7 dicas para realizar um mapeamento de mercado e encontrar mais oportunidades para o seu pipeline de vendas

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O sucesso nos negócios não ocorre por acaso. É necessário que haja uma compreensão sólida do mercado onde uma empresa atua. Por isso, realizar um mapeamento de mercado eficaz é crucial para identificar oportunidades, antecipar desafios e impulsionar o crescimento do seu pipeline de vendas.

Por meio deste artigo, iremos explorar algumas dicas valiosas para ajudar você a realizar um mapeamento de mercado abrangente e encontrar oportunidades promissoras para o seu negócio. Confira!

1. Analise a concorrência durante o mapeamento de mercado

Um mapeamento de mercado abrangente inclui uma análise aprofundada da concorrência. Estude seus concorrentes diretos e indiretos. Identifique suas estratégias, pontos fortes, fraquezas e oportunidades, além das necessidades do cliente para mesclar as informações.

Essa análise será o suficiente para ajudar a sua empresa a se posicionar de maneira única dentro do mercado, promovendo um desenvolvimento contínuo e relevante para qualquer que seja a intenção de vendas.

2. Saiba quem é o seu público-alvo

Para converter leads, é indispensável utilizar a estratégia de mapeamento de mercado de maneira adequada. O ato de criar persona pode ser muito útil, também, porque ajuda a considerar fatores demográficos, comportamentais e psicográficos.

Quanto mais houver informações sobre os seus clientes ideais, mais eficaz será o seu mapeamento. Sendo assim, volte os seus esforços para esse tipo de informação.

3. Use dados primários e secundários

Combine dados primários e secundários a fim de obter uma visão abrangente sobre as informações do mercado. Dados secundários, como relatórios de mercado e estudos setoriais oferecem uma base mais sólida.

Complemente esse tipo de informação com dados primários obtidos por meio de pesquisas de mercado, entrevistas com stakeholders e feedback de clientes, a fim de converter prospects com maior facilidade durante as vendas.

4. Use ferramentas de análise de dados no mapeamento de mercado

Durante o seu mapeamento de mercado, é recomendado aproveitar as ferramentas de análise de dados disponíveis. O Big Data, por exemplo, é capaz de oferecer insights poderosos que são responsáveis por revelar padrões de comportamento do consumidor, suas preferências e oportunidades de mercado.

Utilize-as durante o mapeamento e, também, ao longo do processo de vendas. Muitas ferramentas podem ser responsáveis pela sua diferenciação dentro de um mercado competitivo.

5. Realize pesquisas de mercado

Nada é capaz de superar a voz direta do cliente. Por isso, realize pesquisas de mercado para obter um feedback valioso e conseguir estratégias relevantes de prospecção. Descubra o que os clientes gostam, o que desejam e o que consideram importante em seus produtos ou serviços.

Essas informações poderão ser de extrema importância para ajustar as estratégias da sua empresa e não deixar que fiquem ultrapassadas.

6. Atente-se às inovações

Atualmente, é de extrema importância ficar atento às inovações, principalmente durante um mapeamento de mercado. Acompanhe o lançamento de novos produtos, serviços ou tecnologias. Isso não apenas irá ajudar a identificar oportunidades, mas também permitirá que a sua empresa ajuste a oferta para se manter com relevância no mercado.

7. Colabore internamente no seu mapeamento de mercado

A aquisição de leads é, sim, uma etapa importante para qualquer empresa. Então, para que isso seja possível, colabore internamente. Envolva diferentes departamentos da sua empresa no processo do mapeamento, proporcionando uma visão mais holística. 

A colaboração entre vendas, marketing, desenvolvimento de produtos e outros setores de uma mesma empresa ajuda na implementação eficiente de estratégias delineadas.

Ao seguir estas dicas de mapeamento de mercado, é possível assegurar que 82% dos brasileiros tenham os seus dados utilizados de maneira correta e eficiente, visando uma melhoria na entrega de produtos, serviços e abordagens ao longo do atendimento.