Passo a passo: como realizar um mapeamento de mercado e encontrar mais clientes

O sucesso nos negócios está intrinsecamente ligado à capacidade de compreender o mercado em que atuamos. Realizar um mapeamento de mercado eficiente é indispensável para que seja possível focar na atração de novos clientes e na identificação de oportunidades que farão a verdadeira diferença.

Neste artigo, vamos explorar como realizar um mapeamento de mercado que abrange os principais elementos desse mapeamento a fim de entregar uma estratégia concreta para garantir um melhor aproveitamento das atividades da sua empresa.

Como realizar um mapeamento de mercado: Perfil ideal do cliente

Antes mesmo de iniciar o mapeamento de mercado, é indispensável definir quem é o cliente ideal para o seu tipo de negócio, visando atender as necessidades do cliente ao longo do tempo. Ao criar persona, é possível direcionar os esforços para os segmentos de mercado mais promissores.

Por isso, é preciso dividir as etapas da seguinte maneira:

  • Segmentação demográfica: identifique, antes de mais nada, características demográficas relevantes, como idade, gênero, localização e renda. Isso ajuda a personalizar estratégias de marketing para públicos específicos;
  • Comportamento do consumidor: analise como os clientes interagem com produtos ou serviços semelhantes. Compreender o comportamento orienta a criação de campanhas mais eficazes;
  • Necessidades e desafios: entenda as necessidades e desafios enfrentados pelo seu público-alvo. Isso permite adaptar produtos, serviços e mensagens de marketing de acordo com o esperado;
  • Canais de comunicação preferidos: descubra onde o seu público-alvo está buscando informações. Alguns podem preferir redes sociais, mas outros confiam mais em e-mails ou eventos presenciais.

O desenvolvimento contínuo é um dos principais focos do mapeamento de mercado. Por meio dele, é possível obter informações relevantes para sempre estar atualizado sobre os clientes e sobre o que eles precisam.

Critérios de qualificação de leads

Para converter prospects, é necessário seguir alguns critérios de qualificação de leads. Essa qualificação é indispensável para garantir que a empresa esteja focando os esforços na oportunidade mais promissora.

Dentre os principais critérios, estão:

  • Interesse no produto/serviço: determine se o lead demonstrou interesse genuíno em seus produtos ou serviços. Isso pode ser evidenciado por interações em seu site, download de recursos ou participação em eventos;
  • Orçamento disponível: avalie se o lead possui recursos financeiros adequados para adquirir seus produtos ou serviços. Isso evita desperdício de tempo em leads que não têm capacidade financeira;
  • Adequação ao perfil ideal: fazer uma adequação ao perfil ideal permite uma venda centrada no cliente. Compare os leads com o perfil ideal previsto. Quanto mais próximos estiverem, maior a probabilidade de sucesso;
  • Nível de autoridade na decisão: identifique se o lead tem autoridade suficiente para influenciar ou tomar as decisões de compra.

Todas essas informações são importantes para o mapeamento de mercado. Afinal, converter leads nem sempre é uma tarefa fácil e precisa de parâmetros para não acabar caindo no desperdício de recursos e de tempo.

Score dos leads em mapeamento de mercado

A atribuição de pontuações, também conhecidas como scores, aos leads pode ajudar a priorizar e direcionar os esforços para a prospecção correta dos clientes que mais estão alinhados com as propostas da sua empresa.

Por isso, veja, abaixo, como usar o mapeamento de mercado da forma correta:

  • Estabeleça critérios de pontuação: defina critérios específicos para atribuir pontos aos leads. Isso pode incluir ações como preenchimento de formulários ou engajamento em mídias sociais;
  • Pondere os critérios: atribua diferentes pesos a diferentes ações com base em sua importância para a jornada do cliente;
  • Atualize regularmente o score: mantenha o sistema dinâmico. À medida em que os leads interagem com sua marca, atualize os scores;
  • Estabeleça pontuações de geração de oportunidades: defina um limite de pontuação que indica quando um lead se torna uma oportunidade qualificada para vendas.

Por meio desses critérios, o processo de vendas se concretiza de maneira mais sólida e sem desperdícios consideráveis de recursos.

Ao seguir este guia passo a passo, é possível se preparar para realizar um mapeamento de mercado eficaz, identificar oportunidades valiosas e adotar uma abordagem que esteja mais direcionada à aquisição de clientes. Afinal, 43% dos clientes brasileiros ainda esperam um bom atendimento por parte das empresas.