7 dicas sobre como montar sua primeira equipe de vendas

Pergunta: Como você estruturaria uma equipe de vendas caso tivesse zero experiência em vendas? Bom, primeiro vá adquirir experiência em vendas.

Pelo menos, feche os primeiros 10 clientes sozinho. Se não for assim, nunca vai ter ideia de como fazer isso. E as chances de sucesso do seu primeiro representante de vendas diminuiria muito.

OK, supondo que você saiba como fazer isso (você fechou mais de 10 clientes sozinho)… então, como você estrutura sua primeira equipe de vendas?

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Não complique. Algumas dicas de como montar sua primeira equipe de vendas

Primeiro passo

Tenha a certeza de os representantes da sua equipe de vendas possam “comer”, ou seja, que possam ganhar dinheiro suficiente para fechar acordos.

Isso muitas vezes significa que, nos primeiros 3 meses, você pode deixar eles levarem para casa 50% a 100% do que fecharem.

É um investimento neles. Depois disso, diminuiu a percentagem que levam para casa para uma percentagem mais normal.

No final, a remuneração total dos representantes não pode realmente ultrapassar cerca de 20% a 25% do que fecha. Mas isso não precisa ser o caso nos primeiros dias.

Segundo passo

Contrate apenas vendedores dos quais você mesmo compraria. Você sabe como vender seu produto. E ninguém nunca ouviu falar dele. Isso significa que cada lead é muito valioso e importante. Contrate vendedores dos quais você compraria seu próprio produto. 

Terceiro passo

Tente contratar 2 vendedores para começar. Se você não fizer isso, você nunca vai saber com certeza se alguém terá sucesso se não tiver um controle. 

Quarto passo

Esteja lá o dia todo para ajudar – no início. Depois, você desenvolverá processos de treinamento de vendas reais. No início, eles treinarão por osmose. Mas você tem que estar lá. Você tem que estar lá o tempo todo para ajudar sua equipe de vendas.

Quinto passo

Contrate pessoas mais inteligentes no início. A curva de aprendizado será tão profunda que é melhor ter um representante mais inteligente do que a média, porque eles também precisarão se tornar especialistas no produto.

Sexto passo

Use apenas o escalonamento circular para distribuir os leads. Apenas divida os leads igualmente entre seus representantes, pelo menos por um tempo.

Sétimo passo

Se certifique de que seus primeiros representantes têm pelo menos um pouco de experiência no mercado em que a empresa atua.

Eles não precisam ter experiência no seu domínio específico, mas se o seu produto custa R$299 por mês, e eles já venderam um produto de R$299 por mês antes… eles já conheceram os princípios básicos em relação a processos, ritmo, etc. Isso ajuda muito, porque você pode ainda não conhecer o suficiente.

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