OKR: Entenda a metodologia em 6 passos

Share

Saiba onde surgiu a metodologia OKR, como funciona e por qual motivo é adotada por diversas empresas do mundo inteiro.

O que é OKR?

Podemos definir OKR (Objectives and Key Results) como um framework composto por objetivos e metas. Mas o que diferencia essa metodologia de um objetivo normal? Um OKR guia os esforços da empresa através de metas mensuráveis, definidas com muita clareza e objetividade.

Esse método foi criado por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, que tinha como objetivo tornar mais simples a maneira da empresa alcançar seus objetivos.

Utilizado por profissionais renomados e empresas de alto calibre no mundo inteiro, a metodologia é tão qualificada que pode ser usada por pequenas e médias empresas com a mesma eficiência.

OKR

O que significa a sigla OKR?

Objectives

É o objetivo final que a empresa pretende conseguir. Ele é apresentado de forma clara e direta e serve para que todos na empresa fiquem engajados para alcançar.

Podemos citar alguns exemplos: sua empresa B2B é uma fábrica de refrigerante local, que tem como objetivo estar em duas grandes redes de supermercado, o que gera outro objetivo, o de crescimento da empresa em 25%, por conta da alta demanda de produtos que ela terá. Esses objetivos são muito claros e todos na empresa irão trabalhar para isso ocorrer.

Key Results

Essa é a parte da estratégia onde a magia acontece. São as metas menores que vão te ajudar a alcançar o objetivo final. Elas funcionam como um parâmetro e mostram o progresso da empresa para conquistar suas metas.

Ainda no exemplo anterior, os objetivos são estar em duas grandes redes de supermercados e a ampliação da empresa em 25%.

OKR: exemplos

Primeiro OKR: ampliação da empresa em 25%:

Key results:

  • Contratar 10 novos colaboradores e treiná-los em três meses;
  • Comprar nova máquina e colocá-la para funcionar em três meses;
  • Treinar nova liderança na produção para assumir em três meses.

Segundo OKR: estar em 2 grandes supermercados

Key results:

  • Encontrar 10 supermercados em nível estadual;
  • Criar um plano de ABM para realizar outbound 2.0;
  • Fechar com 2 supermercados ao final dos 3 meses.

Estruture os OKRs em 6 passos

1 – Tenha as metas bem claras e definidas

Não precisa de complicações nesse passo. Como vimos neste artigo, os objetivos da empresa precisam ser claros para que toda a empresa entenda onde pretendem chegar.

2 – Tenha objetivos top-down e botton-up

Não são apenas os gestores que participam da criação de OKRs. As equipes também podem (e devem) definir seus key results para ajudar a chegar na meta final.

Essa é uma maneira para que todos estejam envolvidos na criação e assim ter a visão de mais pessoas no processo.

3 – Coloque prazos menores

No exemplo anterior falamos sobre as metas a serem atingidas em três meses e existe um motivo para isso. Essas metas não podem ser muito longas, pois prejudicam o desenvolvimento da empresa a curto prazo.

Um prazo curto deixa no ar um senso de maior urgência. Mas atenção: as metas não podem ser impossíveis de realizar nesse período, por isso estabeleça objetivos que sejam alcançáveis neste período.

4 – Não deixe de acompanhar seus resultados de perto

Para que o trabalho ande de maneira correta, é preciso que os resultados sejam acompanhados de perto. Isso ajuda a não perder o controle nos objetivos, além de permitir uma correção de rota no meio do caminho, como ajustes pontuais, caso alguma coisa não esteja desempenhando tão bem.

5 – OKRs sempre a vista!

Foi falado muito sobre a clareza dos OKRs, mas outro ponto fundamental da metodologia, que a faz dar certo em todos os lugares, é a transparência. Deixe-os à vista para que todos possam ver. O trabalho em conjunto terá muito mais valor quando todos sabem o que todos estão fazendo e colaborando para o crescimento.

6 – O esforço é diferente dos resultados

Se todos estão dando o máximo, mas ainda assim os resultados não estão chegando, é porque o seu processo tem alguma falha grave, por esse motivo que analisar as métricas de perto é importante.

Mensure os dados e o resultado vem

Como vimos ao longo do artigo, para que os OKRs funcionem da maneira que precisam funcionar, os dados necessitam ser mensurados. É impossível realizar a gestão de qualquer coisa se não houver dados para se ter como guia.

A fórmula para o sucesso é construída com muita disciplina, portanto mensure seus dados, esteja focado no objetivo principal e engaje a empresa para que todos façam suas partes para que a empresa cresça cada vez mais.

Gere leads B2B
para sua empresa
Conheça a Speedio, melhor ferramenta de big data para geração de leads B2B do Brasil!