Estratégia comercial em 9 passos

Para empreendedores, um dos desafios cotidianos envolve a expansão das vendas da empresa e a manutenção de um crescimento contínuo. Nesse contexto competitivo, a adoção de uma estratégia comercial de venda bem-sucedida se torna crucial para o futuro da corporação, uma vez que o mercado sofre constantes mudanças.

Dessa maneira, é necessário estar antenado às novidades, e por isso, fizemos um post exclusivo contendo 9 passos para sua empresa aplicar, e gerar excelentes resultados em vendas. 

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Estratégia comercial em 9 passos

1. Defina o seu mercado de atuação

Em primeiro lugar, é crucial estabelecer claramente seu nicho de mercado e se posicionar como uma autoridade nesse segmento. Assim, é possível ter uma compreensão mais profunda do público-alvo, possibilitando aprimorar com precisão cada fase do funil de vendas.

O conhecimento e domínio do segmento de mercado não apenas atrai, mas conquista leads mais qualificados para a estratégia comercial, resultando, naturalmente, em um aumento nas vendas.

2. Crie metas claras

Todo planejamento bem-sucedido começa com a definição de objetivos claros. Por isso, é de suma importância ter uma visão clara da posição atual da empresa, bem como seus objetivos de curto, médio e longo prazo. 

Além disso, mapear as necessidades para alcançar esses objetivos e identificar as demandas mais urgentes são passos fundamentais para o progresso da estratégia comercial. 

3. Estabeleça estratégias de acordo com o modelo de negócios da empresa 

A estratégia comercial deve ser adaptada de acordo com o modelo de negócios da empresa. Em um ambiente virtual, como uma loja online, é crucial implementar táticas de marketing de conteúdo para atrair leads online. 

Por outro lado, em uma loja física, por exemplo, as estratégias voltadas para vendas presenciais também devem ser direcionadas. Nesse quesito, a integração omnichannel, que conecta canais online e offline, é uma abordagem promissora e que proporciona experiências memoráveis aos clientes.

4. Automatize atividades e processos 

Muitas tarefas no processo comercial são repetitivas e manuais, tornando a otimização da rotina crucial. A incorporação de ferramentas de automação, como ferramenta de geração de leads, otimiza e garante volume e qualidade para o seu pipeline de vendas, proporciona maior assertividade na prospecção ativa e garante mais tempo aos vendedores no que realmente importa: vender.

5. Integre as áreas de marketing e vendas 

Em geral, o processo de atrair e converter clientes é um esforço colaborativo entre os times de marketing e vendas. A integração dessas equipes é vital para agilizar o compartilhamento de informações e garantir o sucesso da estratégia comercial. 

A equipe de marketing gera leads qualificados, enquanto a equipe de vendas os aborda os clientes de maneira estratégica e orientada para conduzir o prospect em sua jornada de compra. 

6. Analise as melhores formas de vendas para o seu segmento

O treinamento da equipe comercial com as melhores técnicas de vendas é um diferencial significativo para qualquer empresa. 

O estudo aprofundado do nicho de mercado, benchmarking com outras empresas e a identificação da abordagem de venda mais adequada para cada cliente são práticas essenciais. 

Por isso, considerar as interações passadas e os interesses manifestados pelos clientes é fundamental para oferecer uma experiência ainda mais personalizada e persuasiva. 

7. Utilize gatilhos mentais 

O uso estratégico de gatilhos mentais – que são estímulos psicológicos capazes de influenciar a tomada de decisão – é uma prática eficaz e já utilizada na estratégia comercial da atualidade. 

Quando usados da maneira correta, esses gatilhos podem aumentar a conversão de leads em clientes. O gatilho da escassez, por exemplo, impulsiona a decisão de compra ao criar uma sensação de urgência, incentivando o cliente a tomar uma decisão de compra por “receio” de que o estoque acabe rápido. 

8. Utilize a técnica de Storytelling 

A técnica de storytelling, ou seja, a arte de contar histórias para envolver e motivar ações, é uma estratégia valiosa. No contexto empresarial, essa abordagem visa engajar o público, mexendo com suas emoções e desejos. Encontrar enredos e narrativas envolventes é crucial para prender a atenção dos consumidores e avançá-los para o fechamento da compra. 

9. Invista em tecnologia 

Manter-se atualizado sobre as tecnologias e como elas podem otimizar os processos é essencial para o crescimento e escalabilidade constante do negócio. Por isso, identificar ferramentas, sistemas e metodologias que apoiem a execução da estratégia de vendas contribui para um ambiente de negócios mais competitivo e eficiente.

No contexto da estratégia comercial, existem inúmeras maneiras de ganhar a atenção do cliente e conduzi-lo em sua jornada de compra, transformando-o em um verdadeiro promotor da marca

Por isso, aplique os passos citados ao longo deste conteúdo e confira os resultados para o seu negócio!