LGPD no B2B: como isso funciona?

Neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre a lei geral de proteção de dados pessoais (LGPD) e sua importância no mundo B2B.

Dados são valiosos. Empresas que vendem B2B e praticam outbound, necessitam de informações privilegiadas para realizar a prospecção ativa com eficiência.

Onde conseguir dados? Essa pode parecer a pergunta ideal, mas está incompleta… A pergunta certa seria: onde conseguir dados com qualidade? E quando falo sobre qualidade não me refiro apenas aos dados estarem corretos, mas também de acordo com as regras do jogo.

Você sabia que as empresas brasileiras são proibidas de coletar, armazenar, e compartilhar dados sensíveis de pessoas físicas? A LGPD garante que, tanto instituições públicas quanto privadas, não utilizem suas informações pessoais.

O descumprimento da lei pode acarretar em multas e sanções, tanto para quem fornece dados, quanto para quem o consome.

LGPD, o que é?

A lei geral de proteção de dados pessoais entrou em vigor no Brasil dia 18 de junho de 2020. Por ser uma lei tecnicamente nova, muitas empresas acabam passando por um processo de adaptação, o que requer muita cautela nos processos, pois um deslize pode ocasionar uma bela multa.

Uma pesquisa realizada pela RD Station revelou números interessantes a respeito da visão das empresas sobre a lei: 93% das empresas conhecem ou já ouviram falar da LGPD, porém apenas 15% se mostraram prontas para a tal.

Desde o seu lançamento, a lei já passou por alguns ajustes, mas sempre visando o melhor para que a transparência seja um pilar no relacionamento entre as empresas. Quem faz outbound B2B precisa estar de acordo com as normas, já que, por mais que você converse de empresa para empresa, é com um ser humano que vai te atender.

Sendo mais específico sobre a lei, ela é válida para qualquer empresa que processe dados de cidadãos brasileiros, não importa a localização da empresa, seja ela física ou apenas virtual. A LGPD veio para te proteger.

LGPD

Entenda a lei geral de proteção de dados pessoais

Vamos entender o funcionamento dos conceitos básicos da lei de uma forma simples e entendível, para que não sobrem dúvidas de como ela é aplicável.

Dados sensíveis

O que seriam esses dados? Qualquer informação capaz de identificar uma pessoa. A grande questão é que existem muitos dados que entram nesta categoria e por isso poucas empresas se mostram preparadas para essa mudança.

O aconselhável é ter, no mínimo, um especialista para tomar conta dessa área e focar em todos os seus processos para tentar encontrar alguma falha no seu processo e pôr a sua empresa de volta aos trilhos.

Tratar os dados

Agora que você entende a dimensão do que são dados pessoais, o tratamento se refere a tudo que a empresa faz com ele, passando pela coleta, o armazenamento e a utilização desses dados. A LGPD se aplica a tudo que você faz no tratamento desses dados.

Princípios

A lei possui princípios a serem seguidos obrigatoriamente pelas empresas e servem como boas práticas para o tratamento de dados, vamos apresentar os principais:

Finalidade: as informações precisam de um propósito e elas devem ser informadas ao titular.

Necessidade: é utilizado o mínimo necessário tanto na coleta quando no uso dos dados, seja para qual finalidade for. Se você quer usar um e-mail como lead para base e-mail de marketing, utilize apenas para isso.

Transparência: os titulares dos dados precisam ter informações claras sobre o que está sendo feito com as informações compartilhadas.

Não discriminação: nunca utilize os dados para fins ilegais.

Bases legais e consentimento

Desde o momento que a LGPD entrou em vigor, toda empresa precisa que seus dados tenham uma base legal. É ela que vai autorizar o tratamento de dados pessoais.

Esse é um dos pilares da base legal. O consentimento funciona como uma declaração clara que a pessoa concorda que os dados seja utilizado pela empresa de acordo com a finalidade.

A Speedio é a melhor amiga da LGPD

Sim, nós andamos de mãos dadas com lei e ainda a levamos para jantar. O compromisso da Speedio é fornecer os melhores dados do mercado tanto no quesito de assertividade, quanto nas regras do jogo.

Todos os dados da Speedio são de fontes públicas, portanto estão de acordo com a LGPD. Nós levamos a sério, respeitamos todas as diretrizes e esse é um dos nossos principais diferenciais em relação ao mercado de geração de leads B2B.

O que minha empresa pode fazer para se enquadrar na LGPD?

Quem faz outbound no B2B pode confiar na Speedio para ter leads de qualidade. Isso nós garantimos inclusive em contrato, onde nos co-responsabilizamos pelos dados que você usa.

Agora é com você

Bem, já sabe como a lei funciona e que ela não está para brincadeira, né? O menor deslize pode acarretar uma série de problemas para a sua empresa. Praticar outbound sem leads de qualidade é uma tarefa impossível.

Estamos aqui aguardando seu contato para te proporcionar a melhor experiência de geração de leads. Chega de ficar preocupado se os dados estão de acordo com a legalidade ou se são verdadeiros.

A Speedio, além dos pontos mencionados, ainda realiza a validação dos dados para entregar aquele contato de decisor com o maior índice de assertividade. Tá esperando o que, meu amigo? Vamos negociar sem medo de ser feliz! Faça uma conta trial Speedio e teste antes de usar.

Trial Speedio