Como escolher o melhor fluxo de cadência para a sua empresa?

O fluxo de cadência é um processo indispensável para qualquer empresa que deseje prosperar financeiramente. É por meio dele que se estabelece uma forte conexão com o cliente potencial, firmando um “acordo” duradouro.

Geralmente, os pontos mais comuns da cadência de vendas são os telefonemas, os e-mails e as atividades em redes sociais. No geral, as atividades estão entrelaçadas e são definidas em intervalos estratégicos. Precisa saber mais sobre isso? Então, leia o artigo até o final.

Fluxo de cadência: o que é?

O fluxo de cadência nada mais é do que uma sequência que deve ser planejada e previamente definida de interações que a empresa, por meio do time de vendas, deverá realizar com o cliente potencial. O seu principal objetivo está em manter uma conexão entre ambas as partes.

Para que ele serve?

O fluxo de cadência no processo de vendas tem como principal objetivo ajudar a melhorar a processo de vendas, além de permitir o estabelecimento de um relacionamento com o cliente. Por meio das estratégias adotadas, ainda há a divulgação de ações e a otimização do tempo de cada membro da equipe de vendas.

Há outras funcionalidades que também merecem ser mencionadas como, por exemplo:

  • Organização das tentativas de contato: ao realizar o primeiro contato em que o vendedor não consegue o resultado esperado, ele poderá se planejar para continuar a prospecção do lead e, em algum momento, convertê-lo;
  • Planejamento das interações com o cliente em potencial: o fluxo de cadência permite que seja possível mensurar quantos contatos serão necessários para que o cliente feche uma compra ou assinatura;
  • Conquista de clientes: é muito comum que o cliente goste de ser lembrado e, por isso, aumentar o contato com ele pode aumentar as chances de conversão. Sendo assim, a estrutura do fluxo precisa ser muito bem elaborada.

Como escolher o melhor fluxo de cadência?

O fluxo de cadência em vendas deve ser escolhido de acordo com as necessidades que a sua empresa apresenta. Por isso, antes de mais nada, é preciso conhecer os tipos disponíveis. Veja, abaixo, quais são e o que cada um representa.

Fluxo de cadência no processo de vendas manual

O fluxo de cadência auxilia, e muito, no processo de prospecção de clientes. No tipo manual, todas as etapas não vão exigir que haja o uso ou o auxílio de tecnologia que vá além do CRM para realizar o acompanhamento e o registro das informações.

Geralmente, é utilizado para que se possa manter um contato personalizado com o cliente, visando a sensação de exclusividade e de proximidade, oferecendo destaque para as necessidades dos clientes.

Fluxo de cadência em vendas automatizado

A cadência de prospecção automatizada, por sua vez, é o completo oposto da manual. Por meio dele, utiliza-se a tecnologia como principal base para tornar os processos automatizados ao longo da execução de tarefas.

A automatização contribui para a produtividade e pode ser extremamente útil para mandar uma maior quantidade de mensagens, para o setor do e-commerce e para empresas que utilizam SaaS.

Fluxos simples e misto para cadência de prospecção

Dentro do fluxo de cadência, ainda é possível mencionar os modelos simples e misto. No primeiro modelo, um único canal é utilizado para fazer a transmissão. O misto, por sua vez, pode utilizar dois ou mais, sendo útil para abranger as mais diversas necessidades de uma empresa, permitindo que a implementação melhore suas vendas.

O fluxo de cadência, se bem escolhido, pode auxiliar nas campanhas automatizadas, bem como na personalização de mensagens para que os clientes se sintam mais próximos da empresa. Por isso, é necessário escolher o mais adequado e enquadrá-lo nas diretrizes da sua organização.