Prospecção de empresas no setor bancário e financeiro

O setor bancário e financeiro tem investido cada vez mais na área de tecnologia, ganhando muito espaço no mercado, segundo dados da Febraban de Tecnologia Bancária. Por isso, na perspectiva de prospecção de empresas, é importante dar foco total para esse setor.

Por isso, não perca nenhuma informação acerca desse setor e leia este artigo até o final para captar as principais dicas.

Características do setor bancário e financeiro

O setor bancário e financeiro, dentro da perspectiva de prospecção de empresas, é extremamente necessário para movimentar a economia global, proporcionando serviços financeiros indispensáveis para a população e, também, para outras empresas que necessitam de uma maior organização de capital.

Uma de suas maiores características, sem dúvida alguma, é a intermediação financeira, onde os bancos acabam desempenhando um papel de intermediários, facilitando a circulação monetária entre poupadores e tomadores de empréstimos. Além disso, os serviços são extremamente diversos.

Outras características importantes são:

  • Regulamentação intensa;
  • Inovação tecnológica;
  • Globalização;
  • Gestão de riscos;
  • Concorrência intensa.

Para a prospecção de empresas nesses setores, é indispensável ter um acompanhamento e, principalmente, um bom time de vendas.

Dicas para prospecção de empresas no setor bancário e financeiro

O setor bancário e financeiro precisa de cuidado redobrado, tendo em vista que lida com questões muito sensíveis, especialmente para os clientes que desejam depositar boa parte de suas finanças em um banco. Por isso, confira algumas das principais dicas para exercitar as estratégias de prospecção.

Construa relacionamentos pessoais

Antes de mais nada, para prospectar de forma adequada no setor bancário e financeiro, é preciso focar na construção de relacionamentos pessoais. Para isso, é necessário participar de eventos do setor, de conferências e de networking. Isso auxilia a obter uma previsão de mercado ampla e assertiva.

Ofereça soluções customizadas

Na prospecção de empresas, é indispensável que a marca demonstre como seus produtos ou serviços conseguem atender às necessidades específicas de cada uma das instituições financeiras. Por isso, é necessário demonstrar que os desafios únicos são compreendidos e como a solução oferecida ajuda a agregar valor.

Compreenda as regulações e compliance

Realizar uma pesquisa de mercado pode ajudar não apenas a entender do que os clientes precisam, mas também auxilia a se manter atualizado acerca das regulamentações presentes no setor. Afinal, a sua oferta precisa estar em conformidade com todas as diretrizes solicitadas, proporcionando segurança e conformidade no processo de prospecção de empresas.

Ofereça soluções de segurança e proteção de dados no processo de prospecção de empresas

A segurança é uma prioridade máxima no setor financeiro. Destaque como sua solução pode melhorar a segurança, proteger dados confidenciais e ajudá-lo a cumprir as leis de privacidade. Estudos de caso são uma boa forma de garantir uma boa conformidade, da mesma forma que criar persona pode ser muito útil nesses casos.

Mostre Retorno Sobre Investimento (ROI)

O setor financeiro está principalmente focado em resultados. Apresente histórias de sucesso e dados que demonstrem o retorno do investimento (ROI) da sua solução. Para que o seu produto ou serviço possa ganhar mais destaque dentro do mercado, demonstrando segurança e conformidade com as solicitações, é importante fazer uma análise de concorrência, visando a prospecção de empresas e a eficiência da aplicação do ROI.

Speedio: teste gratuito de prospecção

A prospecção de empresas é uma etapa muito importante para a maioria das corporações e, por isso, merece ser abastecida com as melhores ferramentas do mercado. Na plataforma Speedio, é possível gerar leads no formato B2B e, ainda por cima, ganhar um teste gratuito com 50 leads para consulta e mais 30 para exportação.

Confira essa oportunidade única!