A flexibilidade é um elemento essencial ao calcular a previsão de vendas. Afinal, é preciso ajustar esse processo levando em consideração as mudanças no mercado e às informações captadas de ciclos anteriores.
A capacidade de prever as vendas é uma habilidade indispensável para o sucesso de qualquer negócio. Por meio de uma previsão precisa, as empresas podem se preparar para qualquer demanda. Por isso, saiba, neste artigo, como realizar o cálculo de um modo mais assertivo.
Neste post você verá
Passe a coletar dados históricos
Saber como calcular a previsão de vendas faz total diferença para o seu negócio. O primeiro passo para obter sucesso nessa missão é unir todos os dados históricos de vendas da sua empresa, visando encontrar uma base sólida para começar a entender qual o caminho mais adequado a seguir.
Os dados oferecem bons parâmetros acerca de padrões sazonais, ciclos de vendas e flutuações no mercado. Os dados passados precisam ser analisados com calma, por períodos, sejam eles mensais, trimestrais ou anuais, dependendo da natureza do seu negócio e da estratégia de vendas definida.
Identifique as variáveis mais relevantes
Ao fazer o cálculo da previsão de vendas, é indispensável usufruir de técnicas de inteligência de mercado, além de identificar todas as variáveis que estão influenciando, de forma direta, o desempenho das vendas. Isso pode incluir uma série de fatores como, por exemplo:
- sazonalidade;
- campanhas de marketing;
- eventos especiais;
- mudanças na economia.
Quanto melhor essas variáveis forem identificadas, mais precisa será a previsão obtida por sua empresa. Esta, com toda a certeza, está entre as estratégias poderosas de maior relevância para quem deseja ter um melhor controle da lucratividade do próprio negócio.
Escolha o método de previsão
Para melhorar as vendas e saber calcular corretamente a previsão, é preciso escolher um método adequado. Afinal, existem diversos métodos responsáveis pelo cálculo e a sua escolha dependerá, exclusivamente, da disponibilidade dos dados e da natureza de sua empresa.
Alguns dos métodos mais comuns acerca da previsão de vendas giram em torno da média móvel, análise de tendências e modelos de regressão. No entanto, é possível obter por técnicas mais avançadas, como em séries temporais. Cada um dos métodos apresentará vantagens e limitações.
Após realizar o cálculo, uma boa estratégia é investir em geração de leads. Mesclar abordagens diferentes pode fornecer resultados com maior robustez para o mercado.
Aplique algumas fórmulas matemáticas para calcular a previsão de vendas
Durante o processo de cálculo de previsão de vendas, é interessante que as fórmulas matemáticas estejam presentes ao longo dessa jornada. A média móvel simples, por exemplo, pode ser calculada a partir da soma das vendas de uma quantidade escolhida de períodos, dividindo-a pelo número total de períodos.
Os modelos de regressão, por sua vez, podem envolver equações mais complexas que consideram múltiplas variáveis. É importante se familiarizar com as fórmulas mais relevantes para o método escolhido, garantindo maior precisão nos cálculos.
Utilize ferramentas modernas
A utilização de ferramentas modernas não ajuda apenas no cálculo da previsão de vendas, mas também na obtenção da satisfação do cliente, que será abraçado pelas consequências da organização financeira de uma empresa. Por isso, a utilização de ferramentas modernas é tão importante.
Ferramentas de software especializadas em análise de dados podem ajudar a automatizar uma série de aspectos desse processo. No geral, elas facilitam a manipulação de grandes conjuntos de dados e a aplicação eficiente dos modelos de previsão.
Fazer o cálculo da previsão de vendas é uma mistura de ciência, experiência e análise criteriosa. Ao seguir esses passos, as empresas poderão construir previsões ainda mais precisas e informadas, melhorando os próprios resultados.