A técnica AIDA, que consiste nas etapas de Ação, Interesse, Desejo e Ação, é uma ferramenta poderosa no arsenal de marketing, pois proporciona uma estrutura clara para atrair e persuadir os consumidores. Ela é essencial no processo de captar leads e não pode ser ignorada pelas empresas.
Neste artigo, vamos explorar os principais exemplos práticos sobre como aplicar a técnica AIDA em diferentes contextos, desde os anúncios publicitários até as campanhas de e-mail marketing que poderão fazer a completa diferença no engajamento com o público e em sua conversão para clientes fiéis.
Neste post você verá
Exemplo da técnica AIDA na fase de Atenção
A técnica AIDA na fase de atenção pode ser destacada em dois exemplos.
Exemplo 1: Anúncio visual de grande impacto
Imagine um anúncio que inicia com uma imagem vibrante e provocativa, capturando, de forma instantânea, a atenção do espectador. Uma marca de moda pode utilizar as cores vivas e design arrojado para destacar os seus produtos, garantindo que os consumidores se detenham para explorar mais.
Exemplo 2: Título cativante em conteúdo online na técnica AIDA
Ao criar conteúdo online, como blogs, um título intrigante é crucial para conquistar a atenção. Por exemplo, é possível criar um artigo intitulado de “5 segredos revelados para uma vida mais saudável”. Imediatamente desperta curiosidade, incentivando os leitores a continuar a leitura.
Durante a fase de atenção da técnica AIDA, é importante levar em consideração qualquer oportunidade de negócio que possa surgir. O foco do cliente deve ser voltado para as ofertas e para o conteúdo que aquela marca em específico tem a oferecer.
Exemplo da técnica AIDA na fase de Interesse
A técnica AIDA na fase de interesse pode ser presentada pelos seguintes exemplos:
Exemplo 1: Descrição de produto persuasiva para converter prospects
Em uma loja online, a descrição de um produto deve ir além das especificações técnicas. Por exemplo, ao vender um smartphone, destaque não apenas as características, mas também os seus benefícios, como a câmera de alta resolução para capturar momentos inesquecíveis ou a durabilidade da bateria, que é maior do que as de outras marcas.
Exemplo 2: Contação de histórias em vídeo de marca para desvendar oportunidades de negócio durante a técnica AIDA
Empresas que incorporam a técnica AIDA em vídeos de marca podem cativar o interesse dos espectadores contando algumas histórias envolventes. Uma empresa de viagens pode compartilhar experiências emocionantes com os clientes, despertando o desejo de explorar destinos incríveis e realizar o sonho de ir para algum outro lugar.
Durante a fase de interesse, é indispensável que as empresas fiquem atentas à forma como irão manter os seus clientes fixados no produto que têm a oferecer. A partir disso, torna-se muito mais fácil guiá-los por meio da jornada até que fechem o negócio.
Exemplo da técnica na fase de Desejo
A técnica AIDA na fase de desejo pode ser presentada pelos seguintes exemplos:
Exemplo 1: Ofertas exclusivas e limitadas levando em consideração as necessidades do cliente
Criar uma sensação de urgência por meio da técnica AIDA é uma maneira eficaz de intensificar o desejo. Uma loja online pode oferecer descontos exclusivos por tempo limitado, incentivando os clientes a agirem imediatamente para aproveitar a oferta especial e, consequentemente, levarem para casa algum produto ou serviço.
Exemplo 2: Depoimentos e avaliações impactantes ao longo do processo de vendas
Depoimentos de clientes satisfeitos são uma ferramenta poderosa para construir o desejo. Uma empresa de serviços pode destacar, por meio da técnica AIDA, depoimentos autênticos em seu site, mostrando como seus serviços resolveram problemas específicos e atenderam às expectativas de cada cliente.
Durante a fase de desejo da técnica AIDA, é válido levar em consideração que, nem sempre, o cliente pensará em comprar, em primeiro momento, o produto ou serviço oferecido. Sendo assim, é imprescindível despertar esse desejo por meio de propagandas atrativas e depoimentos convincentes.
Exemplo da técnica AIDA na fase de Ação
A técnica AIDA na fase de ação pode ser presentada pelos seguintes exemplos:
Exemplo 1: Chamadas de ação claras em e-mails pela equipe de vendas
Em campanhas de e-mail marketing, as chamadas de ação (CTAs) devem ser claras e convincentes. Por exemplo: um e-mail de uma loja online pode incluir um botão CTA com a mensagem “Compre Agora e Economize 20% – Oferta Válida Somente no Dia de Hoje”.
Exemplo 2: Promoções especiais em redes sociais com a técnica AIDA
Redes sociais oferecem oportunidades ideais para promover ações imediatas e, por isso, devem ser usadas na técnica AIDA. Uma marca pode lançar uma promoção exclusiva para seguidores, incentivando-os a realizar uma compra utilizando um código promocional válido apenas por um curto período previamente informado ao consumidor.
A técnica AIDA é mais do que uma teoria: é uma abordagem prática para influenciar as decisões dos consumidores. Leve em consideração que 59% dos clientes não voltarão a fazer negócios com uma empresa com a qual tiveram experiências negativas para focar, ainda mais, na utilização correta de uma técnica tão relevante.