10 passos para fazer fishing de leads

Em uma área tão ampla quanto o marketing digital, fazer fishing de leads pode ser a solução que a sua empresa estava buscando para demonstrar todo o seu potencial. Capturar leads qualificados não é apenas uma questão de sorte, mas sim uma ciência que precisa de planejamento estratégico.

Neste artigo, vamos mergulhar em um guia prático com 10 passos essenciais para colocar em prática o fishing de leads de maneira eficaz. Desde a identificação do seu público-alvo até a nutrição dos leads capturados, cada passo é uma peça crucial no quebra-cabeça do sucesso do seu negócio.

Fazer fishing de leads: principais passos

Em busca das melhores oportunidades de negócio, saiba quais são os principais passos para fazer fishing de leads de maneira correta e assertiva com os seus clientes.

1. Cold calling

A chamada fria é uma abordagem típica de geração de leads em que uma empresa usa dados adquiridos de intermediários como o Google e redes sociais para alcançar clientes potenciais por meio de chamadas telefônicas. É uma técnica eficaz para entrar em contato com pessoas que talvez ainda não tenham ouvido falar da sua empresa ao longo do ciclo de vendas.

2. Indicações ao fazer fishing de leads

Para captar leads, fazer indicações pode ser um dos detalhes mais relevantes. Essa estratégia ao fazer fishing de leads, que é considerada clássica, ao pedir que um cliente feliz com a sua compra ou assinatura indique o produto ou serviço adquirido para seus amigos, familiares ou pessoas próximas também pode funcionar.

3. Anúncios

Os anúncios são uma excelente técnica para aquisição de leads, pois permitem direcionar produtos ou serviços para públicos específicos e garantem que apenas aqueles com maior probabilidade de conversão vejam seu anúncio, utilizando plataformas como Meta Ads e Google Ads, por exemplo. Essa é uma estratégia de vendas extremamente eficaz e direta.

4. Co-marketing

Co-marketing é uma abordagem colaborativa na qual duas ou mais organizações trabalham juntas para desenvolver informações, produtos ou serviços relevantes e valiosos para seus respectivos públicos. Esse método é extremamente eficaz na geração de leads, pois permite que as empresas parceiras ampliem seu alcance, alcançando juntas novos públicos e mercados.

5. E-books e infográficos

Além de cursos e webinars, você pode gerar e-books e infográficos. Nessa situação, além de demonstrar o conhecimento da empresa sobre um assunto específico, podem ser coletados dados que contribuam para a oferta do produto ou serviço. 

Por exemplo, se você oferece software de gestão, pode criar um e-book descrevendo os benefícios de empregar um sistema de gestão para uma empresa. Essa estratégia ao fazer fishing de leads também pode ser incluída no plano de automação de vendas.

6. Testes gratuitos ao fazer fishing de leads

Enquanto estratégia comercial, os testes gratuitos podem ser uma excelente opção para a captação de leads. A partir deles, o cliente em potencial consegue acessar, gratuitamente, o produto ou serviço ao longo de um período e, como uma forma de troca, fornece os dados para a sua empresa.

7. Cursos e webinars

Para capturar leads, considere oferecer experiência na forma de aulas e/ou webinars no processo de vendas. O Google é uma empresa que faz uso extensivo dessa estratégia, oferecendo aulas que, sem surpresa, ensinam estratégias utilizando recursos próprios. Claro, para ter acesso, você deve primeiro se registrar e inserir informações pessoais.

8. Blogs

Os blogs, além de serem uma excelente forma de aumentar o tráfego e a autoridade, também podem ser uma tática eficaz de geração de leads. Você pode utilizar postagens de blog para incluir pop-ups, botões e outros elementos que incentivam clientes em potencial a entrar em contato com você enquanto leem seu conteúdo.

As dores do cliente também podem ser abordadas dentro do conteúdo do blog, levando em consideração suas necessidades e a forma como a empresa é capaz de se preocupar com elas durante o processo de fazer fishing de leads.

9. Newsletters

Os boletins informativos, também conhecidos como newsletters, podem ajudá-lo a criar um relacionamento mais longo e personalizado com seus leads. Ao adotar esse método, você solicita o endereço de e-mail do seu cliente potencial em troca do compromisso de entregar conteúdo exclusivo regularmente. Os boletins informativos podem ser usados ​​para fornecer informações pertinentes de mercado ou atualizações sobre os produtos/serviços da sua empresa.

10. Redes sociais

Além das outras técnicas que discutimos, focar no marketing de conteúdo e na interação da marca com os clientes nas redes sociais o ajudará a adquirir mais leads. Além de permitir um engajamento mais direto com os clientes, esse método ajudará você a entender melhor o perfil dos seus potenciais clientes e a entregar ofertas personalizadas por meio das plataformas, bem como a ampliar a taxa de conversão ao fazer fishing de leads.

É importante lembrar que fazer fishing de leads não envolve apenas quantidade, mas também qualidade. Concentre-se em oferecer valor genuíno aos seus leads, seja por meio de conteúdo relevante, interações personalizadas ou soluções sob medida para todas as suas necessidades.