Os argumentos de vendas são parte de uma estratégia que pode mudar, por completo, o rumo do seu negócio. É por meio deles que se obtém um amplo entendimento do cliente potencial, além de permitir que as mais variadas situações adversas de um processo de venda possam ser revertidas para o lado positivo.
Por isso, neste artigo, será possível conhecer os 15 principais argumentos de vendas que farão um papel essencial na estrutura de qualquer organização que precise levar adiante as necessidades de seus clientes.
Neste post você verá
1. Benefícios claros
Para estabelecer bons argumentos de vendas, é importante destacar os benefícios específicos dos produtos ou dos serviços, mostrando como eles resolvem os problemas apresentados ou atendem as necessidades do cliente. Dessa maneira, torna-se mais fácil prender o interesse do consumidor.
2. Economia de tempo ou dinheiro
Outro argumento que pode ser muito válido, e consequentemente mais atrativo para os consumidores, é a economia de tempo ou dinheiro. Mostre como o seu produto ou serviço pode economizar tempo ou reduzir os custos para o cliente a curto, médio ou longo prazo.
3. Demonstração de produto
Para saber como melhorar os argumentos de vendas, é preciso aprender, antes de mais nada, que uma demonstração de produto faz completa diferença nos resultados alcançados por uma empresa. Por isso, é indispensável oferecer demonstrações ou amostras para permitir que os clientes experimentem o que irão comprar antes mesmo da aquisição.
4. Testemunhos e casos de sucesso
Utilizar testemunhos e casos de sucesso pode ajudar, e muito, a melhorar as vendas da sua empresa, independente de qual seja o ramo em que atua. Apresente depoimentos de clientes satisfeitos ou casos de sucesso, construindo confiança e demonstrando resultados positivos.
5. Escassez e urgência
A escassez e urgência podem estar presentes de maneira contínua nos argumentos utilizados pelos vendedores. Por meio de uma análise de dados, também é possível pegar assuntos mais destacados no momento para construir gatilhos para que os clientes consumam, de modo mais amplo, os produtos e serviços da empresa.
Por isso, é necessário destacar as ofertas especiais ou os descontos limitados no tempo, visando criar essa necessidade imediata de levar para casa algum produto ou serviço oferecido.
6. Soluções para problemas
As objeções em vendas são elementos muito comuns e presentes no dia a dia de um vendedor, especialmente quando ele lida com a argumentação na área de vendas. Mostre como o seu produto pode resolver problemas específicos que o cliente enfrenta, entregando a ele um senso de completude diante de sua nova aquisição.
7. Diferenciação da concorrência
Uma pesquisa de mercado aliada à análise de concorrência pode fazer uma grande diferença para toda e qualquer empresa que deseja utilizar a argumentação de vendas como uma estratégia infalível para o seu negócio. Afinal, é preciso entender o que falta nos outros para começar a aplicar em si mesmo.
Sendo assim, ao anunciar algum produto ou serviço, comunicando-se de forma direta com os clientes, busque destacar o que torna o seu produto único e o porquê de a empresa ser escolhida diante de todas as outras que existem no mercado.
8. Relevância para o cliente
É preciso que o produto ou serviço seja entregue como algo extremamente funcional e que fará, de fato, a diferença na vida do cliente. Sendo assim, personalize a abordagem, mostrando como a oferta atende às suas necessidades e como ele não pode perder essa chance de aquisição.
9. Garantias e políticas favoráveis
Usar argumentos para fechar vendas com base em garantias e políticas favoráveis pode trazer um maior sucesso para a sua operação. Sendo assim, apresente garantias sólidas ou políticas de devolução que possam reduzir o risco percebido do cliente, garantindo a compra independente da circunstância.
10. Retorno do investimento (ROI)
Para garantir um desenvolvimento contínuo, os argumentos de vendas precisam ser sólidos. Por isso, explique como o investimento feito pelo consumidor, no produto ou serviço da sua empresa, poderá trazer benefícios que superaram o custo ao longo do tempo, fazendo-o entender que não há desperdício, mas sim um investimento a partir da aquisição.
11. Construção de relacionamento
O cliente potencial precisa sentir que é muito mais do que um número para a empresa. Ele deve ser tratado com empatia, para que se sinta parte do processo de compra e venda. Por isso, uma linguagem empática é indispensável durante a conversação e disponibilização da oferta.
Foque em construir uma relação de longo prazo, mostrando que você está comprometido com o sucesso do cliente.
12. Adaptação à tecnologia e inovação
Se houver a possibilidade, é importante destacar como o seu produto incorpora tecnologia de ponta e inovações. Afinal, em um mundo completamente tecnológico e imediatista, quanto maiores forem as características modernas da sua oferta, maior será o seu índice de atratividade para os consumidores.
13. Transparência e honestidade
Para que os argumentos de vendas sejam considerados no processo de compra dos clientes, é indispensável que a empresa seja transparente e honesta. Todas as características e limitações do produto precisam ser repassadas de forma correta, construindo uma relação de confiança que poderá gerar frutos a curto e longo prazo.
14. Suporte ao cliente de qualidade
Para conhecer o cliente, é importante buscar mais informações sobre ele, entender o seu processo de compra, necessidades, medos e anseios. Por isso, ao realizar uma venda, é importante enfatizar a disponibilidade e a qualidade do suporte ao consumidor durante o pós-venda.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo All Business, cerca de 68% dos clientes afirmam que desistem de uma empresa por sentirem certo grau de negligência, o que pode ser amparado pelo suporte oferecido.
15. Consequências da inação
Por fim, para que os argumentos de vendas possam ser convincentes para os compradores, é indispensável mostrar que o consumidor poderá perder algo ao não aproveitar a oportunidade de adquirir o produto ou serviço da sua empresa.
Os argumentos de vendas são versáteis e podem ser ajustados conforme necessário, para que possam se adequar ao produto, serviço e público-alvo específicos. A chave é entender, de maneira profunda, as necessidades do cliente e comunicar como a sua oferta atende a essas necessidades de um jeito único e valioso.