Tudo sobre cold mail

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Você já ouviu falar do termo “cold mail”? Se você é um empreendedor, profissional de marketing ou trabalha na área de vendas, é provável que já tenha se deparado com esse conceito em sua estratégia de marketing. Mas o que exatamente é o cold mail e como ele pode ser uma estratégia poderosa para impulsionar suas vendas? 

O que é cold mail?

Cold mail é uma prática de envio de e-mails comerciais para potenciais clientes ou leads com quem você não teve nenhum contato prévio. É diferente dos e-mails de acompanhamento ou de resposta a uma interação anterior.

No cold mail, você está iniciando o contato com o Lead B2B de forma “fria”, ou seja, sem ter estabelecido qualquer tipo de relação anterior com o destinatário. O contrário do que muitos podem pensar, o cold mail não é uma abordagem invasiva ou indesejada quando feito corretamente. Na verdade, pode ser uma ferramenta poderosa para iniciar conversas e criar oportunidades de negócio. 

Por que utilizar cold mail?

Vamos entender o motivo dessa prática existir há tanto tempo e continuar sendo usada: Em 2020 mais de 3 bilhões de pessoas serão usuárias de e-mails, 20.9% delas checando seus e-mails mais de 5x por dia. 50.8% dessas pessoas checam seus e-mails assim que elas acordam. Imagine! 

À essa altura, se você for à geração Y, talvez você esteja achando que esse estudo é baseado em pessoas “velhas” e pensando que a única coisa que importa mesmo são as redes sociais. Engana-se!

A Forbes divulgou uma pesquisa na qual esses mitos são desbancados (ponto para o e-mail, mais uma vez). Um terço dos millennials prefere e-mail para trabalho ao invés de ligações, chats e vídeo chamadas (Se você está no mercado B2B, mais pontos para e-mail). Não apenas isso! A pesquisa revela também que mais da metade das pessoas nesse público (entre 18 e 24 anos) checa e-mails ainda na cama de manhã cedo. 

Mais alguns motivos para você adotar a prática do cold mail: 

Alcance novos leads 

O cold mail permite que você entre em contato com potenciais clientes que ainda não estão na sua lista de contatos. Isso significa que você pode alcançar uma nova base de leads que pode não ter conhecimento sobre sua empresa ou oferta.

Personalização 

Um cold mail bem elaborado é altamente personalizado, levando em consideração as necessidades e interesses específicos do destinatário. Isso mostra que você se dedicou a conhecer o prospect e pode despertar o interesse dele em saber mais sobre o que você tem a oferecer.

Controle a abordagem

Diferentemente de outras formas de prospecção, o cold mail permite que você tenha um maior controle sobre a mensagem que deseja transmitir. Você pode elaborar cuidadosamente seu e-mail, ajustando a linguagem, o tom e o conteúdo para se adequar ao perfil do seu público-alvo.

Mensurabilidade 

O cold mail é uma estratégia mensurável, pois você pode rastrear a taxa de abertura dos e-mails, as respostas recebidas e o engajamento dos leads. Isso permite que você avalie a eficácia da sua abordagem e faça ajustes para melhorar os resultados.

Quais as boas práticas de um cold mail?

Evite a todo custo enviar um modelo de e-mail marketing institucional e extenso sem ser um conteúdo interessante (como datas comemorativas, esses sim já morreram há muito tempo). A ideia é ganhar a atenção total de quem está lendo. 

E-mails que começam como “Nossa empresa está no mercado a X anos…” tendem a ser só mais um e-mail e o leitor não vai sair desse parágrafo! (qual foi a última vez que você abriu um e-mail desses e curtiu o conteúdo?) 

E-mails curtos e direto ao ponto tem a nossa preferência, mas tem muita gente que funciona bem com ideias mais elaboradas. Depende muito do mercado ou do público com quem você está falando. 

Por isso é importante que você e a sua equipe testem diversos tipos de e-mails e também os títulos dos e-mails: imagine que adicionar o nome do recipiente no assunto pode aumentar a taxa de abertura em 22.2%! Por sinal,os disparadores de e-mail possuem essa opção, o que facilita o trabalho.

Nada menos do que 35% das pessoas abrem e-mails baseadas no assunto! Por isso é preciso testar, pois eventualmente você vai encontrar algo que funcione melhor para sua empresa. Outra opção é utilizar os testes A/B, também oferecidos pelos disparadores de e-mail. Esse teste  envia duas versões diferentes de um mesmo e-mail para um grupo de pessoas e compara qual delas obteve melhores resultados, como taxa de abertura ou conversão. Isso permite identificar qual abordagem ou elemento do e-mail tem maior impacto e, assim, otimizar a campanha para alcançar melhores resultados.

cold mail

Como fazer um cold mail eficiente?

Segmentação de leads

É fundamental segmentar seus leads e personalizar suas mensagens de acordo com as características e interesses específicos de cada grupo. Quanto mais relevante for sua abordagem, maior será a probabilidade de despertar o interesse do destinatário.

Ofereça valor

Em vez de focar apenas em vendas, concentre-se em oferecer valor aos destinatários do seu cold mail. Isso pode ser feito fornecendo informações úteis, compartilhando insights relevantes ou oferecendo soluções para os desafios enfrentados pelo prospect. Demonstre como sua oferta pode beneficiar o destinatário de forma clara e convincente.

Crie uma linha de assunto atraente

A linha de assunto é a primeira impressão que o destinatário terá do seu e-mail, por isso é essencial criar uma que seja atraente e que desperte a curiosidade e incentive a abertura do e-mail. Evite assuntos genéricos ou com tom excessivamente comercial, e opte por algo que seja relevante e personalizado.

Seja conciso e direto

Lembre-se de que a atenção dos destinatários é valiosa, por isso é importante ser conciso e direto em sua mensagem. Evite e-mails longos e confusos. Em vez disso, você pode fazer um texto que vá direto ao ponto, destacando os benefícios de sua oferta e como ela pode resolver um problema ou atender a uma necessidade específica do destinatário.

Personalize sua abordagem 

Faça sua pesquisa e personalize sua abordagem de acordo com o destinatário. Mostre que você se interessou genuinamente por sua empresa, suas atividades ou suas conquistas. Isso pode ser feito mencionando algo relevante em seu e-mail, como um artigo que o destinatário escreveu, um projeto que a empresa dele realizou, ou um interesse em comum.

Faça follow-up estratégico

Nem todos os destinatários irão responder ao seu cold mail, e é por isso que é importante ter uma estratégia de follow-up. Envie lembretes educados e perspicazes aos destinatários que não responderam, demonstrando novamente o valor de sua oferta e incentivando a ação.

O que é SPAM?

O spam, ou mensagens indesejadas, é um problema generalizado e incômodo na era digital em que vivemos. Todos os dias, milhões de e-mails indesejados, mensagens de texto, mensagens de mídia social e outros tipos de spam inundam nossas caixas de entrada (e consequentemente a caixa de spam), comprometendo a eficiência da comunicação eletrônica e causando frustração aos destinatários.

O spam pode ser classificado como uma prática desleal e antiética, uma vez que é enviado em massa, muitas vezes sem o consentimento do destinatário, e é frequentemente associado a conteúdo duvidoso, como propagandas enganosas, esquemas fraudulentos, phishing e até mesmo malware. 

Além disso, o spam consome recursos valiosos, como espaço de armazenamento de e-mails, largura de banda de internet e tempo dos usuários, resultando em custos desnecessários e desperdício de recursos.

O cold mail é enviado para uma lista de leads com quem você deseja se conectar, com uma abordagem personalizada que busca entender e resolver os problemas do lead, ser uma solução para ele. Entendeu a diferença?

O que é email marketing?

Email marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o uso do e-mail como meio de comunicação para fins promocionais, informativos ou relacionais. É uma forma de marketing direto, em que as empresas enviam mensagens de e-mail para uma lista de contatos segmentada, com o objetivo de promover produtos, serviços, eventos ou relacionar-se com os clientes.

O e-mail marketing pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos e setores, desde pequenos negócios locais até grandes corporações globais. Ele permite que as empresas se comuniquem diretamente com os seus clientes, de forma personalizada, através do envio de mensagens de e-mail relevantes e segmentadas.

Como ter leads qualificados para o seu cold mail?

Ficou claro que, para que seu cold mail tenha um bom aproveitamento, sua base de leads precisa estar segmentada e ser boa. E nisso a gente pode te ajudar. A Speedio foi eleita pela B2B Stack, como a melhor ferramenta de geração de leads B2B do Brasil. Pouca coisa, né?

Nossa plataforma de big data possui as informações e contatos de todas as empresas ativas no Brasil e realiza a validação de todos os e-mails e telefones que encontra, para que você tenha certeza de que o contato em questão pertence àquela pessoa.

Uma informação muito importante, todos os dados disponibilizados pela Speedio estão de acordo com a LGPD, portanto você pode usar sem medo, inclusive para enriquecer o seu CRM. 

Agora que você já sabe o que é um cold mail, qual objetivo dele e as características iniciais para estruturar um envio (e onde conseguir bons leads), que tal ler nosso artigo que aprofunda ainda mais a questão e te ensina a utilizar o cold e-mail no B2B? Vamos praticar e testar as possibilidades, as vendas esperam por você!

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