Inteligência de mercado, como usar?

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Uma das dificuldades encontradas entre os donos de empresas é se manterem atualizados com as tendências oferecidas no mercado. É preciso se informar sobre as estratégias de vendas atuais e não ficar para trás.

Existem diversas ferramentas de inteligência de mercado que são de grande importância para o seu negócio, porém seja seletivo: afinal, o tempo é escasso. 

Para todo investimento que você desejar fazer, procure entender como o procedimento daquela plataforma funciona e só depois invista o seu tempo (e dinheiro) no processo.

Inteligência de mercado

O que é a inteligência de mercado? 

A Inteligência de Mercado é uma espécie de plano adotado (no setor de Marketing) para obter informações, montar um banco de dados de informações relevantes e conseguir os famosos “insights” baseado em dados/tendências. 

Por exemplo, durante a pandemia do Covid-19, houve um aumento de pessoas que trabalham em escritório migrando para o home office, diminuição brutal do varejo convencional e um aumento substancial de delivery. 

Ou seja: a inteligência de mercado diz que fabricantes de móveis de escritório passaram a focar em itens que dessem mais conforto pro trabalhador produzir de casa; pessoas passaram a se deslocar pros interiores e buscar imóveis mais afastados e maiores, além disso, os restaurantes tiveram que se reinventar. 

Tudo isso é inteligência de mercado. Os que se anteciparam à mudança, sobreviveram (e até lucraram com a crise). Os que não pegaram a onda no começo tiveram dificuldades para se readaptar.

Com esse procedimento, a sua empresa analisa os dados e descobre em quais pontos pode melhorar, o que está fazendo de “errado” etc. Dizemos que errado está entre aspas, pois no mundo empresarial não existe tecnicamente o que é certo ou errado. 

Uma determinada estratégia pode funcionar muito bem em São Paulo (por exemplo, o segmento de delivery de supermercado) e falhar absurdamente em cidades pequenas do interior.

Isso ocorre, pois, cada negócio possui uma maneira diferente de se portar diante os clientes. Os públicos almejados são diversos e para cada produto ou serviço oferecido, existe um procedimento específico a ser feito. Dessa forma, você vai precisar analisar de maneira meticulosa cada passo que você vai tomar. 

Como utilizar a inteligência de mercado?

1 – Defina seus objetivos

O primeiro passo para usar a inteligência de mercado é definir seus objetivos. Você deve ter uma ideia clara do que deseja alcançar com as informações que coletará. 

Por exemplo, você pode querer entender melhor seus clientes, descobrir novas oportunidades de mercado ou avaliar a concorrência. 

Definir seus objetivos permitirá que você concentre seus esforços de coleta e análise de dados nas informações que são mais relevantes para o seu negócio.

2 – Coleta de dados

Uma vez que você definiu seus objetivos, o próximo passo é coletar dados relevantes. Existem diversas fontes de dados disponíveis, como pesquisas de mercado, relatórios setoriais, sites de análise de dados e ferramentas de monitoramento de mídia social.

A Speedio, por exemplo, é um excelente fonte de informações, que utiliza mais de 100 fontes públicas para te dar acesso a dados valiosos sobre todas as empresas ativas no Brasil. Lembrando que tudo está de acordo com a LGPD.

É importante selecionar as fontes de dados que são mais relevantes para seus objetivos e garantir que os dados coletados sejam precisos e atualizados, como os nossos. 😘

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3 – Análise de dados

Depois de coletar os dados relevantes, é hora de analisá-los. A análise de dados é uma etapa crítica da inteligência de mercado, pois permite que você transforme os dados em informações úteis e acionáveis. 

Existem diversas ferramentas de análise de dados disponíveis, desde planilhas até softwares de análise de dados mais avançados. É importante ter uma boa compreensão das técnicas de análise de dados para garantir que você possa interpretar corretamente as informações coletadas.

4 – Interpretação de dados

Com os dados analisados, é hora de interpretá-los. A interpretação de dados envolve a compreensão das tendências e padrões que emergem dos dados. 

Você deve buscar entender as implicações dos dados para o seu negócio e identificar oportunidades ou ameaças que possam afetar o desempenho da sua empresa.

5 – Ação

Finalmente, com as informações coletadas e interpretadas, é hora de agir. Você deve usar as informações para tomar decisões estratégicas que ajudem a melhorar o desempenho da sua empresa e mantê-la competitiva. 

Por exemplo, você pode ajustar sua estratégia de marketing, lançar novos produtos ou serviços, ou investir em novas tecnologias que possam ajudar a expandir seu negócio.

O que é a inteligência de mercado

Inteligência de mercado, exemplos

1 – Varejo

No setor varejista, a inteligência de mercado pode ajudar as empresas a entender as tendências de consumo, as preferências dos clientes e as estratégias dos concorrentes. 

Por exemplo, uma empresa pode usar a inteligência de mercado para descobrir quais produtos estão sendo mais vendidos, quais são as marcas mais populares e quais são os preços médios praticados pelo mercado. 

Com essas informações, a empresa pode ajustar sua estratégia de preços, criar promoções mais eficazes e lançar novos produtos que atendam às necessidades dos clientes.

Desenvolvemos artigo que fala sobre a hiper personalização: a evolução do varejo, e pode te ajudar a desenvolver melhor suas ideias nesse setor. Recomendamos também a leitura do artigo que fala tudo sobre playbook, para que sua empresa tenha um processo de vendas estruturado.

2 – Tecnologia

No setor de tecnologia, a inteligência de mercado pode ajudar as empresas a identificar novas tendências e oportunidades de mercado.

Por exemplo, uma empresa pode usar a inteligência de mercado para monitorar o desenvolvimento de novas tecnologias, identificar startups promissoras e avaliar a concorrência. 

Com essas informações, a empresa pode ajustar sua estratégia de desenvolvimento de produtos, lançar novos produtos que atendam às necessidades dos clientes e investir em startups que têm o potencial de se tornarem líderes de mercado.

3 – Alimentos e bebidas

No setor de alimentos e bebidas, a inteligência de mercado pode ajudar as empresas a entender as preferências dos consumidores e as tendências do mercado. 

Por exemplo, uma empresa pode usar a inteligência de mercado para descobrir quais alimentos e bebidas estão em alta demanda, quais são as marcas mais populares e quais são os preços praticados pelo mercado. 

Com essas informações, a empresa pode ajustar sua estratégia de marketing, criar novos produtos que atendam às necessidades dos clientes e oferecer preços mais competitivos.

4 – Saúde

No setor de saúde, a inteligência de mercado pode ajudar as empresas a entender as necessidades dos pacientes e as tendências do mercado. 

Por exemplo, uma empresa pode usar a inteligência de mercado para monitorar o desenvolvimento de novos tratamentos, avaliar a concorrência e entender as preferências dos pacientes. 

Com essas informações, a empresa pode ajustar sua estratégia de desenvolvimento de produtos, criar novos tratamentos que atendam às necessidades dos pacientes e oferecer preços mais competitivos.

Inteligência de mercado, o que faz?

A inteligência de mercado envolve a coleta de informações de diversas fontes, incluindo análise de dados, feedback dos clientes, relatórios financeiros e informações de concorrentes. 

Esses dados são usados para gerar insights e análises que permitem que as empresas tomem decisões informadas sobre a melhor forma de atender às necessidades de seus clientes e do mercado em geral. Entre as principais atividades realizadas pela inteligência de mercado, podemos citar:

1 – Monitoramento de tendências e comportamentos de mercado

A inteligência de mercado coleta informações sobre o comportamento do mercado, como mudanças nas preferências dos consumidores e novas tendências em tecnologia, que podem afetar o desempenho das empresas.

2 – Análise de concorrentes

Análise da concorrência funciona para entender as estratégias de produtos e serviços, preços e promoções que os concorrentes estão usando. Isso permite que as empresas ajustem suas próprias estratégias para se manterem competitivas.

Ela talvez seja um dos pontos mais assustadores para quem deseja se inserir no mercado. A concorrência existe para qualquer coisa hoje em dia, pois a demanda é muito grande em todos os sentidos. Além disso, em muitos mercados é muito bom ter competidores, pois aqueles que vem antes de você validam o mercado para o seu produto/serviço.

Por esse motivo, não se assuste com o que o seu concorrente está vendendo ou deixando de fazer, capte isso como uma lição e adapte a sua oferta: menor/maior qualidade, maior preço, diferenciais, segmentos de mercado, etc, etc.

3 – Avaliação da satisfação do cliente

A inteligência de mercado pode usar pesquisas e feedbacks para avaliar a satisfação do cliente em relação aos produtos e serviços. Isso permite que as empresas ajustem suas ofertas para atender melhor às necessidades dos clientes.

Com isso em mente, entender que oferecer um produto ou serviço genérico não é a melhor opção. O que você pode fazer para se destacar é estabelecer e delimitar quem você deseja alcançar e depois disso traçar um plano específico de como agradar os seus clientes. 

4 – Identificação de oportunidades de mercado 

A inteligência de mercado identifica novas oportunidades de mercado, como novos segmentos de clientes ou novos mercados geográficos, que as empresas podem explorar para expandir seus negócios.

A partir dos resultados obtidos com a inteligência de mercado, você vai conseguir entender melhor o que as pessoas do seu ramo querem e necessitam. A necessidade do seu cliente deve se tornar a sua, isso para que você atinja uma certa taxa de sucesso dentro do mercado. 

Inteligência de mercado

Quais os benefícios da inteligência de mercado

A inteligência de mercado pode trazer uma série de benefícios para as empresas como agir rapidamente em determinadas situações, aprender com os erros dos concorrentes, diferenciado e inovador.

1 – Melhor tomada de decisão 

Com informações mais precisas e completas sobre o mercado, os concorrentes e os clientes, as empresas podem tomar decisões mais informadas e estratégicas.

2 – Maior eficiência

A inteligência de mercado ajuda as empresas a se concentrarem nas oportunidades mais promissoras e a evitar gastos desnecessários em iniciativas que não têm potencial de sucesso.

3 – Maior competitividade

Ao analisar seus concorrentes, as empresas podem ajustar suas próprias estratégias para se manterem competitivas e atrair mais clientes. Entendendo o que ele quer, você pode oferecer o necessário para que ele se satisfaça com o seu produto ou serviço, o que cria uma relação íntima com a clientela, não pessoal. 

Em algum momento, todos nós somos clientes de alguém, e não há nada melhor do que sentir que as nossas necessidades estão sendo compreendidas e atendidas. 

Por relação íntima, queremos dizer que a sua compreensão em relação aos gostos alheios vai resultar numa possível fidelidade desse indivíduo, e aos poucos, você vai conseguir ganhar um grupo grande de clientes fiéis ao seu negócio, tornando os seus ganhos mais estáveis e consolidados. 

Ao conseguir reunir o que é preciso com a inteligência de mercado, você vai obter alguns pontos importantes a serem analisados, como visualizar o que está em alta, o que os clientes não estão aprovando, como as pessoas reagem ao se depararem com determinados produtos e serviços oferecidos.

A Speedio na inteligência de mercado

Se você deseja estudar e entender melhor o mercado, a plataforma Speedio pode ser uma excelente ferramenta para auxiliar neste processo. 

Através do uso de tecnologia de big data, a plataforma oferece uma gama de informações sobre empresas e seus respectivos mercados, incluindo dados financeiros como faturamento, número de colaboradores e etc.

Dessa forma, é possível fazer análises aprofundadas sobre diferentes setores e segmentos de mercado, bem como identificar possíveis oportunidades de negócios. Além disso, a plataforma permite o monitoramento constante de mudanças no mercado e concorrência, possibilitando a tomada de decisões estratégicas mais informadas.

Com acesso às informações detalhadas disponíveis, os profissionais que desejam aprimorar sua inteligência de mercado podem compreender melhor os fatores que afetam o sucesso das empresas e desenvolver estratégias mais eficazes para suas próprias organizações ou para seus clientes.

Assim, a Speedio pode ser uma valiosa ferramenta para quem busca estudar e entender o mercado de forma mais profunda e eficiente. A inteligência de mercado é indispensável para o seu negócio se destacar e sobreviver nos tempos atuais, ainda mais se tratando do mercado B2B. Agende hoje mesmo uma demonstração gratuita da nossa plataforma.

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