Trial: você deve ou não aplicar no seu negócio?

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Em um mercado tão disputado, uma boa ideia pode ser posta à prova de diversas maneiras. Uma delas é o já popular Trial, que utiliza da qualidade de seu produto para atrair novos leads e melhorar sua relação com os clientes. 

Mas, do que se trata tal metodologia? Por meio deste artigo, teremos uma compreensão mais clara dessa estratégia e de suas melhores aplicações. 

O que é Trial?

Trial é uma terminologia em inglês para definir qualquer período de teste, geralmente gratuito, ofertado por uma empresa. Visando provar a qualidade de um produto antes uma compra ser efetuada. 

Trial ou plano gratuito, qual devo disponibilizar?

Não há uma resposta concreta para está pergunta. Algumas empresas utilizam de Trial, outras de planos gratuitos. Alguns até mesmo usufruem de ambas as estratégias, mas não significa que uma  é melhor do que a outra. 

Para entender o que se encaixa melhor em sua empresa, e atender aos diversos tipos de leads, é preciso primeiro compreender as necessidades de seu negócio e sua variedade de planos oferecidos. 

  • Planos gratuitos: diferente do Trial, os planos gratuitos, em sua maioria, são ofertados por empresas com uma variedade mais alta de serviços, posicionando o plano livre de custo como o mais básico e limitado, induzindo seus clientes para um plano mais completo. 

Portanto, se o seu negócio possui somente uma opção de serviço, o plano gratuito pode não ser a melhor alternativa para sua empresa. 

  • Trial: já o Trial irá oferecer um plano intermediário ou até mesmo completo de um serviço. Tendo em mente a ideia de provar o valor de sua solução ofertada, induzindo seus leads a permanecerem com sua empresa após o fim do período gratuito. 

Em casos de Trial, é necessário garantir que o cliente não conseguirá usufruir de tudo que seu programa tem para oferecer no breve período de testes. Entregue o melhor e mais completo serviço que sua empresa pode receber. Dessa forma, seus leads podem se tornar clientes leais. 

Modelos de negócios que podem aplicar trial

Ao entender o que é Trial, é importante compreender que existem diversas formas de aplicar essa estratégia em um nicho de mercado diferente do habitual. É importante analisar cautelosamente qual melhor se assemelha ao método da sua empresa, visando tomar uma inspiração positiva de seus concorrentes mais bem sucedidos ou em ascensão. 

Algum dos modelos de negócio que podem aproveitar o Trail são: 

  • Serviços de streaming: as mais famosas plataformas de streaming, como Netflix, Amazon Prime e HBO Max usam o método de Trial, oferecendo um período curto de teste para que seus possíveis clientes tenham uma ideia de seu conteúdo tão extenso. 
  • Aplicativos móveis: uma parte considerável dos aplicativos de celular retiram seu lucro majoritariamente de serviços de assinatura. Para aumentar seu tráfego de leads e número de clientes, tais aplicativos também usufruem da estratégia de Trial. 
  • Produtos de estética: produtos de beleza frequentemente costumam oferecer amostras grátis para demonstrar a qualidade de seu produto e descobrir as preferências de seus clientes. 
  • Sites de e-learning: plataformas que disponibilizam cursos preparatórios costumam oferecer uma variedade extensa de planos, dos mais baratos até os mais aprofundados. 
  • Software as a Service (SaaS): não é incomum que empresas de software ofereçam períodos de teste em sua proposta comercial para fidelizar seus clientes antes que paguem por uma assinatura completa. 

É válido lembrar que cada modelo de negócio deve levar em consideração as suas necessidades diante do mercado para conseguir adaptar, corretamente, a metodologia à estrutura desejada.

Vantagens de um trial

O aumento cada vez maior do uso de Trial em empresas é um bom indicativo de que essa é uma metodologia com bastante vantagens, algumas das quais podem beneficiar especialmente seu modelo de negócio ao longo de todo o processo comercial

Alguns dos benefícios de adotar o Trial para sua empresa são:

  • Prova de qualidade: ao ser bem planejado, serve como uma boa demonstração da eficiência de seu produto, criando um laço de confiança em sua marca. 
  • Feedback constante: a possibilidade de oferecer gratuitamente seu produto permite que ele alcance um número maior de clientes, gerando um feedback mais amplo e variado. 
  • Concorrência: dependendo do seu modelo de negócio, o serviço se tornou um padrão da indústria. Não utilizá-lo pode significar ficar para trás em relação aos seus concorrentes. 
  • Conversão de leads: em um campo de negócio tão disputado, é compreensível que leads vejam-se cada vez mais divididos. Ao oferecer um Trial de qualidade, é possível convertê-los em clientes fieis. 

É válido lembrar que as tendências de mercado também precisam ser levadas em consideração ao longo desse processo, tendo em vista que são elas que regem os ideais dos consumidores e, consequentemente, as demandas do público.

Como criar um Trial?

Agora que sabemos as vantagens e possíveis aplicações do Trial, é importante entender a melhor e mais orgânica maneira de criar um período de teste para fortalecer a estratégia de vendas da empresa. 

Como em todo método de negócio, dar um passo maior do que a perna pode prejudicar sua empresa ou inviabilizar o uso da metodologia. Para evitar isso, é preciso seguir alguns passos, tais como:

  1. Objetivo claro: defina de maneira transparente para sua equipe sua intenção ao criar um Trial. Talvez seja adequado aumentar o número de clientes, coletar feedback ou uma melhor compreensão do mercado. 
  2. Duração do período de teste: teste e analise o tempo necessário para que um cliente médio conheça seu serviço, o suficiente para experimentar uma parcela decente dos recursos sem perder o interesse. 
  3. Forneça suporte aos clientes: o uso do Trial não é o suficiente para fidelizar seus consumidores. Oferecer um bom suporte pode ser o diferencial para que eles se sintam seguros e assinem um plano mais duradouro, focando na satisfação do cliente
  4. Simplifique o processo de inscrição:  trabalhe em conjunto com sua equipe para tornar o processo de inscrição o mais simples e rápido possível. A intenção não é desencorajar o cliente com um formulário gigantesco para um simples período de teste. 
  5. Especifique os termos e condições: não ser claro com a utilidade de seu serviço e os termos de seu contrato pode pintar uma imagem de desonesto para a sua empresa. Para evitar isso, é importante comunicar as condições de seu produto de maneira simples e fácil.

Cuidados com o Trial em SaaS

Oferecer um serviço de software não é tão simples quanto disponibilizar um serviço de streaming. É preciso entender a necessidade de seus clientes, assim como as limitações de seu serviço. 

Não planejar seu Trial de forma cautelosa pode gerar grandes prejuízos. Alguns dos cuidados que devem ser tomados são:

  • Duração: serviços de software costumam ser muito mais complexos do que outras soluções que utilizam a versão Trial. Para definir um bom tempo de duração, é necessário calcular a curva de aprendizado de seus clientes, assim como a complexidade de seu serviço. 
  • Experiência: testar um produto às cegas é um tanto insatisfatório, o que pode gerar uma experiência desagradável com seu serviço. Certifique-se de disponibilizar um bom acompanhamento para seus leads, garantindo que tenham a melhor experiência com sua solução oferecida. 
  • Precaução contra abusos: mantenha-se atento às tentativas de estender o período de teste além do determinado. É importante ficar de olho em métodos de limitações de uso, restrições de IP, verificação de dados e monitoramento de atividades incomuns.
  • Segurança: seus clientes precisam de motivos para confiar em seu produto antes de entregarem seus dados para um período dessa estratégia. Garanta que os seus clientes se sintam seguros ao utilizar seu serviço. Utilize métodos para melhorar a segurança dos dados de seus consumidores. 

A utilização de dados qualificados também traz um grande diferencial para a implementação dessa estratégia em sua empresa. Sendo assim, utilize os dados captados de seus clientes para gerar um melhor resultado e, consequentemente, adotar estratégias mais adequadas.

Como meu time deve agir durante o trial?

É importante demonstrar para seus clientes que a sua empresa não está somente interessada em adquirir novos assinantes, como também em vender uma solução. 

Comunique-se, sem exageros, com seus leads durante o Trial. Utilize de e-mails e anúncios sutis para ressaltar a qualidade de seu produto e a sua eficácia em resolver os problemas de seus clientes já fidelizados.

Uma boa comunicação é a chave para um bom marketing. Certifique-se de que todos os setores de sua empresa trabalhem em conjunto, visando converter o máximo de leads possíveis enquanto fideliza seus novos assinantes. 

Conclusão

Trial já não é mais um diferencial para colocar a sua empresa em destaque, tendo em vista que se tornou um padrão da indústria. Abdicar de utilizá-lo é o mesmo que abrir mão de uma fatia generosa do mercado. Sendo assim, é ideal estudar a estratégia e adaptá-la da melhor maneira possível para o seu negócio.