Ciclo de vendas: o que é e quais são as etapas?

Compreender o ciclo de vendas é essencial para o sucesso de qualquer empresa. Muito mais do que um simples processo de transação, esse ciclo se mostra uma jornada estratégica que abrange várias etapas cruciais, especialmente as que dizem respeito ao relacionamento com o cliente.

Neste artigo, vamos explorar esse conceito, entendendo como funcionam todas as suas etapas e descobrindo como colocá-las em prática. Desse modo, a sua empresa poderá usufruir de técnicas relevantes para aumentar a conversão de leads e a lucratividade.

O que é ciclo de vendas?

O ciclo de vendas faz referência ao processo onde uma empresa precisará realizar um primeiro contato com alguns prospects em potencial e seguir com eles até que a venda seja fechada. Esse processo pode variar de maneira significativa, dependendo do tipo de produto ou serviço, do setor e das estratégias específicas de cada uma das empresas.

É necessário observar que esse ciclo de vendas pode apresentar variações em sua complexidade, bem como na duração, pois é preciso levar em consideração a indústria e o tipo de produto ou serviço envolvido na operação. Algumas vendas podem ser concluídas em um curto espaço de tempo, enquanto outras exigem processos mais longos e envolventes.

Quais são as etapas presentes nesse ciclo?

O ciclo de vendas pode ser dividido em uma série de etapas, que variam ligeiramente de acordo com as necessidades do cliente e o tipo de mercado no qual uma empresa atua. No entanto, existem alguns aspectos comuns que são levados em consideração pela maioria das organizações.

Confira, abaixo, quais são essas etapas.

Prospecção no ciclo de vendas

A primeira etapa do ciclo de vendas é a prospecção. É por meio dela que os leads em potencial são identificados. A partir disso, há uma geração de contatos por meio de marketing, publicidade, networking e uma outra série de meios de comunicação que estejam mais relacionados às preferências dos possíveis clientes da empresa.

Qualificação

A segunda etapa é a de qualificação, onde há uma avaliação do lead para que ele se torne um cliente de verdade por meio da captação de leads. A partir disso, são verificados alguns critérios como interesse, orçamento, autoridade de compra e as necessidades específicas que deverão ser atendidas pela empresa caso ele passe nas avaliações da qualificação do ciclo de vendas.

Oferta

A terceira etapa do ciclo de vendas é a oferta. Esta parte é indispensável para o ciclo, tendo em vista que o vendedor apresenta uma solução específica a fim de atender as necessidades do cliente, com o objetivo de persuadi-lo a tomar uma decisão de compra e, consequentemente, levar adiante esse processo.

A eficácia da fase de oferta no ciclo de vendas é importante para o sucesso global do processo de vendas. É necessário adaptar as abordagens de acordo com as características apresentadas pelo produto ou serviço, às necessidades do cliente e as dinâmicas apresentadas pelo mercado, que costumam mudar com frequência.

Follow-up no ciclo de vendas

A etapa de follow-up no ciclo de vendas, também conhecida como acompanhamento, é uma parte fundamental, pois vem logo após a apresentação da proposta e antes do fechamento da venda. Portanto, é comum realizar atividades de follow-up para manter o contato com o cliente, esclarecer as suas dúvidas adicionais e superar objeções remanescentes.

A qualidade do follow-up pode ser um diferencial importante no sucesso das vendas. Manter uma comunicação aberta, proativa e focada nas necessidades do cliente contribui para o estabelecimento de um relacionamento duradouro e, também, bem-sucedido, o que consequentemente atrai novos olhares para a marca.

Negociação

A fase da negociação no ciclo de vendas deve utilizar a habilidade de visão de negócios, tendo em vista que é uma etapa crucial para discutir todos os termos, os preços e as condições envolvidas na contratação do serviço ou na compra do produto. A partir disso, identifica-se um acordo que pode ser mutuamente benéfico.

Fechamento

A fase de fechamento no ciclo de vendas, como o seu próprio nome já diz, visa encerrar o processo de compra e confirmar a decisão de aquisição por parte do cliente. É a partir desta fase em que há a conclusão da transação, a assinatura de contratos, a emissão de faturas e uma série de outros eventos relacionados.

Pós-venda no ciclo de vendas

A etapa do pós-venda, como o seu próprio nome já deixa a entender, trata-se de uma etapa no ciclo de vendas que ocorre logo após o fechamento da venda. Esta fase é dedicada a garantir a satisfação contínua do cliente, manter o relacionamento e buscar oportunidades adicionais de negócio.

Esta etapa não apenas fortalece o relacionamento com um cliente que já existe como também pode levar a uma oportunidade de venda adicional, ao mesmo tempo em que contribui para a construção de uma reputação sólida no mercado. Afinal, 1 cliente insatisfeito costuma contar, em média, para 15 pessoas a respeito de sua má experiência.

Por que o ciclo de vendas é importante?

O ciclo de vendas é indispensável para as empresas por uma série de razões, desempenhando um papel fundamental no sucesso e no crescimento sustentável. Dentre a principal delas, temos a maximização de receitas, tendo em vista que ao seguir um processo estruturado, as organizações se deparam com uma maior probabilidade de fechar vendas bem-sucedidas.

Além disso, um ciclo de vendas bem definido ajuda a melhorar a experiência operacional, fornecendo diretrizes claras para a equipe de vendas seguir. Isso resulta em processos mais suaves, economia de tempo e recursos, além de uma equipe muito mais produtiva.

Outro ponto relevante está relacionado com a satisfação do cliente, que pode ajudar na aquisição de leads. Ao ter um ciclo bem gerenciado, que inclui a fase do pós-venda, os clientes conseguem se sentir apoiados após a sua compra, aumentando a probabilidade de lealdade e recomendações positivas.

Outros pontos importantes do ciclo de vendas são:

  • Compreensão do mercado e do cliente;
  • Identificação de oportunidades;
  • Tomada de decisão informada;
  • Estabelecimento de relações duradouras;
  • Adaptação às mudanças.

Como funcionam as suas etapas?

As etapas presentes no ciclo de vendas funcionam como uma sequência de atividades que uma empresa segue a fim de transformar um lead em um cliente pagante. Cada etapa, assim como apresentado anteriormente, possui suas próprias características e objetivos específicos. Observe alguns exemplos abaixo:

  • Prospecção: a prospecção envolve a identificação de leads potenciais, onde a ideia é gerar interesse inicial de possíveis clientes;
  • Qualificação: no ciclo de vendas, a qualificação consiste na avaliação dos leads gerados a fim de determinar se eles atendem a critérios específicos que indicam que estão mais propensos a se tornarem clientes;
  • Oferta: depois do período de qualificação, a equipe de vendas aborda os leads, apresentando os produtos ou serviços e destacando os benefícios que atendem às necessidades específicas;
  • Follow-up: os vendedores devem estar disponíveis para esclarecer dúvidas que o cliente possa ter em relação à proposta apresentada ao longo do ciclo de vendas;
  • Negociação: nesta fase do ciclo de vendas, os vendedores e clientes discutem termos, preços e condições para chegar a um acordo que beneficie ambas as partes;
  • Fechamento: uma vez que os termos são aceitos por ambas as partes, a venda é concluída. Isso pode envolver alguns elementos burocráticos, como a assinatura de contratos;
  • Pós-venda: após a venda, as empresas oferecem suporte contínuo ao cliente, visando garantir a sua satisfação mesmo na etapa final do ciclo de vendas.

É importante perceber que essas etapas do ciclo de vendas podem se sobrepor e não ocorrer em uma sequência rígida. Além disso, a flexibilidade é necessária para se adaptar aos desejos individuais de cada cliente e às complexidade de diferentes transações de vendas, tal qual ocorre em um script de vendas.

Ciclo de vendas do inbound marketing e outbound marketing 

O ciclo de vendas no inbound marketing e no outbound marketing podem ter abordagens distintas devido às diferentes estratégias envolvidas em cada método de marketing. Confira, abaixo, algumas das características para entender como isso ocorre.

Ciclo de vendas do inbound marketing:

  • O foco está em atrair leads de maneira orgânica, utilizando conteúdo relevante e valioso;
  • Os visitantes são encorajados a fornecer informações de contato em troca de conteúdo premium;
  • Os relacionamentos são construídos de forma contínua e a nutrição de leads é feita com conteúdo personalizado ao longo do tempo com o decorrer do ciclo de vendas;
  • O lead é abordado quando ele atinge um estágio mais avançado no ciclo de vendas e demonstra sinais de prontidão para a compra.

Ciclo de vendas do outbound marketing:

  • O foco está na identificação ativa de leads por meio de abordagens direta e ativas;
  • A avaliação inicial da adequação do lead para o produto ou serviço oferecido precisa ser feita;
  • Durante o ciclo de vendas, o início de interações diretas com os leads para apresentar produtos ou serviços é realizado;
  • O lead é rapidamente abordado e passa por uma fase de discussões sobre os termos, preços e condições do elemento que irá adquirir.

Em resumo, enquanto o inbound marketing se concentra em atrair leads de forma orgânica, nutri-los ao longo do tempo e abordá-los quando estão mais preparados para a compra, o outbound marketing adota uma abordagem mais direta, procurando ativamente leads e os abordando desde o início do processo de vendas.

Ciclo de vendas curto x ciclo de vendas longo

O ciclo de vendas curto e o ciclo de vendas longo fazem referência à duração do processo de vendas, passando pela identificação do lead até o fechamento, de fato, da venda. A escolha entre um ciclo curto ou um ciclo longo depende de uma série de fatores, incluindo do tipo de produto ou serviço, da complexidade da oferta ou do comportamento do cliente.

Confira, abaixo, quais são as características específicas de cada um desses ciclos.

Ciclo de vendas curto:

  • O ciclo de vendas é concluído em um curto período, onde muitas vezes é realizado em questão de dias ou semanas;
  • Produtos ou serviços são geralmente simples e a decisão de compra é tomada de forma rápida;
  • O cliente toma decisões rapidamente, muitas vezes com base em necessidades imediatas ou impulsos.

Ciclo de vendas longo:

  • O ciclo de vendas se estende ao longo de um período de maior duração, podendo levar meses ou, até mesmo, anos;
  • Produtos ou serviços apresentam maior complexidade, envolvendo decisões que exigem mais tempo de consideração e avaliação;
  • Os clientes tomam decisões de maneira gradual, passando por várias etapas de consideração e avaliação.

A escolha entre um ciclo de vendas curto ou longo depende das circunstâncias específicas da empresa e das características do mercado onde ela atua. Em alguns casos, as empresas podem até optar pela combinação de ambas as estratégias dependendo do produto ou do serviço que oferecem aos seus clientes.

Como fazer o cálculo desse ciclo?

O ciclo de vendas também afeta a taxa de conversão e, por isso, é interessante saber calculá-lo. Seu cálculo pode ser realizado com base em uma série de indicadores e métricas ao longo do processo de vendas. O cálculo exato vai depender das preferências e necessidades específicas de uma empresa. Confira:

Duração do ciclo de vendas:

Este cálculo mede o tempo total necessário para converter um lead em cliente. Seu cálculo é:

  • Data de fechamento – data de primeiro contato ou data de fechamento – data de qualificação

Taxa de conversão:

No ciclo de vendas, o cálculo da taxa de conversão indica a porcentagem de leads que se transformam em vendas. Seu cálculo é:

  • Número de vendas fechadas / número de leads iniciais x 100

Tempo médio em cada etapa:

O tempo médio em cada etapa fornece uma média do tempo gasto em cada etapa do ciclo de vendas. Seu cálculo é:

  • Duração do ciclo de vendas / número de tapas no ciclo

Taxa de perda em cada etapa:

Este índice avalia a eficiência de cada etapa, indicando a porcentagem de leads perdidos durante a transição de uma etapa para a seguinte. O cálculo é:

  • Número de leads na etapa inicial – número de leads na etapa final / número de leads na etapa inicial

Taxa de sucesso de cada etapa:

A taxa mede a eficácia de cada etapa do ciclo de vendas, mostrando a porcentagem de leads que avançam com sucesso até a etapa final. Seu cálculo é:

  • Número de leads na etapa final / número de leads na etapa inicial x 100

Número médio de interações para fechamento:

Indica quantas interações, em média, são necessárias para fechar uma venda. Seu cálculo é:

  • Número total de interações / número de vendas fechadas

Como encurtar o ciclo de vendas?

Encurtar o ciclo de vendas é, muitas vezes, uma meta importante para as empresas, pois isso pode levar a uma maior eficiência, aumento das receitas e satisfação do cliente. Confira, abaixo, algumas estratégias que podem ajudar.

Lembre-se de que as estratégias para encurtar o ciclo de vendas podem variar com base no tipo de produto ou serviço oferecido e, também, de acordo com o comportamento do cliente. Testar e ajustar abordagens conforme necessário é fundamental para alcançar resultados assertivos.

Como a Speedio pode ajudar o seu ciclo de vendas?

Para que um ciclo de vendas possa funcionar adequadamente, é necessário ter uma lista de leads confiável e com dados atualizados. Sendo assim, a Speedio pode ser a ferramenta fundamental para garantir um processo de qualificação mais assertivo.

Além disso, a Speedio também oferece um teste gratuito para que seja possível se assegurar de que a sua estratégia será colocada em prática sem prejuízos para a empresa. Confira!

O ciclo de vendas é um processo que deve ser muito bem observado pelas empresas a fim de garantir uma conversão de leads mais assertiva e, também, garantir um bom relacionamento com os seus clientes.