O WhatsApp é uma ferramenta importante no dia a dia do brasileiro, tanto no meio pessoal quanto no meio profissional. Segundo a pesquisa realizada em 2020 pela Panorama Mobile Time/Opinion Box: “WhatsApp alcança presença recorde em 99% dos smartphones no Brasil“.
Esse comportamento em massa não passou despercebido pelas empresas, que logo enxergaram possibilidades de negócio e vendas por WhatsApp, inclusive no mercado B2B. Com a pandemia, o WhatsApp ganhou ainda mais força no meio comercial e é um importante canal de vendas e negociações.
Em uma nova pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, agora em 2022, revelou que o WhatsApp é o app em que o brasileiro passa mais tempo e também o app mais aberto ao longo do dia.
Mas como utilizar essas informações a favor da prospecção ativa B2B? Primeiro vamos dar uma passada rápida no que é prospecção ativa.
Neste post você verá
O que é prospecção ativa
A prospecção ativa é uma estratégia de vendas onde a empresa toma a iniciativa de entrar em contato direto com potenciais clientes. Diferente do marketing passivo, onde se espera que os clientes venham até a empresa, na prospecção ativa, vendedores buscam ativamente leads, seja por ligações, e-mails ou visitas presenciais.
Esse modelo de prospecção é considerado um dos mais sólidos do mercado B2B, pois se você tem como cliente um ICP, logo, o ticket médio dele sempre será alto. É importante ressaltar que mesmo que você tenha uma boa quantidade de clientes em sua empresa, a prospecção deve ser contínua, pois todo cliente possui um ciclo de vida e as receitas precisam continuar vindo.
WhatsApp para vendas B2B
A versão Business do WhatsApp já está no mercado há um bom tempo e traz uma série de funcionalidades desenvolvidas pensando nas empresas. É muito comum vermos essa interação ocorrendo por meio do B2C, principalmente em canais de atendimento ao cliente.
Por exemplo, uma nova pesquisa da Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que 89% dos usuários de WhatsApp já conversaram com robôs no atendimento com empresas. Mas e quanto ao B2B? Engana-se quem acha que esse universo não está conectado ao relacionamento entre empresas.
Para quem deseja vender B2B por WhatsApp, a prospecção ativa é o canal mais lógico a se seguir, pois como dissemos anteriormente, é a montanha quem deve ir até Maomé, já que esse contato não vai surgir do nada em seu CRM.
Mas é importante lembrar que a LGPD está ativa, portanto não se pode conseguir números que não estão disponíveis de forma pública. Mesmo que o contato seja de uma empresa, é uma pessoa que vai estar conversando com você.
Prospecção no WhatsApp
Bom, antes de avançarmos, parece que temos um pequeno problema por aqui, não é? Como realizar a prospecção ativa de um lead B2B no WhatsApp sem possuir esse contato, que é um dado sensível? A Speedio tem essa solução!
Recentemente a nossa plataforma desenvolveu um novo filtro que busca, dentro das mais de 100 fontes de dados públicos, os números de WhatsApp disponíveis da empresa. E não para por aí… Além de encontrar diversos dados, a plataforma pode validar números de telefone e e-mails para que você tenha certeza de que está falando com uma pessoa da empresa e não um contador.
Incrível, não é mesmo? Você já sabe onde conseguir seus leads, então vamos te mostrar como utilizar essa informação da melhor maneira possível.
Como prospectar clientes pelo WhatsApp
Para começo de conversa, utilize o WhatsApp Business! Ao prospectar um cliente por e-mail ou telefone, você utiliza os canais da empresa, não é? Por WhatsApp não deve ser diferente.
Preencha o perfil com todas as informações necessárias, como foto de perfil, nome da empresa, cargo e canais de contato, como o e-mail e o site institucional. A credibilidade começa por aí. Utilize tudo que a plataforma pode oferecer, incluindo imagens e descrição do seu produto ou serviço.
A abordagem não precisa ser tão formal quanto em um e-mail e sim amigável, demonstrando que a sua empresa está ali para agregar valor e ajudar, tendo as soluções para as dores que ele possui.
É como se você juntasse um e-mail e um telefonema. Não é preciso forçar uma interação, pois a demora na resposta pode ocorrer com bastante frequência. Lembre-se que você pode estar conversando com um decisor, o que significa automaticamente que é uma pessoa ocupada. Seja paciente, ele vai te responder.
Alinhada a essa estratégia de utilização do WhatsApp para vender, muitas empresas adotam a versão do aplicativo para desktop pela facilidade de enviar documentos e até mesmo de gerir tantos contatos. Inclusive, para se ter ideia da força do aplicativo, já existe a integração de CRM para o WhatsApp Web.
Para ter um gostinho da plataforma de Speedio e começar a prospectar, vamos te apresentar um recurso que desenvolvemos: nosso robô no WhatsApp que te dá as informações básicas de qualquer empresa brasileira! Basta enviar o CNPJ da empresa em questão e você vai receber uma resposta com os dados! Ficou curioso? Só acessar o bot da Speedio.
Diante das estatísticas, ferramentas desenvolvidas e soluções para encontrar leads de qualidade, não realizar a prospecção B2B via WhatsApp significa uma grande perda para sua empresa.
O WhatsApp se mostrou um canal de negócios extremamente poderoso e se você souber utilizá-lo da maneira correta, não restam dúvidas de que você vai arrebentar nas vendas!
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