Muitos gestores de empresas B2B têm se atualizado em questões relacionadas à gestão de dados. Uma dessas atualizações é a utilização de ferramentas de big data. Mas quais são as características do big data? É um software que promete disparar as vendas, te dar vantagem competitiva e manter um equilíbrio no seu banco de dados, trazendo retornos positivos.
Como várias medidas adotadas ao longo do tempo por muitos empresários, o big data se destaca por ser uma ferramenta tecnológica. Por muito tempo, usamos papel e caneta para criar um certo tipo de banco de dados, e com o tempo, nós fomos nos atualizando.
A tecnologia se torna presente e eficaz justamente por ser essa a intenção da sua utilização. Com isso, adotar meios tecnológicos é estar avançado e dentro da modernidade, o que só vai lhe beneficiar.
Big data é um termo utilizado para descrever conjuntos de dados extremamente grandes e complexos, que podem ser analisados para obter insights valiosos e informações úteis para tomada de decisões em diversos setores.
O termo também se refere às tecnologias, ferramentas e processos utilizados para gerenciar, armazenar e analisar esses dados. Caso queira aprofundar ainda mais no assunto, desenvolvemos um artigo que explica o que é o big data. Dê uma conferida também.
Neste post você verá
5vs do big data
Para lidar com esses grandes volumes de dados, existem cinco características-chave que são conhecidas como os 5 V do big data.
Volume
Refere-se à enorme quantidade de dados gerados a partir de várias fontes, incluindo mídias sociais, sensores, dispositivos móveis, transações financeiras, entre outros. Esses dados podem ser estruturados ou não estruturados e precisam ser armazenados e gerenciados de forma eficiente para serem analisados posteriormente.
Velocidade
Refere-se à taxa em que os dados são gerados e precisam ser processados. Com o aumento da conectividade, a velocidade com que os dados são gerados aumentou significativamente. Isso requer um processamento rápido dos dados para insights em tempo real.
Variedade
Refere-se à grande variedade de tipos de dados gerados. Esses dados podem ser de diferentes formatos, incluindo texto, vídeo, áudio, imagem, além de dados estruturados e não estruturados. O desafio é integrar todos esses tipos de dados para extrair informações úteis.
Veracidade
Refere-se à confiabilidade e precisão dos dados gerados. É essencial garantir que os dados sejam confiáveis e precisos para que as decisões tomadas com base nesses dados sejam corretas e confiáveis.
Valor
Refere-se à capacidade de extrair insights úteis dos dados coletados. O objetivo final do big data é usar esses insights para tomar decisões informadas que possam levar a melhores resultados de negócios.
Características do big data, quais os benefícios?
O big data te auxilia a depositar, operar, proceder e retirar as informações que constam ali no banco de dados geral, ou seja, é uma síntese do que existe que serve para facilitar o seu procedimento.
Uma empresa só consegue melhorar com base em pesquisas de satisfação, por exemplo. E, além disso, é necessária uma atenção especial para o que está em alta no mercado, como os clientes reagem e se comportam diante de determinados produtos e até mesmo o que você pode criar para suprir as necessidades dessa clientela.
Utilizando o big data você consegue todos esses fatores reunidos, e isso significa prosperidade no seu negócio. Para ascender e se destacar no mercado – diante de uma vasta concorrência – você precisa ter uma relação bem próxima com o seu cliente
O big data consegue utilizar artifícios necessários para obter um padrão escolhido, tudo isso com base no grande volume de dados. Você vai perceber que a produtividade do seu negócio vai melhorar bastante, incluindo as tomadas de decisão com base nas informações geradas.
Com os dados gerados, você vai poder identificar o que não está funcionando na sua empresa, o que pode melhorar, e qual o próximo passo a ser dado a fim de se adequar às necessidades notáveis do mercado.
Percebe que o big data, na verdade, é um investimento para você e para a sua empresa? Existem muitas plataformas que atuam com essa análise de dados, de forma a ajudar o seu desempenho nos negócios, então é importante que você adote esse tipo de ferramenta.
para sua empresa
Como o big data pode ajudar uma empresa?
O big data consegue te auxiliar quando você precisar decidir algo para a sua empresa. Perceba que, com dados específicos em mãos, você oferece o que é pedido, chegando a um denominador comum com o cliente. O caminho da escolha é facilitado já no início, na tomada de decisões.
Toda empresa define um padrão para atender, inclusive por conta dos produtos e serviços oferecidos, então o seu público se torna mais seletivo e restrito. É bom que você faça isso com os seus negócios para não oferecer nada genérico, só visando o lucro e não a qualidade.
No que se refere à concorrência de mercado, o big data consegue visualizar quais são as novas medidas que a sua concorrência irá tomar. Para isso, você vai criar estratégias de promoções ou descontos, para se manter na frente.
Com isso, você vai entender o que o seu negócio pode atender, a partir do que lhe é oferecido, e as insatisfações vão diminuir, pois você entende exatamente o que o seu cliente deseja obter, seja em produtos ou até mesmo serviços prestados.
Internamente no seu negócio, você vai perceber que toda essa informação vai servir para a sua gestão. Isso porque você não vai precisar adivinhar o que a clientela quer e como você vai fazer isso, você terá tudo que precisa em mãos, só vai precisar executar.
Problemas que podem ser resolvidos com big data
- Elaborar um retrato mais detalhado do público-alvo e do cliente, coletando informações sobre os motivos da saída de visitantes, segmentando clientes;
- Personalização de ofertas, otimização de segmentação;
- Criação de um único banco de dados relevante com cálculo de erros e busca de relacionamentos;
- Coleta de informações sobre os benefícios do produto e sua segurança;
- Cálculo de riscos, combate à fraude (por exemplo, no setor bancário);
- Otimização da logística, uso de equipamentos, identificação da qualidade do serviço;
- Fornecer um método mais simplificado e barato de armazenamento de dados com a capacidade de compilar um relatório sobre os parâmetros desejados.
A Speedio utiliza big data
Na verdade, a Speedio é uma plataforma de big data. Ela permite que as empresas acessem e analisem grandes quantidades de dados de forma rápida e eficiente. O melhor? Tudo está de acordo com a LGPD.
Uma das principais vantagens da Speedio é sua capacidade de processar grandes volumes de dados. Isso significa que as empresas podem obter insights em tempo real sobre seus clientes, produtos e operações, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e informada.
Além disso, a Speedio oferece recursos avançados de análise. Isso permite que as empresas antecipem tendências e oportunidades de mercado, bem como identifiquem problemas potenciais antes que se tornem críticos.
Outra vantagem é sua facilidade de uso. A plataforma é projetada para ser acessível a usuários sem conhecimento técnico avançado em programação ou análise de dados. A Speedio é uma ferramenta poderosa para empresas que desejam impulsionar o crescimento e a inovação. Vai ficar fora dessa? Faça uma conta Speedio teste grátis e conheça o poder no big data!