AIDA em vendas: como funciona no funil de vendas?

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O funil de vendas é uma representação visual do processo por onde um lead será transformado em um cliente potencial. Incorporar a metodologia AIDA em vendas, que envolve etapas de atenção, interesse, desejo e ação ao longo desse funil é uma estratégia eficaz para guiar os prospects por cada um dos estágios de modo persuasivo.

Por meio deste artigo, iremos explorar como a técnica funciona dentro do funil de vendas, otimizando a jornada do cliente e impulsionando as conversões a fim de melhorar os processos internos e externos da sua empresa. Afinal, 73% das empresas que possuem maturidade acima da média em relação ao cliente apresentam desempenho financeiro melhor!

AIDA em vendas: topo de funil, estágio de atenção

A AIDA em vendas, dentro do topo do funil que é o estágio inicial, tem como principal objetivo chamar a atenção do público-alvo. Sendo assim, é necessário ter atenção redobrada para entregar os melhores resultados e garantir que haja uma atração instantânea em direção a um produto ou serviço da empresa.

O primeiro passo da AIDA em vendas é oferecer um conteúdo de destaque. Para isso, utilize anúncios, conteúdos visuais e posts em redes sociais para capturar a atenção do público, geralmente abordando as necessidades do cliente para que eles fiquem ainda mais interessados.

Outro ponto importante é a utilização de técnicas de SEO e palavras-chave, garantindo que o conteúdo seja completamente otimizado para motores de busca, atraindo visitantes interessados em suas ofertas. A fase de atenção, mesmo que seja a mais básica, indica o topo do funil e requer muita dedicação.

Meio de funil, estágio de interesse

Qualquer processo de vendas é trabalhoso e, por isso, a AIDA em vendas, no seu estágio de interesse, também requer atenção. É neste estágio que se trabalha a nutrição do relacionamento com o lead, fornecendo informações relevantes que consolidem o seu interesse de maneira gradual, mas, ainda assim, impactante.

Afinal, captar leads é uma missão de extrema importância ao longo da implementação da técnica em vendas. Ela pode ser feita por meio da disseminação de conteúdo educativo, como blogs, webinars e e-books que contenham informações relevantes para o público-alvo para o qual será direcionado. Um bom exemplo é “10 estratégias comprovadas para alavancar o seu negócio online”.

Outro ponto que pode ser trabalhado durante a AIDA em vendas mais especificamente no estágio de interesse localizado no meio do funil, é o e-mail marketing. Ele será muito útil para captar a atenção de um lead. Sequências de e-mails personalizados compartilhando conteúdo relevante manterá o lead envolvido na sua empresa a todo o momento.

AIDA em vendas: meio para fundo de funil, estágio de desejo

O estágio de desejo, presentado pelo meio para fundo do funil, dentro da estratégia de AIDA em vendas precisa auxiliar a empresa a converter prospects. É neste momento que entra a tarefa de despertar a vontade do lead de adquirir seu produto ou serviço, mesmo que ele sequer tenha pensado sobre isso antes de ver um anúncio.

O primeiro passo para que a AIDA em vendas possa funcionar é utilizando estudos de caso. Apresente casos de sucesso para demonstrar como seus produtos ou serviços solucionam problemas específicos. Isso gera mais credibilidade para a empresa, além de ampliar a confiança que o consumidor possui na marca em que pretende comprar.

A equipe de vendas também pode ser orientada a trabalhar, de maneira dedicada, à demonstração de produtos. Se for aplicável, ofereça aos clientes uma demonstração prática para ilustrar todos os benefícios que a sua oferta pode entregar a eles. Isso, na grande maioria das vezes, ajuda a prender o interesse e aumenta a vontade de comprar.

Fundo de funil, estágio de ação

No fundo do funil, é preciso observar as oportunidades de negócio com muita cautela, utilizando a AIDA em vendas como principal amparo. Nesta etapa, localizada no fundo do funil, com o objetivo de colocar em prática algumas técnicas, é necessário guiar o cliente para algum lugar, seja para comprar ou preencher um formulário.

A primeira alternativa para levar adiante este processo utilizando a AIDA em vendas é oferecer ofertas exclusivas. Crie um senso de urgência com ofertas exclusivas e limitadas a fim de incentivar a ação imediata. Um exemplo disso é trazer anúncios como “Desconto de 24 horas: compre agora e economize!”.

Outro ponto de extrema importância é introduzir botões de chamada para a ação, também conhecidos como CTAs. Sempre se certifique de que os seus CTAS sejam claros, diretos e persuasivos, tendo em vista que o cliente precisa entender, de primeira, qual ação precisará realizar. Um exemplo é “Experimente grátis”.

Conclusão

A implementação da AIDA em vendas é uma abordagem estratégica que visa maximizar o impacto das campanhas de marketing. Ao guiar os leads por meio das fases de atenção, interesse, desejo e ação, as empresas conseguem construir relacionamentos sólidos, aumentar a confiança do cliente e impulsionar as conversões de modo consistente.