Leads B2B, como melhorar e qualificar?

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Ter muitos leads e converter poucas vendas pode ser um indicativo de uma base fraca. Veja neste artigo, as formas de fortalecer a qualidade dos seus leads B2B.

O que são leads B2B?

Leads B2B são empresas que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, e que podem se tornar clientes no futuro. Identificar e cultivar esses leads é crucial para estratégias de vendas e marketing no ambiente B2B.

A maioria das empresas B2B (empresa para empresa) e suas equipes de vendas frequentemente desejam “mais leads”, mas o que eles realmente buscam são leads de qualidade no seu processo de vendas B2B. É crucial entender que a quantidade de leads não é o único indicador de sucesso na prospecção.

Os profissionais de marketing B2B inteligentes reconhecem que gerar muitos leads B2B fracos não é eficiente e pode representar um problema. Focar na quantidade de leads sem levar em consideração a qualidade pode resultar em desperdício de tempo e recursos, além de impactar negativamente as taxas de conversão. 

Leads B2B fracos ou desqualificados podem não estar alinhados com o perfil de cliente ideal da empresa, não possuir intenção de compra ou não ter capacidade financeira para realizar uma compra significativa. Portanto, é essencial direcionar os esforços para atrair potenciais clientes que realmente tenham potencial de se tornarem clientes.

Nas vendas B2B precisamos analisar o número e a qualidade das leads

Nas vendas B2B, a análise do número e da qualidade das leads B2B é fundamental para o sucesso do processo de prospecção. Afinal, essa etapa do processo se torna necessária para garantir que a empresa esteja direcionando seus esforços para leads com maior probabilidade de se converterem em clientes. 

Para melhorar a qualidade de seus leads. e impulsionar as vendas, existem cinco abordagens que podem produzir melhorias significativas de forma rápida:

Definição de perfil de cliente ideal 

É essencial identificar o perfil de cliente ideal para a empresa, levando em consideração características como setor de atuação, porte da empresa, necessidades e desafios específicos. 

Ao ter clareza sobre o tipo de cliente que traz maior valor para o negócio, é possível direcionar os esforços de prospecção de forma mais eficaz, aumentando a qualidade das leads.

Segmentação de mercado 

Dividir o mercado em segmentos mais específicos ajuda a personalizar a abordagem e a mensagem de vendas. 

Ao compreender as necessidades e os interesses de cada segmento, a empresa pode adaptar sua estratégia de prospecção, oferecendo soluções mais relevantes para cada grupo. Isso resulta em uma maior taxa de conversão e na identificação de leads B2B mais qualificados.

Melhoria dos canais de aquisição

Avalie os canais de aquisição de leads utilizados pela empresa e identifique aqueles que trazem os melhores resultados. Concentre os esforços nos canais mais eficazes, otimizando-os e buscando maneiras de expandir sua utilização. 

Ao direcionar os recursos para os canais de maior desempenho, é possível atrair leads de maior qualidade e aumentar as chances de conversão.

Aprimoramento da geração de leads B2B

Invista em estratégias de geração de leads B2B mais assertivas e eficientes. Isso pode envolver a criação de conteúdo de qualidade, a participação em eventos relevantes para o mercado-alvo, o uso de técnicas de marketing de conteúdo e a implementação de campanhas de anúncios direcionadas. 

Ao adotar abordagens mais sofisticadas para gerar leads, a empresa atrairá prospects mais qualificados e interessados em seus produtos ou serviços. Esse objetivo pode ser facilmente alcançado se você utilizar a melhor ferramenta de geração de leads do mercado: a Speedio.

leads B2B

Implementar pontuação de leads business to business

A pontuação de leads é um processo de classificação do nível de interesse e da disponibilidade de vendas de um lead, com base em uma metodologia acordada em marketing e vendas. 

Além disso, as empresas podem obter um potencial cliente de várias maneiras, atribuindo pontos e implementando classificações como “frio”, “morno” ou “quente”. Ou A, B, C ou D.

A pontuação real deve incorporar uma combinação de dados explícitos e dados implícitos. Dados explícitos são informações que o cliente em potencial fornece, como título, setor, empresa, etc. Dados implícitos é o que é revelado pelo comportamento on-line do cliente em potencial, como páginas visitadas e tempo ou frequência de visitas.

Comprometa-se a liderar a nutrição

A criação de leads B2B é o processo de construção de uma relação com clientes em potencial qualificados, independentemente de quando eles forem comprar, com o objetivo de conquistar seus negócios quando estiverem prontos.

Algumas ligações são quentes e fecham negócio de forma rápida. No entanto, a maioria demora mais para se tornar um consumidor final. Por isso é necessário que exista a nutrição de leads.

Vários estudos mostram que agora os compradores estão realmente apenas se envolvendo com o vendedor B2B no último terço do processo de compra, o que demonstra um alongamento do funil de vendas.

Faça com que o marketing e as vendas concordem com a definição de um “lead qualificado para vendas”

O marketing e as vendas precisam concordar com as características de um lead pronto para vendas. Parece óbvio, mas não é: o marketing precisa entender quais iniciativas geram leads com quais características e nível de qualificação para que o departamento comercial não tenha que fazer muito esforço para vender.

Crie um loop de feedback de vendas de marketing

Se o marketing está gerando leads B2B para vendas e não conseguir medir a conversão desses leads, atenção: há algo muito errado!

A comunicação entre as equipes de vendas e marketing é crucial, especialmente para empresas B2B com ciclos de vendas longos e complexos.

Os profissionais de marketing B2B não podem esperar até que uma venda seja concluída para avaliar a qualidade do lead, porque os dados são tão antigos que não poderão ser usados ​​para gerenciar ativamente um programa de geração de leads em tempo real.

Ao reportar em um ciclo fechado, o marketing pode enviar mais informações às vendas (como inteligência adicional de leads), e as vendas podem fornecer feedback e relatórios de atividades de vendas ao marketing.

Pelo menos mensalmente, as classificações de leads devem ser revisadas, atualizadas e reportadas ao marketing – completando assim o ciclo de feedback da qualidade de leads.

A colaboração estreita entre vendas e marketing é fundamental para garantir que as ações de geração e nutrição de leads estejam alinhadas com as necessidades do processo de vendas.

Use o software de automação de marketing

Se você está tentando melhorar a qualidade do lead sem usar o software de automação de marketing, pode estar trabalhando duro, mas não está trabalhando de maneira eficiente. 

Automatizar a nutrição e a pontuação dos leads em seu funil é bastante simples de entender. E se o seu funil de vendas tiver apenas alguns leads, você poderá fazer isso manualmente. Mas dimensionar suas vendas é quase impossível sem automação.

Para aumentar suas vendas com eficiência, você não terá tempo, atenção aos detalhes ou potência analítica para rastrear, medir e responder a todas essas interações individuais pela totalidade de um banco de dados de clientes em constante mudança.

A função da automação de marketing é fornecer dados importantes que devem ser usados para melhorar a qualidade da prospecção. 

Ele também fornece uma visão geral de como cada um de seus leads se comporta no funil de vendas e como seus programas de marketing estão afetando a geração de leads B2B, as vendas e, o mais importante, as receitas. Para obter melhores resultados, integre seu sistema de CRM à sua plataforma de automação de marketing.

Portanto, é fundamental para as empresas B2B buscar um equilíbrio entre a quantidade e a qualidade dos leads. Mesmo o outbound sendo um jogo de volume, é preciso gerar leads de qualidade

Ao concentrar os esforços na atração e na nutrição de leads qualificados, as empresas podem aumentar a eficácia de suas estratégias de prospecção e alcançar resultados mais significativos em suas atividades de vendas.