Como utilizar cold e-mail no outbound B2B

A estratégia de cold e-mail é muito utilizada no mercado B2B e rende bons resultados comerciais para quem pratica outbound.

Um fato inquestionável é que um bom cold mail, ou e-mail frio, é aquele que converte. Mas, como converter ou mesmo chamar a atenção de um lead com o qual você nunca entrou em contato? Pode parecer uma tarefa árdua, mas não é. O cold mail possui excelentes resultados quando utilizado de maneira correta.

Neste artigo, vamos focar no desenvolvimento de um bom cold mail para conversão outbound e, caso queira saber mais sobre o termo, elaboramos um artigo em nosso blog explicando o que é cold e-mail.

Um bom cold e-mail precisa ser personalizado

Genérico aqui não ganha vez, a personalização é o primeiro passo no desenvolvimento do seu e-mail frio. Comece pela humanização do remetente dando a ele um nome como, por exemplo, Rodrigo da Speedio ou Equipe Speedio.

Essa é a primeira coisa que o destinatário vai verificar, o que se torna um fator decisivo para que ele abra seu e-mail. Precisamos reforçar que este é o primeiro contato que ele está tendo com a sua marca, portanto, é fundamental anexar seu nome ao nome da empresa. Uma dica é que esse nome seja sempre curto.

Feito isso, é importante que haja uma recorrência desse remetente. A estratégia de utilizar cold mail não se resume apenas a um único envio e, por esse motivo, é preciso que haja follow-up.

Ainda sobre o envio, evite e-mails que não possam ser respondidos. Seu lead precisa saber que aquele é um canal aberto de comunicação, que não é um robô que está disparando aquela mensagem e, sim, um ser humano.

Tenha um assunto interessante, faça seu destinatário querer ver o “pé do frango”

Na verdade não se trata apenas de ser interessante, o assunto precisa ser otimizado para todos os dispositivos. No iPhone, por exemplo, assuntos de e-mail com mais de 32 caracteres são cortados. Segundo um estudo da Business 2 Community, assuntos com menos de 10 palavras possuem uma taxa de abertura superior.

Outra coisa que pode parecer óbvia, mas que merece uma atenção especial é o assunto do e-mail estar relacionado com o conteúdo do mesmo. Não se esqueça, você vai precisar enviar mais e-mails e o seu lead pode querer recusar se o seu primeiro contato tiver sido enganoso.

Podemos considerar essa estratégia como clickbait? Sim! E, convenhamos, ninguém gosta de cair em um. Portanto, fique atento a isso para não perder oportunidades!

Não se esqueça do pré-header!

Sabe aquele pedacinho do texto que aparece logo após o assunto? Pois é, por ser um elemento visível antes da abertura, ele também precisa ser estrategicamente pensado.

É um pedaço pequeno, mas o lead já poderá ter uma ideia do que estar por vir. Portanto, nunca deixe em branco, não seja repetitivo e mantenha esse texto curto.

Um início promissor é o que mantém a atenção

Não guarde a melhor parte do seu texto para o final. Utilize, já no início, o assunto promissor para que você pesque a atenção do prospect assim que ele abrir o e-mail.

Use palavras poderosas para gerar emoção e se mantenha fiel a elas até o fim. Se o intuito do seu contato é gerar ganância, mantenha seu texto nesta linha. O mesmo vale para outras emoções: não as misture.

“Já deu bom dia pro moço?”

Quem nunca escutou essa frase quando criança, né? A saudação é muito importante para que você crie um vínculo emocional. Não se esqueça de ser simpático, você está prospectando alguém que nunca ouviu falar de você e sua empresa.

Isso quer dizer que após a prospecção funcionar, eu posso ser mal educado com ela? Claro que não, né?!

Escreva de uma forma menos agressiva

Letras maiúsculas? Esqueça esse jeito pré-histórica de chamar a atenção dos outros em e-mails. No mundo B2B isso não parece nada profissional e, com certeza, vai te gerar zero credibilidade na sua prospecção ativa.

Outro fator muito importante e que deve ser seguido a risca é a questão ortográfica. Qual credibilidade você passa para seu lead se o seu e-mail conter erros grotescos?

Revise o texto quantas vezes você achar necessário, leia em voz alta e peça para outras pessoas lerem. é natural que você não enxergue o erro por estar em contato com o texto a muito tempo. Um olhar de fora se torna necessário.

Como evitar que o meu cold mail caia no spam?

Esse é um medo natural para todos que trabalham com e-mails. Como evitar que ele caia no spam? Uma dica muito preciosa é evitar palavras que já estão “manchadas”.

Este artigo da Benchmark reuniu uma lista com 100 termos que possuem alto índice de rejeição. Nelas, estão inclusas palavras que possuem numerais e símbolos como “%” e “$”.

Palavras-gatilho que, geralmente, possuem falsas promessas como “100% garantido” ou “100% gratuito” são alguns exemplos do que não devemos usar em assunto de e-mail.

Vou aproveitar o gancho para falar uma coisa que passou batido lá em cima: não faça falsas promessas em seu texto. Além de não usar clickbait no assunto, é importante que você mantenha os pés no chão no que está prometendo e não “viaje na maionese”, entendeu?

Elementos que aumentam o engajamento do cold mail

Utilizar vídeos, gifs e imagens no corpo do e-mail é um diferencial e tanto. Eles agregam valor ao seu discurso, assim como links que atestam a autoridade do que você está falando.

Além disso, não se esqueça de escolher uma fonte apropriada (Comic Sans não, né? Vamos ter um pouco de respeito aqui por favor). Outro ponto importante é ter 2 botões essenciais: o call-to-action (CTA), para você finalmente fisgar o peixão e, também, o “descadastre-se”. A dor da partida é dura, eu sei, porém necessária.

Uma última dica sobre o CTA, é deixá-lo bem visível. As pessoas precisam clicar nele (obrigado por avisar, Capitão-Óbvio).

O grand finale do e-mail frio (que de frio só tem o nome)

Você não quer ser como o autor de Guerra dos Tronos, que até agora não finalizou sua obra, né? Então, dê uma conclusão para o seu e-mail! Uma saudação de despedida possui uma resposta muita boa, como “um abraço” ou “até a próxima”.

Se o seu lead chegou até o fim é por que você o pegou, então é o momento de ser mais “sério” e evitar gírias ou termos utilizados no dia a dia por mensagem de texto. É uma prospecção B2B, meu amigo!

Para encerrar com chave de ouro, use uma assinatura personalizada, com link de seu LinkedIn e telefone de contato profissional. Mais uma vez: mostre que você é um ser humano e não uma máquina.

Esperamos que essas dicas ajudem seu processo de outbound 2.0 e façam suas vendas brocarem! Nossa missão aqui é democratizar a prospecção ativa, oferecendo uma plataforma de qualidade, com preço acessível e que fornece os e-mails necessários para você utilizar cold mail com excelência. E aí, bora vender?!

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