14 Ferramentas para capturar informações de leads

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A captação de leads é um dos primeiros passos de qualquer processo de vendas. Para saber como conquistar um cliente, você precisa saber quem tem potencial para se tornar um. 

Nessa etapa, está envolvido um conjunto de estratégias pensadas e executadas com a intenção de manter um fluxo de geração de demanda para as equipes de vendas.

Ao longo desse processo, diferentes ferramentas podem contribuir para a otimização, para o ganho de inteligência e para a eficiência da captação de leads.

Neste artigo, falaremos sobre 14 ferramentas que fazem muita diferença na hora de capturar informações de leads.  

Quais os 10 melhores CRM de vendas?

Com a ajuda de um CRM (Customer Relationship Management), você consegue gerenciar as informações dos clientes e acompanhar o lead em sua jornada de compra. 

Conheça abaixo os principais CRM do mercado e saiba como eles ajudam no seu processo de prospecção de leads.

1 – Agendor

O Agendor é um CRM de vendas brasileiro com mais de 10 anos de mercado e mais de 10 mil empresas em sua base de clientes. Ele é reconhecido no mercado B2B pela sua facilidade de uso, pelo suporte rápido e pelo ótimo custo-benefício.

Com foco em equipes de vendas consultivas, o CRM do Agendor atende tanto gestores comerciais quanto vendedores externos e internos, trazendo praticidade e agilidade para todas as etapas do processo comercial.

Entre as suas principais funcionalidades estão: 

  • Múltiplos funis de vendas
  • Geração de leads em parceria com a Speedio
  • Campos obrigatórios por etapa do funil
  • Geração de propostas personalizadas
  • Envio de e-mails no CRM
  • Campos personalizados
  • Cadastro de empresas e pessoas
  • Calendário de atividades
  • Automações de tarefas e e-mails
  • Relatórios e métricas de vendas
  • Telefone virtual com inteligência artificial
  • Personalizações e integração com WhatsApp.

Além disso, a plataforma conta com aplicativos móveis gratuitos e API aberta para integração com outros softwares.

O Agendor disponibiliza um plano gratuito, com acesso às funcionalidades básicas da ferramenta, e planos pagos completos a partir de R$ 53 mensais por usuário.

2 – Hubspot

O Hubspot se destaca por ser uma plataforma com uma interface intuitiva e por sua multifuncionalidade. Além de ajudar a automatizar suas estratégias de marketing, ele colabora para o gerenciamento efetivo de potenciais clientes através do processo de vendas. 

Além disso, a integração com diversas outras ferramentas de marketing digital o torna esse CRM um lugar de centralização das demandas de marketing e vendas.

3 – Salesforce

O Salesforce é uma ferramenta de CRM potente e amplamente adotada por várias empresas ao redor do mundo, conhecida por suas capacidades analíticas profundas e customização. 

Ele não só ajuda a traçar e prever a jornada do cliente, mas também oferece insights valiosos que podem auxiliar a personalizar estratégias de vendas, alinhando-as de forma mais precisa com as necessidades e comportamentos do público-alvo.

4 – Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de CRM que colabora para a eficiência em vendas. Sua estrutura foi pensada para simplificar o follow-up de leads e de clientes, promovendo uma visão clara do funil de vendas. Seus recursos de automação e personalização ajudam as equipes a conduzir leads de maneira mais fluida através do ciclo de vendas.

5 – Ploomes

A Ploomes se destaca por ser uma ferramenta de CRM brasileira que visa atender às necessidades do mercado local. 

Além de fornecer um panorama completo sobre o funil de vendas, ela assiste na gestão de tarefas, otimizando os processos diários das equipes de vendas.

6 –  RD Station

Focado em automação de marketing e CRM, o RD Station permite criar, automatizar e monitorar diferentes etapas da jornada de compra. 

Essa ferramenta é uma forte aliada na conversão de leads, atuando tanto na captação quanto na nutrição e conversão destes em clientes.

7 – Piperun

Com uma proposta de simplificar a rotina de vendas, o Piperun oferece automações que auxiliam tanto na gestão de leads quanto no fechamento de negócios.

Ela enfatiza a otimização do tempo das equipes e a promoção de uma rotina de vendas sem complexidades.

8 – Bitrix24

O Bitrix24 oferece um amplo conjunto de ferramentas de CRM, colaboração e gestão de projetos. Por isso, se destaca como uma solução completa para gerenciar comunicações internas e externas. 

A diversidade de funcionalidades visa atender diferentes necessidades das equipes de vendas e gestão.

9 – Totvs

A Totvs é reconhecida por suas soluções em tecnologia. Esse CRM é uma ferramenta robusta e que alia gestão de vendas e inteligência de negócios.

Dessa forma, ela colabora para a realização de análises precisas e um gerenciamento de relações com clientes bem estruturado.

10 –  Funil de vendas

O Funil de Vendas é um CRM que foca na simplicidade e praticidade. Ele oferece funcionalidades que ajudam as empresas a entender e gerenciar suas oportunidades de vendas.

Essa ferramenta é útil para acompanhar todas as etapas do funil e contribuir para a identificação de gargalos e oportunidades.

Onde gerar leads grátis?

Conhecer os locais onde é possível gerar leads de forma gratuita e eficaz é um diferencial competitivo, especialmente para startups e empresas com orçamentos mais restritos.

Aqui vamos explorar três plataformas essenciais para essa tarefa: compreender como elas podem ser utilizadas estrategicamente para a geração de leads B2B sem custo adicional.

1 – Teste gratuito da Speedio para capturar informações de leads

Na busca por leads de alta qualidade, a Speedio se destaca por permitir acesso a uma variedade de dados de clientes potenciais. Não apenas facilita a aquisição, mas também a qualificação de leads, garantindo que a equipe de vendas esteja sempre equipada com informações que facilitam as conversões.

A Speedio utiliza mais de 100 fontes de dados, incluindo a Receita Federal e o LinkedIn. A diferença é que através do big data, a Speedio cruza essas informações com centenas de outras, o que traz mais confiabilidade e menos trabalho na hora de gerar leads de acordo com o seu ICP.

Faça hoje mesmo um teste gratuito da Speedio e veja como é gerar leads de qualidade em questão de minutos!

Teste gratuito Speedio

2 – Google

O Google não é apenas um mecanismo de pesquisa, mas também uma mina de ouro para geração de leads quando utilizado corretamente. Através do Google Analytics, por exemplo, os “visitantes do site” podem ser analisados em detalhe, fornecendo informações sobre como os usuários interagem com seu site, o que pode informar estratégias futuras para conversão desses visitantes em leads. 

Além disso, utilizando técnicas de SEO (Search Engine Optimization), é possível atrair clientes em potencial qualificados para o seu site ao otimizar para palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço, sem a necessidade de investimento direto em publicidade paga.

3 – LinkedIn

O LinkedIn não é apenas uma rede social para profissionais, mas também uma poderosa ferramenta de geração de leads para empresas B2B. Participar de grupos relevantes da indústria e postar conteúdo valioso para o seu público-alvo no LinkedIn pode posicionar a sua empresa como uma líder de pensamento em seu campo, atraindo leads de forma orgânica e gratuita.

4 – Receita Federal

Os dados públicos disponíveis no site da Receita Federal podem ser extremamente valiosos. Através de pesquisa manual as empresas podem identificar possíveis novos clientes e criar uma “lista de prospecção” para entrar em contato. 

Esta abordagem pode ser particularmente útil para empresas que oferecem serviços para outras empresas, como agências de marketing, firmas de contabilidade, ou consultores de TI.

Os melhores dados te fazem encontrar os melhores leads

Na hora de escolher um CRM, nosso conselho é: mais do que considerar o preço, pense também em como essa ferramenta pode te ajudar a maximizar o retorno do seu investimento e garantir uma geração de demanda contínua e que traga, constantemente, novas oportunidades. 

A captação de leads é uma das etapas mais básicas do processo de vendas. Ela envolve a atração de quem tem mais probabilidade de se tornar seu cliente. Contudo, para prosseguir no pipeline, o lead precisa atender a pré-requisitos estabelecidos pela organização. 

Durante o processo, para capturar informações de leads de maneira eficiente, é importante ter acesso à ferramentas que otimizam essa tarefa. Neste artigo, apresentamos opções que se encaixam nos diferentes tipos de orçamento. Qual delas parece se encaixar melhor no seu negócio?