Como utilizar OKRs e KPIs na sua estratégia?

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Em um cenário comercial competitivo, onde identificar concorrentes e agradar aos clientes vem se tornando cada vez mais necessário, as empresas estão constantemente em busca de métodos eficazes para impulsionar o desempenho e alcançar seus objetivos estratégicos. Nesse contexto, as metodologias OKRs e KPIs desempenham um papel fundamental.

Ambas são ferramentas poderosas que podem ajudar as organizações a definir metas claras, monitorar o progresso e tomar decisões informadas com base em dados. No entanto, muitas empresas ainda lutam para entender como integrar essas metodologias em sua estratégia de forma eficaz. Confira, neste artigo, como tudo isso é realizado.

O que são OKRs e KPIs?

Afinal, o que são OKRs e KPIs? Ambos apresentam significados diferentes, embora possam ser vistos como estratégias complementares. OKRs (Objectives and Key Results) podem ser vistos como uma metodologia capaz de definir e acompanhar objetivos de alto nível e seus resultados chave associados, além de serem usados para estabelecer metas mais difíceis de alcançar.

Essa estratégia comercial é composta por um objetivo que fica muito claro desde o início, mas não deixa de ser desafiador. Ele é conhecido como “Objective”, e resultados chave específicos e mensuráveis que indicam o progresso em direção a esse objetivo.

Enquanto isso, KPIs (Key Performance Indicator) nada mais são do que métricas que avaliam a quantidade e que são utilizadas a fim de avaliar o desempenho de uma organização, equipe ou processo em relação a alguma meta específica. São utilizados com a finalidade de monitorar e medir o progresso em direção aos objetivos já estabelecidos.

Como utilizar OKRs e KPIs na sua estratégia?

Utilizar OKRs e KPIS em sua estratégia pode ser altamente benéfico para impulsionar o desempenho de uma proposta comercial, além de alcançar os objetivos da empresa. Confira, abaixo, algumas diretrizes sobre a melhor forma de integrar essas metodologias dentro de sua estratégia.

Comece com os objetivos estratégicos dos OKRs

Identifique objetivos de alto nível que sejam consistentes com a visão e estratégia da organização. Esses objetivos devem ser diretos, exigentes e inspiradores, visando metas de vendas e outros procedimentos relevantes da empresa. Divida essas metas em resultados-chave mensuráveis ​​que demonstrem o progresso em direção a essas metas. Certifique-se de que os resultados importantes sejam específicos, mensuráveis ​​e alcançáveis.

Passe a definir KPIs relacionados aos objetivos traçados

Determine quais KPIs estão intimamente relacionados aos objetivos estratégicos definidos com os OKRs. Esses KPIs devem incluir as principais métricas que impulsionarão o progresso em direção às metas. Escolha indicadores-chave de desempenho (KPIs) quantificáveis ​​e significativos que forneçam insights importantes sobre o desempenho organizacional atual.

Passe a monitorar o progresso e desempenho de OKRs e KPIs

Monitore regularmente o progresso em relação aos métodos estabelecidos. Crie uma cadência de revisão para garantir que a organização esteja no ritmo certo para atingir suas metas. Use ferramentas e paineis de tecnologia de vendas com gerenciamento de desempenho para monitorar e visualizar o desempenho em tempo real.

Ofereça transparência e responsabilidade

Compartilhe OKRs e KPIs com toda a sua organização para aumentar a transparência e unificar todos os membros da equipe em torno de objetivos comuns. Incentive a responsabilidade individual e de grupo para atingir metas específicas por meio da colaboração e do trabalho em equipe.

Faça ajustes e adaptações sempre que for necessário

Prepare-se para mudar e adaptar suas táticas com base nos insights fornecidos por ambas as metodologias. Identifique áreas para melhoria e tome as medidas corretivas apropriadas. Mantenha a flexibilidade e a agilidade em resposta às mudanças nas condições do mercado e nos requisitos de negócios.

Ferramentas para medir OKRs e KPIs

As ferramentas para medir ambas as metodologias podem ser divididas em várias categorias dentro de uma estratégia de vendas eficaz, dependendo de suas funcionalidades e propósitos. Confira, abaixo, quais são as categorias principais.

Plataformas de gestão de OKRs

Esses sistemas são desenvolvidos especificamente para ajudar as empresas a definir, acompanhar e gerenciar seus principais indicadores de desempenho. Permitem às equipas definir, atribuir e monitorar metas e resultados importantes, ao mesmo tempo que facilitam a cooperação.

Ferramentas de Business Intelligence

As ferramentas de BI permitem analisar dados e gerar recursos visuais personalizados para monitorar o desempenho em relação aos KPIs. Eles podem integrar dados de várias fontes e fornecer recursos analíticos avançados.

Plataformas de gestão de projetos para OKRs e KPIs

Algumas plataformas de gerenciamento de projetos fornecem recursos para definir e rastrear. Eles tornam mais fácil definir metas para equipes e indivíduos e acompanhar o progresso.

Ferramentas específicas de KPIs

Essas ferramentas são construídas especificamente para medir e rastrear KPIs em tempo real. Eles permitem criar paineis personalizados e configurar alertas para informações cruciais.

Planilhas eletrônicas

Embora as planilhas não sejam soluções especializadas, elas podem ser usadas para construir e acompanhar as metodologias de maneira direta e personalizada, o que é excelente para acompanhar as tendências de mercado.

Conclusão

Para não perder nenhuma oportunidade de venda, é válido lembrar que ao integrar OKRs e KPIs em uma estratégia, é possível estabelecer metas claras, monitorar o progresso e tomar decisões informadas com base em dados. Essas metodologias fornecem uma estrutura sólida para definir objetivos ambiciosos, medir o desempenha e ajustar a estratégia conforme for necessário.