Down sell: como utilizar essa estratégia de vendas

Em um mundo comercial, onde o processo de vendas é de extrema relevância, é necessário procurar maneiras de impulsionar as vendas e aumentar a satisfação do cliente. Uma estratégia muitas vezes negligenciada, mas poderosa, é o down sell, que pode abrir portas que as empresas sequer imaginam.

Enquanto o up sell e o cross sell recebem muita atenção, esta técnica oferece uma abordagem única para lidar com clientes que estão hesitantes ou relutantes em fazer uma compra. Neste artigo, exploraremos o que é essa técnica e como as empresas podem utilizá-la para converter mais vendas e cultivar relacionamentos duradouros com os clientes.

Afinal, o que é down sell?

Um down sell é uma estratégia de vendas em que uma empresa oferece uma alternativa de valor ou custo mais baixo a um consumidor que negou a oferta anterior ou está hesitante em adquirir. 

Em vez de perder totalmente a transação, o objetivo de uma venda negativa é apresentar uma escolha mais barata ou simplificada que ainda satisfaça as demandas do cliente e o convença a comprar.

Este método é especialmente benéfico quando um cliente tem preocupações com preços ou acredita que a oferta original não oferece valor suficiente. A métrica permite que a empresa modifique sua oferta para torná-la mais acessível ou atraente para o cliente, mesmo que isso signifique reduzir o preço ou excluir certos recursos extras dentro de sua estratégia comercial.

Como utilizar o down sell de maneira eficiente?

O sucesso do cliente é sempre uma prioridade para as empresas, especialmente para que haja um retorno em uma compra futura. Por isso, veja como utilizar o down sell de maneira eficiente e garantir que isso ocorra.

Entenda as razões da recusa do down sell

Quando um cliente nega uma oferta inicial, é fundamental considerar cuidadosamente suas objeções. Faça perguntas abertas para obter uma melhor compreensão de suas preocupações e motivos para recusar. Isso ajudará a determinar os motivos precisos pelos quais o cliente não está interessado na oferta inicial.

Mostre ao cliente que você entende seus problemas e está empenhado em encontrar uma solução que atenda às suas necessidades. Demonstre empatia e compaixão reconhecendo os argumentos do cliente como válidos e legítimos ao utilizar essa técnicas de vendas.

Ofereça valor adicional

É necessária uma estratégia cautelosa e planejada para reduzir as vendas e oferecer valor de maneira adequada. A ideia é oferecer uma alternativa de menor custo ou valor, ao mesmo tempo que atende às necessidades do cliente e agrega valor à sua experiência de compra. 

Primeiro, é fundamental entender por que o cliente hesita ou rejeita a oferta inicial. Isto pode implicar ouvir atentamente as suas críticas e preocupações para que possa fornecer uma alternativa relevante e apelativa.

Depois de entender os problemas do cliente, você deve fornecer uma alternativa eficaz de downsell. Isto pode incluir o fornecimento de uma versão reduzida do produto ou serviço original a um custo menor, bem como a eliminação de funcionalidades supérfluas que o consumidor não necessita.

Simplifique as suas ofertas

Usar o down sell para reduzir os produtos da sua empresa é um método benéfico para atender às demandas dos consumidores de maneira mais direta e eficaz. A simplificação dos produtos pode reduzir a sobrecarga de informações e facilitar a seleção dos clientes, resultando em uma experiência de compra mais gratificante e em maiores taxas de conversão.

O primeiro passo para usar efetivamente essa estratégia para simplificar suas ofertas é entender os problemas e objeções dos consumidores à oferta inicial, observando, também, as tendências de mercado. Isto pode implicar ouvir ativamente os seus problemas e criar um fórum para expressarem os seus desejos e preferências.

Com base nesse insight, é possível fornecer uma alternativa que simplifique a oferta original, removendo recursos ou extras que os clientes não necessitam. Por exemplo, se a oferta inicial tiver uma série de opções ou recursos adicionais que podem deixar os clientes perplexos, a venda negativa pode implicar o fornecimento de uma versão reduzida do produto ou serviço que atenda às principais necessidades do cliente sem a complexidade extra.

Ofereça descontos ou promoções

Down sell para dar descontos ou promoções pode ser um método eficaz para atrair clientes indecisos ou sensíveis ao preço e, ao mesmo tempo, aumentar as taxas de conversão. As empresas podem fazer uma oferta atraente aos clientes, oferecendo uma opção de custo ou valor mais baixo, bem como descontos ou promoções adicionais.

Ao dar essa opção aos clientes durante o processo comercial, enfatize as vantagens de mais descontos ou promoções. Explique como essas ofertas especiais podem ajudar os clientes a economizar dinheiro, obter maior valor pelo seu dinheiro ou receber benefícios adicionais que não foram incluídos no acordo inicial.

Seja persuasivo, não insistente

Antes de propor uma opção de down sell , é fundamental compreender as necessidades e preocupações individuais do cliente. Ouça atentamente seus argumentos e faça perguntas esclarecedoras para compreender melhor suas necessidades e preferências. Isso o ajudará a personalizar a oferta e torná-la mais atraente para o cliente.

Ao propor essa alternativa, dê destaque aos benefícios e vantagens que ela proporciona ao cliente. Concentre-se nas peças que são mais importantes para suas necessidades e preocupações e demonstre como a oferta de down sell resolverá efetivamente seus problemas ou atenderá às suas necessidades.

Pensando na segmentação de mercado, bem como na satisfação dos clientes e seu relacionamento com a empresa, o down sell se mostra uma estratégia valiosa que pode ajudar o seu negócio a atender às necessidades dos consumidores de uma maneira eficaz. Ao entender as objeções e oferecer alternativas que ainda agreguem valor, as marcas podem cultivar relacionamentos duradouros e reverter a perda de uma venda.