Como aumentar a aquisição de leads: conheça as principais estratégias

O marketing digital apresenta uma série de possibilidades para quem deseja aperfeiçoar a sua empresa. Por isso, o processo de aquisição de leads deve ser levado a sério, utilizando estratégias específicas para que isso possa acontecer.

Por meio deste artigo, ficará mais simples entender do que se trata essa metodologia, como ela pode ser colocada em prática e quais são os passos para permitir o desenvolvimento contínuo e assertivo da sua empresa.

O que é aquisição de leads?

A aquisição de leads nada mais é do que um processo que consiste em atrair e conquistar potenciais clientes que estão interessados nos produtos ou serviços de uma empresa. Um lead é um indivíduo, ou empresa, que demonstrou interesse em sua oferta de alguma maneira, em sua maioria fornecendo informações de contato.

A partir de sua aquisição, outros processos são iniciados, como a gestão de leads. Esta etapa é crucial na geração de clientes potenciais em marketing. São muitas as estratégias para conseguir atrair clientes como, por exemplo:

  • Marketing de conteúdo: consiste em criar e compartilhar conteúdo valioso e relevante para atrair usuários interessados em sua área de atuação;
  • Mídias sociais: utiliza plataformas como LinkedIn, Instagram, Facebook e Twitter para alcançar públicos específicos, direcionando-os para os produtos e serviços;
  • Campanhas de e-mail marketing: envia mensagens direcionadas para os contatos obtidos, oferecendo informações adicionais, promoções ou outros incentivos;
  • SEO: otimiza os conteúdos on-line para que eles sejam mais facilmente encontrados por usuários que buscam informações relacionadas ao ramo da empresa;
  • Publicidade on-line: utiliza anúncios pagos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, entre outros, a fim de direcionar tráfego qualificado para o site.

Uma vez que ocorre a aquisição de leads, outros processos, como a qualificação de leads, precisam ser iniciados.  A partir disso há um crescimento sustentável da empresa, pois há o fornecimento de uma base de clientes em potencial para alimentar todos os esforços de vendas e marketing.

Como aumentar a aquisição de leads?

Algumas técnicas como o outbound para gerar leads podem ser necessárias para saber como ampliar essa aquisição. Além disso, também será preciso recorrer a alguns canais de aquisição de leads, visando um maior engajamento e direcionamento para os clientes adequados para o seu tipo de negócio.

No mais, confira, abaixo, algumas das melhores dicas para aumentar essa aquisição.

Marketing de conteúdo de qualidade

A qualidade dos leads é um elemento muito importante, que precisa ser levado em consideração em qualquer que seja a implementação da estratégia de aquisição de lead. Por isso, é mais do que necessário criar conteúdo relevante e valioso que resolva problemas ou atenda às necessidades do público-alvo.

A utilização de blogs, vídeos, ebooks e whitepapers pode ser uma boa tática para atrair a atenção e gerar interesse dos leads.

Otimização para mecanismos de busca

É importante focar na otimização do seu site para palavras-chave relevantes, visando aumentar a visibilidade nos motores de busca. Certifique-se de que o conteúdo da página é amigável com as técnicas de SEO, pois, dessa forma, há uma maior probabilidade de receber acessos de um modo orgânico.

Mídias sociais

A aquisição de leads é um processo que pode ser feito por meio das mídias sociais, que, na atualidade, estão muito presentes na vida dos clientes. Por isso, mantenha a empresa ativa nas plataformas sociais relevantes para o público. 

Lembre-se sempre de compartilhar conteúdo interessante e, quando possível, interaja com a audiência a fim de construir um relacionamento mais próximo e afetivo.

Landing pages eficientes

Landing pages eficientes podem apresentar conteúdo rico em leads, tendo em vista que essas páginas servem, justamente, para o processo de aquisição de leads. Por meio de um comando direto, os visitantes da página realizarão uma ação e, também, poderão deixar informações cruciais para ampliar o relacionamento com a empresa onde pretendem comprar.

Como criar uma campanha de aquisição de leads? 

Criar uma campanha de aquisição bem-sucedida envolve a combinação de uma série de estratégias e táticas. Afinal, a aquisição ativa de leads requer um pouco mais de atenção, paciência e foco.

Confira, abaixo, alguns passos que podem ser seguidos para montar uma campanha eficaz.

Defina seus objetivos

Durante o processo de aquisição de leads, é indispensável identificar, de modo claro, o que se deseja alcançar com a campanha. Ao definir os objetivos, torna-se ainda mais fácil saber qual caminho seguir e quais resultados serão apresentados, além de permitir um processo de nutrição de leads mais simples no futuro.

Crie conteúdo atraente

Priorize desenvolver conteúdos que destaquem os benefícios da sua oferta. Para isso, use textos, imagens e vídeos que capturem a atenção do público, levando em consideração as suas preferências e necessidades.

Use formulários estratégicos

Os formulários de inscrição são extremamente importantes para obter informações acerca dos leads. É por meio deles que se pode saber detalhes como localização, idade e motivos de consumo, permitindo a continuidade da campanha e do contato entre empresa e cliente.

De acordo com a pesquisa de Privacidade e proteção de dados pessoais: perspectivas de indivíduos, empresas e organizações públicas no Brasil, cerca de 42% da população que utiliza a internet se mostra preocupada com a captura de seus dados. Sendo assim, os formulários devem ser precisos e ágeis, passando confiança.

Utilize métricas e ferramentas

As métricas para geração de leads, bem como as ferramentas de automação de marketing, podem ser aliadas poderosas. Ao utilizá-las, é possível facilitar o gerenciamento e o acompanhamento dos leads, o que inclui a automação de e-mails, segmentação e pontuação de clientes em potencial.

Speedio e aquisição de leads

Ficou mais do que claro que o processo de aquisição de leads é relevante para qualquer tipo de empresa. É por isso que a Speedio pode ser de grande ajuda para o seu negócio, pois permite a compra de leads qualificados, confiáveis e com um teste gratuito para começar a colocar a estratégia em prática. TESTE AQUI GRATUITAMENTE!

Além disso, por meio da ferramenta, torna-se muito mais simples calcular o custo de aquisição de leads com os pacotes disponibilizados. A Speedio oferece total segurança para os seus assinantes, além de suporte de qualidade e integração com outras plataformas para ampliar o desempenho da sua estratégia.

A aquisição de leads é um processo indispensável para qualquer empresa que deseje expandir os seus horizontes. Por isso, passe a considerar as dicas aqui mencionadas para obter melhores resultados a curto, médio e longo prazo.