Montar o script de vendas perfeito requer uma abordagem equilibrada, que gira em torno de guiar a conversa e permitir flexibilidade para se adaptar às necessidades individuais dos clientes.
Por isso, confira as 9 principais dicas para montar esse script e conseguir melhorar o relacionamento com os clientes.
Neste post você verá
1. Saiba quem é o seu público-alvo antes de montar o script de vendas
Antes mesmo de começar a escrever um script de vendas, tenha uma compreensão profunda de quem é o seu público-alvo. Quais são os desafios, as dores e as aspirações que enfrentam? Adapte o script para atender a essas necessidades e melhorar a previsão de vendas.
2. Traga os benefícios, não apenas as características
Com foco no desenvolvimento contínuo da sua empresa, concentre-se nos benefícios que seu produto ou serviço oferece aos clientes. Em vez de simplesmente listar características, tente provar que há muito o que ser aproveitado na sua oferta.
3. Seja conciso e claro
Uma dica para prospecção, e também um ponto extremamente necessário para a montagem do script, é ser conciso e direto ao ponto. Evite, a todo o custo, uma linguagem complexa ou jargões desnecessários. Certifique-se de que suas mensagens sejam claras e compreensíveis para o público que irá recebê-las.
4. Inclua perguntas de qualificação
Para uma boa prospecção de clientes durante a execução do script de vendas, é mais do que necessário incluir perguntas de qualificação que ajudem a entender as necessidades e o contexto do cliente. Isso permite que seja possível ajustar a sua abordagem com base nas respostas, além de fornecer uma solução mais personalizada e adequada.
5. Crie uma estrutura flexível
Um script também pode incluir pesquisa de perguntas e, por isso, deve ser extremamente flexível para visar essa adaptabilidade ao contexto da conversa. Por isso, em vez de redigir um roteiro rígido, desenvolva uma estrutura maleável, permitindo que a conversa flua de um modo mais natural.
6. Pratique, ajuste e melhore de forma contínua
Teste o seu script com os outros membros da equipe ou em situações simuladas antes mesmo de implementá-lo nas interações reais com os clientes. Afinal, 82% dos brasileiros afirmam que suas decisões de compra são pautadas com base na qualidade do atendimento recebido.
7. Envolva o cliente com histórias
A prospecção é um elemento também esperado durante a execução de um script de vendas. Por isso, integre histórias ou casos de sucesso ao seu script, fortalecendo o convencimento.
8. Use uma linguagem persuasiva e positiva
Independente do seu modelo de mercado, adote uma linguagem mais persuasiva e positiva em seu script, utilizando palavras que transmitam otimismo, soluções e benefícios.
9. Inclua chamadas à ação claras
Faça uma prévia análise de concorrência e comece a incluir chamadas à ação claras durante os diálogos com os clientes. Assim, será possível entender onde focar para obter uma conversão mais simples e direta.
Lembre-se de que, ao incorporar essas dicas, é fundamental manter uma abordagem flexível no script de vendas. Afinal, os scripts precisam ser ferramentas adaptáveis que ajudam a orientar a conversa e não a restringi-la. Por isso, esteja sempre aberto a ajustes com base no feedback dos clientes.