Como a Sem Parar usou big data para encontrar os melhores leads

Ter acesso a listas enormes de leads não garante que seu time de vendedores conseguirá um alto volume de vendas ou fechar os melhores negócios. 

O sucesso do seu faturamento é resultado da combinação de alguns fatores que envolvem aspectos estruturais e competência. No entanto, nessa lista, um elemento se destaca: a qualidade dos leads utilizados no processo de prospecção. 

A Sem Parar entendeu essa necessidade e resolveu testar a Speedio. Hoje, queremos compartilhar com você os resultados que ela obteve. Antes de falar sobre isso, no entanto, é importante você saber um pouco sobre a empresa.

A tag do Sem Parar é um recurso que facilita a rotina dos usuários na hora de executar tarefas do dia a dia como pagar pedágios e estacionamentos ou abastecer. Com ele, o pagamento é feito sem a necessidade de sair do carro e sem filas. Interessante, não é?

A empresa nasceu no início dos anos 2000 com o objetivo de diminuir as filas que se formavam nos pedágios das estradas nacionais. Nas últimas duas décadas, a organização ampliou suas funcionalidades, sem perder sua principal característica: agilizar a vida dos assinantes.

Neste post, vamos mostrar como o uso da big data contribuiu para o aumento do volume de negociações da Sem Parar e o recurso da plataforma de vendas da Speedio que mais se destacou: conseguir o contato dos decisores.

O desafio de construir um processo de prospecção mais assertivo, otimizar o tempo e alcançar melhores resultados

A prospecção de clientes é uma etapa fundamental no processo de vendas e, para ser bem sucedida, precisa envolver estratégias que favoreçam a geração de leads adequados ao perfil do cliente ideal da empresa.

O objetivo da prospecção é chegar ao lead que carrega o potencial para se tornar seu cliente. Para isso, antes, é importante entender para quem sua empresa deseja vender.

Ter essa informação, porém, não reflete, necessariamente, no sucesso do seu faturamento. Para alcançar resultados de vendas que fazem a diferença, é preciso encontrar os leads certos. Nesta procura, a big data é uma ferramenta poderosa para aumentar a efetividade e alavancar seus negócios.

Como o uso de big data beneficia a geração de demanda

Em 2023, existiam cerca de 22 milhões de CNPJ ativos no Brasil. Você já imaginou quanto tempo levaria para prospectar todos eles? 

Seria uma missão impossível. A boa notícia é que você não precisa perder seu tempo pensando nisso, basta se concentrar em buscar os melhores leads para o seu time de vendas. A pergunta é: como encontrá-los nesse mar de registros? 

A resposta está no uso inteligente de dados, ou seja, na inclusão de big data na sua procura.

Big data é um conjunto de informações disponíveis nos bancos de servidores e empresas. Esses dados, depois de analisados com a ajuda da inteligência artificial (IA), ajudam na tomada de decisão. No caso dos processos de prospecção, a IA colabora para uma seleção de leads mais direcionada.

Como resultado, o caminho até o seu lead ideal é encurtado e as chances de perder tempo com quem não vai comprar de você diminuem.

O impacto do contato com o decisor no número de negócios gerados pela Sem Parar

A Sem Parar comparou a efetividade dos dados da Speedio com as informações encontradas em duas plataformas concorrentes. A Speedio se destacou na análise, principalmente em relação ao aumento do número de oportunidades de negociação.

A possibilidade de identificar os decisores e encontrar os contatos desses profissionais foi um fator decisivo para os resultados mais surpreendentes da Speedio em comparação à concorrência. 

Concorrente 1Concorrente 2Speedio
Volume de leads trabalhados93%100%94%
Conversões em oportunidades6%6%9%
Conversões em negociação2%1%7%

Mesmo sem a empresa ter trabalhado todos os leads obtidos através da plataforma da Speedio, a taxa de conversão em negociação foi muito maior do que as concorrentes.

Com a Speedio, a Sem Parar chegou mais perto dos decisores e aumentou o volume de negócios

Para ter sucesso no mundo das vendas, não basta ter a melhor equipe ou a melhor estrutura. Você também precisa ter acesso aos melhores leads, ou seja, aos potenciais clientes que se encaixam no perfil que o seu negócio procura. 

Neste processo, a dificuldade, muitas vezes, vai além de identificar os melhores leads. Ela envolve a ausência de contato com decisores. Ter esse tipo de informação ajuda sua equipe de vendas a sair na frente da concorrência. A questão é: como consegui-la?

Uma forma de estreitar o caminho até os leads e decisores é usando big data e inteligência artificial, elementos que fazem parte da plataforma de vendas da Speedio.

A Sem Parar descobriu como o uso desses fatores contribui para um processo de prospecção mais assertivo e direcionado para quem tem verdadeiro potencial para fechar negócio com ela.

Sua empresa também pode experimentar o impacto da big data e da inteligência artificial na construção de um processo de prospecção otimizado e com resultados superiores. Fale com um dos nossos especialistas e veja como podemos te ajudar nessa jornada.