Avalie as tendências durante o cálculo do tamanho de mercado
Considere as tendências emergentes durante o seu cálculo do tamanho de mercado. Afinal, o mercado é dinâmico, e antecipar mudanças nas preferências do consumidor, avanços tecnológicos e outros fatores pode agregar, e muito, na precisão da análise.
5 benefícios no cálculo do tamanho de mercado
Com o objetivo de passar informações para a sua equipe de vendas após a implementação da métrica, leve em consideração os benefícios no cálculo do tamanho de mercado.
1. Tome decisões informadas
A análise do tamanho de mercado fornece uma base sólida para a tomada de decisões informada, reduzindo a incerteza e aumentando a probabilidade de sucesso, especialmente ao conseguir compreender, de forma simplificada, quais as necessidades do cliente.
2. Identifique oportunidades de crescimento durante o cálculo do tamanho de mercado
A análise revela oportunidades de crescimento, como segmentos que ainda não foram explorados ou tendências que ainda podem ser capitalizadas. Isso oferece um direcionamento mais assertivo para as organizações, impedindo desperdícios de tempo desnecessários.
3. Otimize recursos
Todo processo de vendas pode ser difícil e, por isso, a análise do tamanho de mercado precisa ser feita. Conhecer essa métrica com base em cálculos pode permitir a alocação eficiente de recursos, concentrando esforços nas áreas que apresentam um maior potencial, o que evita o desperdício de recursos e melhora a efetividade das ações de uma empresa.
4. Personalize estratégias durante o cálculo do tamanho de mercado
Durante o cálculo do tamanho de mercado, passe a personalizar as suas estratégias. A área de marketing e vendas precisa passar por uma adaptação das necessidades específicas de cada um dos segmentos de mercado que se deseja alcançar.
5. Avalie a concorrência
Entender essa métrica em relação à concorrência possibilita um posicionamento mais eficaz e a identificação de oportunidades para se destacar. Afinal, o Brasil já esteve em 16º lugar no ranking de competitividade entre empresas, reforçando a necessidade de inovação.
Em um cenário empresarial competitivo, o conhecimento do tamanho de mercado é uma arma valiosa. Seguir as dicas para calcular e reconhecer os benefícios dessa análise não apenas orienta as decisões estratégicas, mas também impulsiona o crescimento sustentável.