Se você chegou até aqui, tem grandes chances de já saber o que é uma lista de prospecção de clientes, mas é aquele ditado… vamos começar do início.
O primeiro ponto que você deve saber é que uma lista de leads é um conjunto de contatos ou clientes em potencial que uma empresa identifica como alvo para suas atividades de vendas e marketing. Simples, não é?
Mas a beleza está em montar uma lista de leads de qualidade. Para isso, há critérios específicos, como características demográficas, comportamentais ou de interesse. Essas informações fazem com que a sua prospecção de leads seja direcionada e eficaz. Então vamos lá descobrir como construir uma boa lista!
para sua empresa
Neste post você verá
Como construir uma lista de prospecção de clientes: os passos fundamentais
Conheça o seu produto ou serviço
O ponto inicial para montar sua lista de prospecção de clientes é dominar o seu produto de cabo a rabo. Quanto mais afinado você estiver com cada detalhe daquilo que está vendendo, mesmo que seja mínimo, melhor conseguirá identificar o tipo de cliente em potencial mais adequado. Além do mais, isso vai te dar um up para aperfeiçoar suas abordagens na hora do papo com esses leads. Algumas coisas que é bom você ficar alerta sobre seu produto enquanto se prepara para prospectar incluem:
- Quais são as funcionalidades, como elas operam e como são úteis para o cliente.
- O que faz seu produto se destacar dos concorrentes.
- Quais objeções alguém pode levantar para não fechar negócio com você.
Defina bem suas personas
Persona é basicamente um retrato meio fictício do cliente dos sonhos de uma empresa, criado a partir de dados demográficos, comportamentais e traços específicos. Essa figurinha ajuda a entender as necessidades, desafios e motivações do público-alvo, dando uma luz nas estratégias de marketing e vendas. Quando você monta um esquadrão de personas, fica mais fácil mirar mensagens e serviços de um jeito super personalizado, o que só faz crescer a eficiência das ações e a alegria do cliente. Umas lições bacanas que dá para tirar das personas incluem:
- Informações da empresa
- Setor
- Tamanho/número de funcionários
- Localização
- Faturamento
- Informações individuais
- Cargo da persona na organização
- Motivações
- Pontos fracos/desafios
- Metas
- Os benefícios que recebem do seu produto/serviço.
Quando você começa a construir sua lista de prospecção de clientes, essas informações serão essenciais para você desenhar uma abordagem mais específica para entrar em contato com o lead, fazendo com que ele te escolha diante de tantos concorrentes.
Organize suas informações de prospecção
É claro que você vai reunir um monte de info sobre os prospects antes mesmo de dar aquele alô. Mas onde você vai organizar tudo isso?
Não tem uma regra gravada em pedra, mas a gente sugere utilizar um CRM. Essas plataformas automatizadas fazem toda a diferença para manter o controle de cada etapa do seu esquema de prospecção. E o melhor é que o CRM ainda te dá aquela força para saber se o lead já foi abordado, quando foi, qual vendedor abordou, por qual canal… Muitos detalhes que fazem toda a diferença na hora de gerenciar a sua prospecção.
Gere lista de prospecção de clientes qualificados
Então… por onde começar?
Eu sei que tem um mundão de opções, tá? A internet é um universo gigante, cheio de jeitos diferentes de caçar os seus futuros clientes. Vamos dar uma olhada em algumas das principais maneiras que os vendedores encontram prospects online.
3 maneiras de construir sua lista de prospecção de clientes
1. Navegue na internet para encontrar prospects
Esse esquema se destaca quando você tem alguns detalhes específicos em mente. Aposto que já tem pelo menos algumas empresas na mira que você quer puxar pro seu lado. Então, aqui você vai lá no site delas em busca das informações que te ajudem a entrar em contato. A maioria dos sites de empresas não entrega muita coisa sobre como entrar em contato com elas. Normalmente é um e-mail genérico ou número de telefone do escritório. É complicado achar o responsável ou um tomador de decisão usando só esses detalhes de contato, né? Vamos para uma outra forma então.
2. Use o LinkedIn para construir sua lista de prospecção de clientes.
Você pode participar ativamente em grupos relacionados ao seu produto ou serviço, criando conexões para identificar potenciais clientes entre os membros do grupo. Assim como fazer uma busca na lista de funcionários das empresas que você quer prospectar.
Ter uma rotina ativa no Linkedin é uma boa tática, mas para gerar mais volume de leads com o dado da pessoa certa que você tem que contatar e em menor tempo, é mais indicado usar uma ferramenta que possa ajudá-lo.
Quer se conectar com o tomador de decisão ideal para você de uma maneira mais escalável e fácil? Então me permita dizer que, a partir da entrega de leads com dados dos tomadores de decisão validados por inteligência artificial, a Speedio é uma plataforma estratégica para você falar com as pessoas certas de cada empresa.
Além de trazer várias informações do seu lead, garantimos mais de 80% de assertividade nos dados, a maior taxa de assertividade do mercado atualmente. Isso não sou eu que estou dizendo, foi a B2B Awards 2023 que nos elegeu como a melhor plataforma de Dados de qualidade, Geração de leads B2B e Pré-vendas.
3. Usar uma ferramenta de inteligência de dados para prospecção.
Essa é uma das formas mais convenientes de montar uma lista de prospecção de clientes. Não precisa ficar perdendo horas na internet garimpando dados dos seus prospects quando dá pra usar filtros de busca numa plataforma que te ajuda a achar as empresas no perfil exato que você está mirando, com informações do seu comprador ideal.
Existem muitas plataformas de inteligência de vendas por aí. Mas, se me permite a propaganda, vou apresentar a você como nossa plataforma pode montar listas verdadeiramente assertivas para sua prospecção ativa.
Montando a melhor lista de leads com a Speedio
Por que construir uma lista quando você pode simplesmente comprar uma?
Construir uma lista de prospecção de clientes é como preparar um bolo do zero. Assim como escolhemos cuidadosamente os ingredientes para um bolo delicioso, ao criar uma lista de prospecção de clientes, selecionamos leads e dados relevantes com precisão.
Comprar uma lista pronta seria como adquirir um bolo pré-fabricado que pode conter ingredientes de qualidade inferior, não atender exatamente às nossas preferências e, pior ainda, podem não estar em conformidade com padrões específicos, assim como uma lista comprada pode não estar em conformidade com leis de privacidade.
O Luan Veloso, diretor comercial da agência de marketing digital Voortz, conseguiu levar 85% dos leads gerados na nossa plataforma para a negociação, aumentando as suas vendas por causa da melhor qualidade dos leads que prospecta.
Já na empresa de Renato Rush, a Speedio ajudou a filtrar empresas de pequeno, médio e grande porte com dados de decisores disponíveis, o que resultou em um aumento de cerca de 40% nas vendas em um mês.
“Para quem não conhece ainda e tem curiosidade ou um pouco de pé atrás, eu super recomendo. É uma ferramenta muito boa mesmo, confiável e que o pessoal dá suporte. Testem, por que vale muito a pena.” Renato Rush, Analista de Marketing Digital
O que acha de fazer um teste gratuito na nossa plataforma e tirar as próprias conclusões? Prepare-se para ter resultados tão ou mais incríveis como os de Luan e Renato!