Como montar um fluxo de cadência de e-mails

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Uma dúvida muito comum é a de como montar um fluxo de cadência que seja eficiente. Vale lembrar, antes de tudo, que o fluxo de cadência permite a criação de uma rotina de contato, prospecção ativa e, finalmente, vendas!

Fluxo de cadência, o que é?

Fluxo de cadência é uma estratégia de vendas que organiza sequências de interações (e-mails, ligações, mensagens) com potenciais clientes em períodos específicos, visando avançar nas etapas do funil de vendas de maneira organizada e estratégica, aumentando as chances de conversão de leads em clientes efetivos.

É crucial que o fluxo de cadência seja bem planejado e suas etapas e mensagens sejam personalizadas e relevantes para o lead. Isso significa entender as necessidades, desafios e pontos de dor do lead para poder oferecer soluções adequadas e convincentes ao longo de toda a jornada de compra.

Eficazes fluxos de cadência são frequentemente apoiados por CRM (Customer Relationship Management) e outras ferramentas de automação de vendas, que ajudam a organizar, monitorar e otimizar essas atividades de engajamento com os leads.

Isso permite que os vendedores mantenham um acompanhamento consistente e gerenciem múltiplos leads de maneira eficiente, assegurando que nenhuma oportunidade seja perdida.

Fluxo de cadência no processo de vendas

Há diversas estratégias a considerar ao planejar um fluxo de cadência bem estruturado e coerente no processo de vendas, e algumas delas são mais indicadas para empresas maduras.

Estratégia de tempo no fluxo de cadência

Quando estamos falando em como montar um fluxo de cadência, as estratégias são pensadas em número de e-mails (ações) e em quantos dias durará o fluxo.

Podemos pensar em um campanha com esses aspectos:

  • 5 e-mails no total
  • A campanha durará 10 dias
  • Serão 2 dias de intervalo entre um e-mail e outro.

Ou seja, a estratégia 5 x 10 sugere que sua empresa realize 5 contatos no período de 10 dias. Não precisa ser necessariamente um contato a cada dois dias ou algo parecido, isso fica livre, podendo ter mais de um em apenas um dia. Mas nesse caso, estruturamos a campanha dessa forma!

Estratégia de ações

Como é de se imaginar, seguindo a lógica que apresentamos, a estratégia 5 x 10 determina que 5 contatos sejam feitos em 10 dias. Sugestão de cronograma:

  • Intercale e-mails curtos e longos na cadência;
  • Tenha e-mails de follow-up; 
  • Use elementos audiovisuais como: um vídeo, um gif ou imagem para deixar o conteúdo mais dinâmico.

Vale a pena ressaltar que estas estratégias são benéficas porque não precisam ser necessariamente utilizadas apenas na prospecção B2B. Elas podem, na verdade, ser postas em práticas em qualquer etapa do fluxo de vendas da sua empresa.

Fluxo de cadência

Como evitar spams

Planejar um fluxo de cadência efetivo está intimamente ligado ao fluxo de e-mail. É fundamental programá-los de forma adequada para que se alcancem os benefícios de produtividade e vendas almejados. 

É crucial evitar erros simples, mas altamente prejudiciais, para alcançar seus objetivos. Isso inclui entender a diferença entre o envio de e-mails legítimos e o envio de spam. Você tem conhecimento para distinguir entre essas duas formas de comunicação por e-mail?

O que tem no spam?

Pense naqueles e-mails indesejados que você recebe – os spams. São e-mails genéricos, com conteúdo nada direcionado e com excesso de HTML, palavras como (clique aqui, compre já, garanta o seu), imagens que não carregam.

Ou seja, é até possível dizer que os spams acabam atingindo o objetivo contrário ao que se propõem, uma vez que podem mesmo afastar os clientes em potencial, em vez de aproximá-los. 

É exatamente o contrário do que você deseja quando pensa em como montar um fluxo de cadência com envio de e-mail. Caso tenha alguma dúvida sobre personalização, nós desenvolvemos um artigo sobre como utilizar cold e-mail.

Melhores práticas no fluxo de cadência

Segmente seu público-alvo

Agrupar leads é uma prática essencial para profissionais de marketing, e é considerada a regra básica do e-mail marketing efetivo. 

É recomendado segmentar os contatos de acordo com seus interesses, localização demográfica, comportamento, entre outras variáveis relevantes, e utilizar essas informações para estabelecer uma conexão pessoal com o destinatário. Essa abordagem pode ser altamente eficaz em criar uma sensação de proximidade e relevância para o público-alvo. 

Personalize seus e-mails

Existem inúmeras pesquisas comprovando que personalizar seus e-mails garante maiores taxas de abertura. Mas personalizar significa ir além da linha de assunto e da saudação.

Pesquise o melhor horário para enviar os e-mails, invista tempo em criar personas: somente assim você terá a certeza de que os seus clientes receberão e-mails customizados de acordo com suas especificidades e dores. 

Pense bem na linha do assunto

Embora pareça simples e até óbvio, muitos profissionais de marketing não dão a devida importância ao assunto do e-mail. Acredite, ele pode influenciar as suas taxas de abertura. A primeira regrinha a se seguir é que seja breve: a linha de assunto não deve ter mais que 50 caracteres.

Coloque o nome do destinatário da mensagem no assunto; pense em palavras que atiçam a curiosidade do prospect. Seja criativo e use frases atraentes para fisgar a atenção. 

O assunto deve ser intrigante e vago ao mesmo tempo: pense em como o seu cliente ideal pode se beneficiar do e-mail. Ah, evite palavras como “promoção” e “desconto”, assim como frases em caixa alta.

Seja breve e preciso:

Coloque-se no lugar do seu cliente. Assim como ele, você é muito ocupado e tem centenas de e-mails enchendo sua caixa de entrada todos os dias. Escreva e-mails curtos e simples, afinal, na maioria das vezes apenas damos uma olhada rápida no conteúdo, enquanto escaneamos algumas palavras e imagens que nos chamam a atenção. Além disso, e mails muito longos tem mais chances de irem para a caixa de spam

Tenha sempre um CTA:

O CTA (Call To Action – ou “chamada de ação” em português) é quase obrigatório nos seus e-mails. É ele quem vai levar o seu cliente a fazer a ação que você espera dele. Use palavras fortes, curtas e de impacto, além de cores contrastantes, que se destaquem no design do e-mail. Normalmente usa-se o botão de CTA no final do e-mail.

Como montar uma boa copy

Copy (ou copywriting) é uma forma persuasiva de escrita. A finalidade, com o uso dela, é conquistar o seu leitor, de forma que você o influencie a tomar a decisão que você deseja.

Então, convenhamos, uma boa copy é indispensável. Todo o processo de vendas está intimamente ligado ao outbound marketing e costuma ter ainda uma “chamada para ação” ou CTA.

Isso porque você deve conhecer o seu público, as estratégias para alcançá-lo e como chegar nele (gatilhos mentais, histórias, informações relevantes). Ao mesmo tempo, precisa deixar claro o que você indica com aquele texto – o CTA.

Gifs em e-mail marketing

O uso de GIFs podem ser um aliado importante na sua estratégia, bem usados, eles deixam o e-mail mais dinâmico, aumentam o engajamento do público e muitas vezes ajudam a mostrar o seu produto e a linguagem de comunicação da sua marca.

Use GIFs para representar uma reação, por exemplo: ao invés de escrever ‘’Claro, vamos lá’’ experimente usar uma imagem animada de “joinha “/”tudo bem!’’.

GIFs podem ser usados também para representar destacar uma ação ou algo mais discreto para direcionar a uma oferta, ou palavra importante do seu texto!

Eles podem também ser usados para apresentar parte dos seus produtos, algo que remeta o uso e eficiência dele, ou até mesmo porque não imagens do seu próprio produto/serviço em movimento?

Assinatura do e-mail

É muito importante que ao final dos seus e-mails, a sua assinatura de e-mail esteja lá!

Seja para fins como: o contato identifica o seu nome, e-mails, telefones e sente mais confiança em falar com alguém que está acessível. Importante a assinatura não ser uma imagem, assim a pessoa poderá copiar e colar as informações do seu contato.

  • Gera autoridade e credibilidade ao conteúdo do e-mail;
  • Ajuda na identificação da sua marca;
  • Utilize ícones das redes sociais pois aumenta a possibilidade de interação por outros canais de mídias.

Quando enviando e-mails em enormes quantidades, talvez você tenha que evitar tanto a assinatura do e-mail quanto menção à sua empresa no próprio e-mail. Mas isso aqui é em casos muito específicos, quando enviando dezenas de milhares de e-mails por mês.

Agora você já sabe o poder que um bom conteúdo pode ter. Faça seus testes, experimente por si próprio. Garantimos que a taxa de conversão de seus e-mails vai melhorar! Vale muito a pena também conhecer as 7 melhores práticas de automação de marketing.

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