O mundo das vendas é muito dinâmico e precisa de atenção redobrada. É por isso que o modelo SNAP Selling vem ganhando tanto espaço. Afinal, é por meio dele que se pode filtrar as informações mais relevantes e poupar o tempo do cliente, da maneira como ele mais deseja na atualidade.
Caso a missão da sua empresa esteja voltada não apenas para vender, mas também para ampliar essas vendas, o guia completo será uma oportunidade única para obter um mapa de sucesso. Por isso, leia o artigo completo que te espera!
Neste post você verá
O que é SNAP Selling?
SNAP Selling é uma metodologia de vendas criada com o intuito de atender às necessidades dos clientes modernos que, na grande maioria das vezes, acabam encontrando problemas de sobrecarga de informações, pressões de tempo e decisões complexas.
Essa metodologia está dentro das estratégias poderosas para conquistar clientes e, consequentemente, manter uma alta taxa de conversão. Afinal, ela destaca o valor exclusivo de suas ofertas, alinha-se às necessidades do cliente e, também, prioriza questões de maior relevância para o público.
O SNAP Selling é uma metodologia que está, especialmente, voltada para um contexto onde os compradores estão sobrecarregados com a grande quantidade de informações que encontram atualmente, além de disporem de pouco tempo, auxiliando vendedores a se destacarem e a oferecerem soluções eficazes de um modo mais ágil.
Para que serve SNAP Selling?
A metodologia em questão auxilia na taxa de conversão, especialmente porque leva em consideração, especialmente, as necessidades específicas dos clientes modernos. Esse processo é direcionado para melhorar a trilha das vendas, tornando-a mais eficiente e eficaz para ambos os lados.
O SNAP Selling visa enfatizar a importância de destacar o valor inestimável da oferta para o cliente. Isso envolve ir além das características do produto e, também, focar em como a oferta pode ser utilizada para resolver problemas específicos e agregar um valor significativo para aquela venda.
Uma de suas principais características está ligada ao desenvolvimento contínuo por meio de uma abordagem simplificada. Afinal, o processo de vendas precisa ser mais fácil de entender na perspectiva dos clientes, visando que se sintam acolhidos e, consequentemente, não tenham a sensação de sobrecarga desnecessária.
Outras de suas funcionalidades:
- Alinhamento com as necessidades do cliente;
- Identificação de prioridades críticas;
- Agilidade nas vendas;
- Adaptação a compradores modernos.
Quem criou a metodologia?
A metodologia SNAP Selling foi criada por Jill Konrath, uma autora renomada, palestrante e especialista em vendas, muito reconhecida por suas contribuições para o campo de estratégia de vendas.
Em seu livro, com o título “SNAP Selling: Speed Up Sales and Win More Business with Today’s Frazzled Customers”, a autora apresenta a abordagem SNAP como uma resposta aos desafios que são enfrentados pelos profissionais de vendas em um ambiente de negócios moderno, onde os compradores, frequentemente, lidam com a sobrecarga de informações e pressões do tempo.
O que significa a sigla nome da metodologia?
A sigla SNAP, de SNAP Selling, significa:
- S(implicity): simplicidade. A letra se refere à necessidade de simplificar o processo de vendas, onde as mensagens e as soluções oferecidas devem ser mais acessíveis. Transformar algo complexo em simples facilita a compreensão por parte do cliente, principalmente em um ambiente empresarial onde o tempo é extremamente precioso;
- (I)N(valuable Distinction): diferenciação inestimável. A letra se refere à necessidade de oferecer um destaque para o valor único e inestimável que a sua oferta pode trazer para o cliente. No lugar de se concentrar apenas nas características do produto, destaque como ele pode ser capaz de resolver os problemas específicos;
- A(lignment): alinhamento. A letra se refere à necessidade de alinhar a abordagem de vendas com os processos e objetivos do cliente. Assim, é preciso compreender as prioridades do cliente e ajustar sua abordagem para que seja mais relevante e valiosa para as metas específicas do consumidor;
- P(riority): prioridade. A letra se refere à necessidade de identificar e se concentrar nas prioridades críticas do cliente. SNAP Selling enfatiza a importância de compreender as prioridades do consumidor e adaptar a abordagem de vendas para trazer essa prioridade de uma forma eficaz.
Sendo assim, a sigla SNAP encapsula os princípios fundamentais da metodologia, que também giram em torno da prospecção, fornecendo uma estrutura clara e memorável para que os vendedores possam se orientar durante as suas interações com os clientes.
Quais são as etapas de SNAP Selling?
A metodologia de SNAP Selling está diretamente envolvida com o processo de vendas, muito embora não tenha relação com uma estrutura específica de etapas, como ocorre em outras metodologias de venda.
No geral, a metodologia visa focar na simplificação do processo de vendas, bem como as mensagens e as soluções oferecidas. Além disso, também traz destaque para o valor único e inestimável da oferta dada aos clientes.
Independente de qual seja o modelo de mercado, a metodologia SNAP Selling também deseja alinhar a abordagem de vendas com os processos e objetivos do cliente. Com sua bagagem, visa identificar e focar nas prioridades críticas do cliente, entendendo suas principais preocupações.
A importância da SNAP Selling no funil de vendas
A importância da metodologia SNAP reflete diretamente no time de vendas, tendo em vista que desempenha um papel de extrema relevância nas mais diversas fases do funil de vendas, favorecendo uma abordagem mais ágil, eficaz e centrada no consumidor.
De uma forma geral, ela contribui grandemente para a geração de leads e prospecção, pois a abordagem simplificada se mostra valiosa desde o início do funil de vendas, auxiliando na prospecção de leads.
Além disso, a metodologia SNAP Selling também facilita o processo de negociação, onde há a continuação do foco nas prioridades críticas do cliente, oferecendo uma abordagem centrada nas prioridades trazidas pelos consumidores.
Dentre outros fatores importantes, temos:
- Fechamento de vendas;
- Pós-venda e fidelização;
- Qualificação de leads;
- Adaptação contínua.
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De acordo com a Business2Community, 59% dos clientes não farão mais negócios com empresas onde viveram uma experiência negativa de atendimento. Por isso, a implementação de SNAP Selling é totalmente necessária, valorizando o pensamento do consumidor e as suas necessidades.