Utilizando prova social nas vendas B2B

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O que é prova social no marketing?

Podemos dizer que a prova social é baseada na ideia de influência de um grupo de pessoas que pensa semelhante. Com um depoimento ou validação de alguém que já conhece a marca e que se beneficiou com a solução oferecida a credibilidade aumenta, assim como a tomada de decisão é impulsionada.

Por que é importante ter provas sociais em sua comunicação?

A prova social é especialmente interessante em situações em que as pessoas são incapazes de determinar o modo apropriado de comportamento. No mundo dos negócios, essas situações podem ser encaradas como o momento em que seu possível cliente está considerando a solução, mas não tem conhecimento suficiente sobre ela.

Nesse contexto, o possível cliente supõem que as pessoas ao redor possuem mais conhecimento sobre a solução do que ele. E é por isso que a prova social se torna tão valiosa. Se esse prospect estiver analisando o seu site e encontrar o depoimento de um CEO de uma grande empresa elogiando a solução que você oferece, por exemplo, ele vai pensar: “bom, se esse cara aprova esse produto/serviço, deve ser porque é realmente bom”.

E, com isso, suas chances de transformar esse prospect em cliente aumentam. Portanto, saber como e quando usar provas sociais é de suma importância para gerar mais autoridade e, consequentemente, vendas para a sua empresa. No próximo tópico você vai conferir algumas maneiras de fazer isso.

5 tipos de prova social para usar e abusar no seu negócio

Existem diversos formatos de prova social que você pode – e deve – explorar. Aqui vão as principais:

Depoimentos

Depoimentos são provas sociais simples e curtas de clientes atuais satisfeitos. Esses relatos são universalmente aplicáveis, e podem ser eficazes nos mais diferentes destinos (em uma página de destino para um e-Book gratuito, ou em uma página de preços e orçamentos, por exemplo).

Para conseguir as recomendações dos seus clientes, estimule o feedback. Entre em contato perguntando como foi a experiência de compra, ao invés de esperar o cliente vir atrás de você. E a partir do momento que tiver o feedback, use e abuse dos seus canais de comunicação para dar visibilidade a ele! 

Coloque em seu site, destaques dos stories, etc. Mas atenção: Não se esqueça de legitimar seus depoimentos. Dê-lhes embasamento antes de usá-los para dar credibilidade ao seu produto ou serviço. Incluir foto, nome, empresa, ou função da pessoa que deu o depoimento é importante e torna a fonte mais confiável.

Cases de sucesso

Um case de sucesso nada mais é do que contar uma história de sucesso que seu cliente teve com a sua empresa. Se trata de uma análise aprofundada e orientada por dados sobre o produto ou serviço que você forneceu a um cliente atual. 

Os cases de sucesso são muito usados em empresas de software B2B e também por quem presta serviços de agência. Então, se você tem um cliente que foi profundamente impactado pelo serviço que você oferece, entre em contato com ele e peça para transformar a história em case. Essa é uma ótima oportunidade de mostrar ao mundo o valor do seu trabalho!

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Avaliações 

As avaliações (ou reviews) são mais objetivas do que os depoimentos. Bons exemplos de lugares onde encontramos reviews são aplicativos como iFood e Airbnb. Mas a sua empresa também pode utilizá-las no próprio site ou redes sociais.

Logos de marcas confiáveis

Um outro tipo de prova social super importante são os símbolos. Você atende clientes famosos e bem renomados no mercado? Inclua uma seção em seu site com as logos dessas empresas. Você possui certificados ou selos importantes? Dê destaque para eles nos seus canais de comunicação. 

Símbolos transmitem credibilidade e são uma prova social que “saltam aos olhos” de forma muito fácil. Imagine que você, agência, atenda um cliente enorme como o Nubank, por exemplo. Só a logo do Nubank estampada em seu site se torna tão importante, do ponto de vista de prova social, quanto um case de sucesso detalhado com as estratégias da empresa. Viu como usar provas sociais não precisa ser difícil?

Redes Sociais

Provas sociais nas redes são elogios de clientes atuais e/ou defensores da marca em forma de tweets, comentários no Instagram, postagens no Facebook etc.

Salve todos os comentários positivas que as pessoas dizem sobre seu produto ou serviço nas mídias sociais. Embora esse tipo de prova social seja mais eficaz para produtos e serviços B2C, isso não significa que nunca funcione para B2B.

Dados e números

Outra coisa que passa muita credibilidade são números. Número de clientes atendidos, número de convites restantes, número de vendas feitas a partir de uma estratégia – tudo isso traz um valor enorme para a sua marca. 

Um único número pode valer mais que mil palavras, e combinar este tipo de prova social com outra pode potencializar ainda mais o seu impacto. Ao fazer isso, você está dizendo: “Não apenas X pessoas compraram nosso produto ou serviço, mas eis o quanto elas estão adorando”.

Por que a prova social é importante?

Utilizar esse tipo de ferramenta tem alguns benefícios, principalmente se você entende o que é relevante para a sua persona. Confira os principais motivos para explorar as provas sociais na comunicação.

Autoridade

Adicionar provas sociais de qualidade significa aumentar a credibilidade da sua marca para o público. Quando essa validação vem de alguém com quem ele se identifica ou admita, isso aumenta a confiança e reforça o posicionamento como autoridade dentro do seu segmento de atuação.

Aceitação

Depoimentos e avaliações positivas aumentam também a aceitação do seu produto ou serviço, principalmente para quem ainda não conhece a sua solução ou a sua marca. A aceitação abre espaço para que a sua marca construa uma relação com esse visitante e, no futuro, aumente as taxas de conversão.

Transparência

Incluir provas sociais mostra que sua empresa está aberta a escutar feedbacks e que não tem medo de mostrar para clientes em potencial o que os consumidores realmente pensam ao comprar com você. Além de passar transparência, essa ação também demonstra maturidade e segurança.

Conversões

Todos estes pontos resultam em mais segurança também do consumidor em fechar uma compra ou contratação. A prova social melhora as taxas de conversão, uma vez que com opiniões, estudos de caso, depoimentos e avaliações, o visitante ou lead já sabe o que esperar depois de virar ele também um cliente do seu negócio.

10 dicas de como usar a prova social em sua empresa

Em uma boa estratégia de marketing digital, vários elementos podem ser combinados a fim de alcançar o principal objetivo, que é vender.

Na hora de escolher qual prova social aplicar, não poderia ser diferente. Para te ajudar a conquistar diferentes tipos de audiência e ter sucesso na hora de usar esse gatilho mental na sua estratégia, eu separei para você x dicas simples de como incluir a prova social no seu negócio.

1. Incentive os depoimentos

Uma boa maneira de ter bons depoimentos, é incentivando os seus clientes a fazer isso através de uma espécie de concurso de depoimentos.

Estabeleça um prêmio (de preferência uma experiência relacionada à sua área, algo que a pessoa não possa comprar em qualquer lugar) para os melhores depoimentos, determine o formato (vídeo, áudio ou texto) e divulgue para os seus clientes. Assim, você tira da inércia aquela pessoa que tem algo positivo para falar da sua empresa, mas não encontrou ainda uma boa oportunidade. 

2. Faça as perguntas certas

Você pode apresentar os seus cases de sucesso em vários formatos, como texto, vídeo e áudio. Ao produzir os seus estudos de caso, você pode dar destaque para a transformação que o seu negócio gerou na vida do cliente utilizando algumas perguntas estratégicas.

3. Compartilhe as provas sociais nas redes

Use a seu favor toda e qualquer plataforma que você tenha disponível, principalmente as redes sociais, onde cerca de 88% dos brasileiros acessam pelo menos uma vez ao dia. 

Compartilhe em sua rede social de preferência ou em e-mail marketing as mensagens positivas que os seus clientes enviam sobre o seu produto ou serviço. Desta forma, você faz com que suas provas sociais alcancem cada vez mais pessoas.

4. Enfatize os números sobre clientes

Quando você fala sobre a quantidade de clientes atuais que a sua empresa já atende, passa confiança para aqueles que estão considerando negociar com você. Por isso, enfatize o número de clientes e mostre que a sua marca é confiável, segura e tem credibilidade. 

5. Conte uma boa história

Quer que a sua prova social tenha um impacto ainda maior com o público? Então você precisa contar uma boa história. Porque com a história você consegue alcançar o nível mais profundo das emoções do ser humano e faz com que ele tenha maior empatia, abertura e aceitação para o que você está oferecendo naquele momento.

6. Seja íntegro

Não adianta nada investir tanto tempo e energia coletando boas histórias de pessoas que tiveram sucesso com o seu produto ou serviço, se elas não forem brutalmente honestas.

Isso precisa ser inegociável na hora de gerar suas provas: sinceridade e espontaneidade. 

Ou seja, nada de comprar depoimentos e muito menos forjar casos que nunca aconteceram. Se isso acontece, o tiro sai pela culatra. Uma hora ou outra a verdade vem à tona e você perde toda a credibilidade que lutou para conquistar. 

7. Faça parcerias com formadores de opinião

Ter ao seu lado grandes nomes e autoridades no seu nicho aumenta a sua reputação com os seus clientes e potenciais clientes.

Então, tente entrar em contato com os formadores de opinião e influenciadores que você respeita e peça para eles testarem o seu produto ou serviço e darem o seu depoimento sobre o que acharam. 

Muitos deles estão abertos a esse tipo de parceria e, ao contrário do que possa parecer, não é uma missão impossível.

8. Compartilhe marcos importante para a sua marca

Algumas atitudes podem parecer, a princípio, “apenas” um sinal de gratidão com os seus seguidores. Como, por exemplo, compartilhar e comemorar os marcos da sua empresa.

Mas a verdade é que eles deixam implícito uma prova social muito importante que é o alcance da sua marca com o público. Por isso, quando for o caso, divulgue e agradeça à sua audiência marcos como: aniversário da sua marca; alcance de determinado número de usuários, clientes ou seguidores nas mídias sociais e também quando atingir determinado número de downloads (de vídeos, podcasts, aplicativos…)

9. Mencione o tamanho de sua base de clientes em sua bio

À medida que for aumentando a sua base de clientes, vá atualizando esse número na biografia das suas páginas nas redes sociais. Você pode mencionar também o número de cidades ou países que sua empresa atende, número de vendas por dia ou de recomendações. Vai depender muito do seu tipo de negócio.

Essa informação passa uma impressão positiva sobre a sua marca e serve como uma importante prova social. 

10. Antes não ter prova do que ter prova fraca

Evite usar depoimentos que não sejam espontâneos, que sejam diretos e rasos demais, principalmente no formato vídeo. Quando você aparece com uma prova social fraca ou forçada demais, a tendência é que os efeitos sejam contrários: geram desconfiança e falta de credibilidade.

Por isso, enquanto não tiver boas provas para divulgar, é melhor esperar o momento certo do que fazer de qualquer jeito e ter resultados que você não quer. Que o uso de provas sociais estimula a decisão de compra e traz credibilidade para a sua solução, você já entendeu. 

Agora precisa pensar na melhor forma de implementar a prova social na estratégia de marketing e vendas da sua empresa. Preparado para começar?

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