O mundo empresarial tem se mostrado cada vez mais avançado e competitivo, fazendo com que a prospecção de clientes seja indispensável para o crescimento e o sucesso de qualquer tipo de empreendimento. No entanto, encontrar as empresas certas para direcionar os esforços pode ser desafiador.
Por isso, é de extrema importância saber mais sobre a lista de empresas para prospecção grátis, a fim de desenvolver o seu modelo de negócio. Conheça, neste artigo, algumas formas de utilizar essas listas e melhorar a qualidade da abordagem em relação aos seus clientes.
Neste post você verá
Comprar lista de leads prontas e listas de mailing
Comprar listas de leads prontas ou listas de mailing genéricas pode ser uma alternativa para fortalecer a prospecção. No entanto, esta não é uma das abordagens mais eficientes para estreitar laços com os clientes, tendo em vista que pode apresentar uma série de implicações éticas e legais.
O processo, como um todo, é bem simples e pode ser feito on-line. Muitas empresas especializadas nesse processo oferecem um tipo de catálogo com base em segmentações, por onde a empresa poderá escolher aquelas características que melhor lhe servem como cliente ideal.
Quais são as desvantagens?
É muito comum que as listas de compras contenham informações desatualizadas, imprecisas ou, até mesmo, falsas, atrapalhando no processo de prospecção. Isso acaba resultando em uma base de dados com baixa qualidade e com leads que sequer estão interessados nos seus produtos ou serviços.
Além disso, o envio de e-mails não solicitados para pessoas que não deram permissão pode acabar prejudicando a reputação da sua marca. As mensagens indesejadas são, com muita frequência, associadas a práticas de SPAM, trazendo um impacto claramente negativo.
Outro ponto que deve ser mencionado como desvantagem é a baixa taxa de conversão. Afinal, os leads da lista comprada podem não ter qualquer interesse nos seus produtos ou serviços. Consequentemente, isso leva a baixas taxas de conversão, já que a empresa está tentando se conectar com um público que, talvez, não seja receptivo.
Prospectar utilizando somente o LinkedIn
O LinkedIn é uma plataforma que possibilita a prospecção B2B. Essa estratégia é muito eficaz, mas pode funcionar ainda melhor se estiver aliada a uma outra plataforma, potencializando os resultados. O primeiro passo para fazer com que funcione é otimizar o perfil da empresa.
Em seguida, também será preciso definir um público-alvo, identificando claramente quem são os verdadeiros clientes. Por meio dessa simples ação, ficará mais fácil direcionar a busca e as interações para as pessoas realmente interessadas.
Utilizar filtros de pesquisa avançada também pode fazer uma grande diferença. Para isso, basta utilizar os recursos avançados de pesquisa para segmentar os resultados. A filtragem pode ser feita por localização, setor, cargo, empresa ou outros critérios desejados.
Quais são as desvantagens?
Existem algumas desvantagens na prospecção via LinkedIn, muito embora seja um método eficaz. São elas:
- Saturação e competição de mercado, tendo em visto que o LinkedIn é uma plataforma muito popular, trazendo dezenas de profissionais e empresas para um único local;
- Possível percepção de invasão de privacidade, pois alguns usuários sentem que essa técnica é invasiva, principalmente se as mensagens não forem personalizadas ou relevantes como esperam;
- Limitação de mensagens e conexões na plataforma, pois o LinkedIn impõe limites ao número de mensagens e de convites que podem ser enviados diariamente, evitando uma onda de SPAM;
- Tempo e esforço gastos, pois essa ação pode acabar consumindo muito tempo, especialmente para encontrar leads relevantes, personalizar as mensagens e construir relacionamentos.
Prospectar utilizando somente o Google
A prospecção de clientes somente pelo Google pode ser feita de várias maneiras, adotando estratégias on-line. Uma delas é a otimização para mecanismos de busca, também conhecida como SEO, que garante que o site seja otimizado por meio da inclusão do uso de palavras-chave e criação de conteúdo de qualidade.
Outra forma de prospectar é utilizando as ferramentas do Google, como o Google Ads, o Google My Business e o Google Analytics. No entanto, é válido lembrar que utilizar somente essa plataforma não garantirá tanta efetividade quanto prospectar em conjunto.
Quais são as desvantagens?
As principais desvantagens da prospecção somente pelo Google envolvem os custos, pois as campanhas do Google Ads podem acabar se tornando muito caras, especialmente em setores que possuem uma grande competitividade.
Além disso, a concorrência é muito intensa, fazendo com que a competição por palavras-chave se torne cada vez mais complexa. Também é importante mencionar a dependência de algoritmos e o longo tempo de espera para que os resultados orgânicos comecem a aparecer.
Prospectar utilizando somente dados da Receita Federal
Prospectar utilizando apenas os dados da Receita Federal pode ser um verdadeiro desafio, especialmente porque envolve a privacidade e a proteção de dados de muitos usuários que deixam suas informações expostas na internet. Além disso, ainda há chances de esbarrar nas Leis de Proteção de Dados instauradas no país.
De uma forma geral, é uma estratégia inteligente de se utilizar, tendo em vista que os dados são mais precisos e atualizados com base em informações recentes. No entanto, não é muito eficaz se for utilizada de maneira isolada.
Quais são as desvantagens?
Dentre as principais desvantagens da utilização desse método, é possível mencionar:
- Riscos de segurança, pois há um manuseio de dados sensíveis;
- Consentimento necessário, pois para coletar e utilizar informações da Receita Federal é preciso obter o consentimento explícito dos indivíduos;
- Falta de personalização, onde há uma certa dificuldade para personalizar mensagens na prospecção de uma forma relevante e eficaz;
- Custo e complexidade tecnológica, visto que há uma série de custos envolvidos na sua utilização sem o apoio de outras plataformas.
Prospectar utilizando Speedio
Ter uma lista de prospecção é de extrema importância para sustentar o sucesso do seu negócio. Por isso, a Speedio decide reunir as melhores plataformas em um único lugar para montar o ICP (perfil de cliente ideal) e garantir os leads mais relevantes para o que precisa naquele momento.
Por meio das listas disponibilizadas pela Speedio, as empresas podem obter dados de qualidade totalmente atualizados, em conformidade com as leis e, ainda por cima, de maneira integrada com a Receita Federal, o LinkedIn e os serviços Google.
Outro ponto extremamente positivo é que a Speedio oferece um teste gratuito de 50 leads para consulta, além de mais 30 para a exportação, permitindo a conferência do serviço para garantir qualidade.
A prospecção é uma etapa essencial para qualquer empresa, pois é a oportunidade perfeita para conseguir encontrar o modelo ideal de cliente. Sendo assim, utilizar lista de empresas pode ser uma estratégia válida e ágil.