O que é funil de vendas ampulheta

Entenda o conceito e as etapas do funil de vendas ampulheta e como ele pode dar maior controle no processo de vendas e pós-vendas. 

O funil de vendas ampulheta é um modelo de funil de vendas que tem sido cada vez mais utilizado por empresas de diversos setores e tamanhos para aumentar suas vendas e conversão de leads em clientes, principalmente no B2B

Caso queira se informar mais sobre o tema funil de vendas, desenvolvemos um artigo completo que explica o funcionamento do funil de vendas outbound

Funil de vendas ampulheta

O que é um funil de vendas ampulheta?

O modelo de ampulheta é uma evolução do funil de vendas, que adiciona duas novas etapas à jornada do cliente: retenção e lealdade. Essas etapas são fundamentais para manter o cliente satisfeito e engajado com a marca, tornando-o um cliente fiel.

Neste modelo, a etapa de retenção é a primeira fase do pós-venda, em que a empresa busca manter o contato com o cliente e garantir que ele esteja satisfeito com a compra realizada. Nessa fase, a empresa pode oferecer suporte técnico, tirar dúvidas e fornecer informações adicionais sobre o produto ou serviço adquirido.

Caso queira aprender mais sobre esse processo de pós-venda, recomendamos a leitura do artigo: o que é Customer Success?

Já a etapa de lealdade é a última fase do funil ampulheta, em que a empresa busca transformar o cliente satisfeito em um cliente fiel. Nessa fase da jornada do consumidor, a empresa pode oferecer promoções exclusivas, programas de fidelidade e outras iniciativas para garantir que o cliente continue comprando da marca.

A inclusão dessas duas etapas no funil de vendas ampulheta é extremamente importante, pois reconhece a importância da fidelização do cliente para o sucesso a longo prazo da empresa. Afinal, manter um cliente fiel é muito mais rentável do que adquirir novos clientes constantemente.

No entanto, para implementar um funil ampulheta eficaz, é preciso estar disposto a investir em estratégias de retenção e lealdade, bem como em ferramentas de automação de marketing que possam ajudar a gerenciar essas etapas da jornada do cliente.

Alguns exemplos de estratégias que podem ser usadas nas etapas de retenção e lealdade incluem:

  • Oferecer suporte técnico eficaz para resolver problemas e tirar dúvidas do cliente;
  • Enviar e-mails personalizados com conteúdo relevante e promoções exclusivas;
  • Realizar pesquisas de satisfação para entender melhor as necessidades do cliente;
  • Oferecer programas de fidelidade e benefícios exclusivos para clientes fiéis;
  • Criar conteúdo educacional, como webinars e tutoriais, para ajudar os clientes a aproveitar ao máximo seus produtos ou serviços.
Funil de vendas ampulheta

Como funcionam as fases de desenvolvimento da ampulheta de vendas?

Conscientização

Essa é a primeira etapa do funil de vendas ampulheta, na qual o lead toma conhecimento da existência do produto ou serviço oferecido pela empresa. Nessa fase, é importante que a empresa crie estratégias de marketing eficazes para atrair a atenção do público-alvo, seja por meio de anúncios em redes sociais, e-mail marketing ou SEO em mecanismos de busca.

Interesse 

Nessa etapa, o lead já conhece o produto ou serviço e começa a buscar mais informações sobre ele. É importante que a empresa disponibilize informações claras e objetivas sobre o produto, seus benefícios e vantagens em relação à concorrência. 

É também fundamental que a empresa responda a quaisquer dúvidas e questionamentos do cliente, para que ele se sinta mais seguro e confiante em relação à compra.

Consideração

Aqui, o lead começa a considerar a possibilidade de realizar a compra. É importante que a empresa forneça argumentos sólidos para convencer o lead a comprar, como depoimentos de outros clientes satisfeitos, demonstrações do produto ou serviço em funcionamento ou informações adicionais sobre a garantia e suporte técnico.

Decisão

Essa é a etapa em que o cliente decide realizar a compra. É fundamental que a empresa facilite ao máximo esse processo, oferecendo opções de pagamento simples e práticas, bem como um processo de compra intuitivo e seguro. A empresa também deve enviar um e-mail de confirmação da compra, agradecendo ao cliente pela preferência.

Retenção 

Essa é a etapa pós-venda, na qual a empresa mantém contato com o cliente após a compra para garantir sua satisfação e oferecer suporte técnico. É importante que a empresa esteja disponível para ajudar o cliente em caso de dúvidas ou problemas, por meio de um canal de atendimento eficaz e ágil.

Lealdade

Essa é a última etapa do funil de vendas ampulheta, na qual a empresa busca transformar o cliente satisfeito em um cliente fiel. É importante que a empresa ofereça promoções exclusivas e programas de fidelidade para incentivar o cliente a comprar novamente no futuro.

A empresa também pode solicitar feedback ao cliente para identificar áreas de melhoria e aprimorar a qualidade do produto ou serviço oferecido. 

A Speedio no funil de vendas ampulheta

O funil de vendas ampulheta é uma evolução do tradicional funil de vendas, mas que reconhece a importância das etapas de retenção e lealdade na jornada do cliente. Mas como a Speedio se encaixa nisso?

A Speedio é uma plataforma de big data que sabe tudo sobre todas as empresas ativas no Brasil. Com essas informações, você pode realizar o outbound e prospectar ativamente as empresas que fazem parte do seu ICP com mais eficiência. Desse modo, o lead tem muito mais chances de percorrer pelo funil de vendas até a conversão.

Mas não para por aí. As informações levantadas pela plataforma também poderão ser úteis no momento que o funil virar uma ampulheta. Isso porque se você vai atrás de clientes que fazem parte do seu ICP, já sabe o que deve ser feito para fidelizar seus clientes.

Ter uma ferramenta que está de acordo com a LGPD e fornece dados de qualidade só vai trazer benefícios para sua empresa, ainda mais se você adotar a estratégia de vendas correta. Agende uma demonstração gratuita e conheça nossa plataforma.

Gere leads B2B
para sua empresa
Conheça a Speedio, melhor ferramenta de big data para geração de leads B2B do Brasil!