Como calcular o churn rate anual ou mensal? O que é melhor para a minha empresa? [2024]

Calcular a taxa de churn rate, ou a taxa de rotatividade de clientes, é uma prática fundamental para qualquer empresa que busca compreender a lealdade dos seus clientes e o sucesso do seu negócio. No entanto, surge uma questão importante: Como calcular o churn rate anual ou mensal? Qual é a melhor opção?

Por meio deste artigo, vamos explorar as vantagens e desvantagens de fazer esse cálculo tanto anualmente quanto mensalmente, visando ajudar a sua empresa a tomar a melhor decisão possível e alcançar caminhos de valor a curto, médio e longo prazo.

Como calcular o churn rate anual ou mensal?

Afinal, o que é churning rate?

A “taxa de rotatividade”, também conhecida como taxa de rotatividade, é uma métrica que mede a taxa na qual os clientes interrompem a utilização dos produtos ou serviços de uma empresa durante um determinado período de tempo. Ou seja, o Churn Rate é a proporção de consumidores que cancelaram ou não renovaram seus contratos em relação ao total de clientes ativos.

Esta estatística é particularmente importante em áreas onde a retenção de clientes é crítica para o sucesso corporativo, como serviços de assinatura, telefonia e software como serviço (SaaS), entre outros. Por meio de seus resultados, a empresa também pode adotar algumas estratégias para captar leads.

O churning rate também faz parte de uma boa estratégia comercial. Normalmente representado como uma porcentagem, pode ser calculado por diversos métodos com base nas demandas da organização e do setor em questão. Porém, a fórmula básica é dividir o número de consumidores que deixaram de utilizar os serviços ou bens da empresa durante um determinado período pelo número total de clientes ativos no início desse período.

Churning rate anual: vantagens e desvantagens

Para obter uma boa qualificação de clientes, é preciso saber calcular a taxa de churning rate anual e compreender se ela apresenta mais vantagens ou desvantagens para o tipo de empresa que você possui. Sendo assim, suas vantagens são:

  • Visão de longo prazo: o cálculo anual da taxa de rotatividade fornece um instantâneo maior e mais estável do comportamento de seus clientes ao longo do tempo. Isso pode ajudar a determinar tendências e padrões sazonais;
  • Simplicidade: como os dados são consolidados durante um período de tempo mais longo, o cálculo anual pode ser mais simples e necessitar de menos recursos com uma concentração de dados do cliente qualificado para facilitar o processo;
  • Planejamento estratégico: com uma visão anual da Taxa de Churn, você pode desenvolver estratégias de retenção de clientes de longo prazo e fazer mudanças substanciais em sua organização.

Enquanto isso, suas desvantagens são:

  • Falta de precisão em identificar problemas: uma taxa anual pode ocultar problemas que ocorrem periodicamente ou em épocas específicas do ano, dificultando a identificação e gestão rápida de preocupações;
  • Menos responsividade às mudanças: se houver dificuldades com a satisfação do cliente ou com a qualidade do serviço, esperar um ano para resolvê-las pode resultar em receitas consideráveis ​​e perdas de clientes.

Saber calcular a taxa de churn rate ajuda a ter, em mãos, um indicador significativo para as organizações porque fornece informações vitais sobre a felicidade do cliente, a eficácia das estratégias de retenção e a saúde geral da empresa. Uma alta taxa de rotatividade pode sugerir uma variedade de preocupações, incluindo insatisfação do cliente, falhas em produtos ou serviços e atendimento inadequado ao cliente.

Como calcular o churn rate mensal: vantagens e desvantagens

Calcular a taxa de churn rate mensal pode oferecer uma outra visão de negócios para a maioria dos gestores de empresas. Afinal, esse índice precisa ser resolvido com a aplicação de uma série de estratégias, como as frases de vendas ou com o fishing de leads. Sendo assim, veja, abaixo, suas vantagens:

  • Detecção rápida de problemas: o cálculo mensal da Taxa de Churn permite uma detecção mais oportuna de problemas e tendências negativas. Isto permite uma implementação mais rápida de medidas corretivas;
  • Maior precisão em análises sazonais: em setores com oscilações sazonais, o cálculo mensal da Taxa de Churn fornece uma imagem mais realista das mudanças ao longo do ano;
  • Ajustes estratégicos imediatos: com uma visão mais detalhada e atualizada do Churn Rate, sua organização poderá realizar mudanças estratégicas mais frequentes e focadas.

Agora, veja suas desvantagens:

  • Maior carga de trabalho: o cálculo mensal requer mais recursos e tempo para coletar, analisar e interpretar dados;
  • Possível volatilidade nos resultados: em alguns casos, os resultados mensais podem ser voláteis devido à flutuação natural ou sazonal, o que pode dificultar a identificação de tendências reais e, também, de chegar à dor do cliente.

A opção de calcular a taxa de churn rate anual ou mensal é baseada nas necessidades e características individuais da sua empresa. Se você deseja uma perspectiva mais ampla e consistente do comportamento do cliente ao longo do tempo, o cálculo anual pode ser mais adequado. Porém, se a sua organização necessita de uma estratégia mais ágil e rápida às evoluções do mercado, o cálculo mensal pode ser a melhor alternativa.

Independentemente da frequência, o mais importante é saber como calcular o churn rate e monitorar de perto o churn rating e usar essas informações para construir estratégias de retenção de prospects bem-sucedidas que garantam o crescimento da sua empresa no longo prazo.