Playbook de Sales Enablement: boas práticas para aplicar na sua empresa

Atualmente, apenas 11% dos consumidores brasileiros se mostram satisfeitos com o atendimento ao cliente. É por isso que o playbook de Sales Enablement precisa começar a ser uma prática adotada pela maioria das empresas, a fim de melhorar esse cenário de forma considerável.

Essa abordagem é estruturada e eficaz para garantir que a equipe de vendas esteja equipada com os recursos certos para atender às demandas do mercado. Conheça mais informações relevantes neste artigo.

Teste e iteração para Sales Enablement

Na técnica de Sales Enablement, implemente o manual gradualmente, de preferência com uma equipe piloto. Obtenha informações regulares e esteja disposto a fazer alterações com base na experiência do mundo real. A iteração é necessária para aprimorar as estratégias ao longo do tempo, além de ampliar a aquisição de leads.

Métricas e análises

Crie métricas de desempenho para avaliar o sucesso do manual do playbook de Sales Enablement. Monitore métricas como taxas de conversão, tempo médio de fechamento e feedback da equipe de vendas, visando, também, os prospects. Use essas medidas para descobrir áreas de melhoria e fazer os ajustes necessários.

Aprimoramento contínuo no playbook de Sales Enablement

Adote uma filosofia de melhoria constante. Esteja disposto a fazer alterações dependendo do feedback e das classificações de desempenho do processo de vendas. O ambiente de vendas está em constante mudança e a adaptabilidade é essencial para o sucesso, acompanhando qualquer que seja a alteração.

Alinhamento com o marketing

O time de vendas precisa estar diretamente alinhado com a equipe de marketing. Por isso, promova uma colaboração direta entre as equipes de marketing e de vendas, certificando-se de que as estratégias utilizadas, mensagens e leads consigam se manter em alinhamento.

A partir desse processo de alinhar os ideais, é importante notar que houve uma contribuição eficaz para uma abordagem consistente em todas as fases do funil de vendas.

Mapeamento do ciclo de vendas

A equipe de vendas é um elemento fundamental para o Sales Engagement, tendo em vista que é a principal responsável por fazer com que o processo de compra seja estabelecido. Sendo assim, para reforçar essa importância, o ideal é identificar as etapas específicas do ciclo de vendas.

Desde o ato de converter prospects até o fechamento, cada uma das fases requer abordagens diferentes. Mapeie essas etapas no playbook, destacando as melhores práticas e os recursos relevantes para cada uma. Isso pode melhorar a eficiência do processo de maneira considerável.

Avaliação e atualização regular

O ambiente de negócios está em constante evolução, assim como as necessidades do cliente. De forma regular, avalie e atualize o seu playbook de Sales Enablement com o intuito de garantir o alinhamento com as mudanças no mercado, das suas necessidades e das estratégias organizacionais que envolvem a jornada do cliente.

Um playbook de Sales Enablement bem elaborado pode ser um guia essencial para transformar a sua equipe de vendas em uma força eficaz e orientada para resultados. Ao seguir todas essas boas práticas, sua empresa estará preparada para enfrentar qualquer que seja o desafio do mercado.