Taxa de conversão: o que é e como calcular?

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Ao buscar diferentes métricas para analisar o progresso de nossa empresa, eventualmente nos deparamos com a taxa de conversão, uma ferramenta essencial para acompanhar o crescimento exponencial de qualquer negócio digital. 

Ainda assim, as aplicações dessa métrica e os seus resultados podem parecer incertos para empreendedores que não conhecem seus benefícios. Para isso, separamos este artigo para sanar qualquer dúvida em relação a essa metodologia. 

O que é taxa de conversão?

A taxa de conversão refere-se à métrica usada para analisar o impacto real de campanhas de publicidade, utilizando de um paralelo entre o número de visitantes e a quantidade de leads que atingiram o objetivo demarcado pela campanha. 

Como a taxa de conversão ajuda a mensurar os resultados?

Quando entendemos o que é taxa de conversão, não fica difícil compreender como essa metodologia pode beneficiar sua proposta comercial. Afinal, analisar o resultado de qualquer investimento é essencial para o sucesso de uma empresa. 

Utilizar essa métrica é essencial para medir o resultado de uma campanha. Ao traçar um paralelo entre o número de acessos de um site ou visualizações de um anúncio com a taxa de leads que alcançaram uma meta pré-definida, podemos calcular de forma precisa o sucesso de uma estratégia de marketing. 

Essa tal “meta” pode fazer referência a diversas coisas, e não se limita somente ao ato de efetuar uma venda em seu e-commerce. A taxa de conversão também pode medir a eficiência de:

  • E-books baixados;
  • Cadastros efetuados;
  • Orçamentos requisitados;
  • Assinaturas de serviços;
  • Download de aplicativos.

De forma resumida, descobrir como calcular taxa de conversão pode auxiliar não somente sua campanha publicitária, como também o desempenho de seu site e empresa como um todo juntamente ao processo de prospecção de cliente

Como calcular a taxa de conversão?

Para criar uma taxa de conversão eficiente, devemos efetuar um cálculo básico de porcentagem, dividindo a quantidade de vendas realizadas em um determinado período pelo número de visitas computadas pelo site na mesma época. Feito isso, podemos multiplicar o valor por 100 para chegar no valor percentual da taxa.

Então, supondo que seu site tenha efetuado pelo menos 500 vendas em um único mês, com 15.000 acessos, calcularemos da seguinte maneira: 

500 ÷ 15.000 x 100 = 3,33% 

Por meio desse simples cálculo, é possível determinar se o investimento em um site ou campanha publicitária está sendo proveitoso e se gera a satisfação do cliente necessária. Além disso, existem diversas ferramentas para tornar o processo mais fácil, como Google Analytics, Hotjar, Crazy Egg e Optimizely. 

Como saber se minha taxa de conversão está boa?

Para determinar  se sua taxa de conversão está sendo ou não proveitosa, devemos analisar sua empresa individualmente, evitando comparar seu negócio com outro tipo de nicho de mercado totalmente diferente. 

Afinal, uma concessionária não irá efetuar tantas vendas em mês quanto uma loja de artigos de roupas, por exemplo. Uma taxa alta ou baixa, por si só, não irá determinar o lucro bruto de todas as variantes de negócio. 

Por isso, é importante buscar se informar sobre o que seria uma taxa de conversão favorável para o seu tipo de negócio, traçando um parâmetro com a concorrência em busca de um saldo positivo e benéfico para sua empresa. 

De forma mais simples, também podemos usar o capital investido em uma campanha como parâmetro. Se sua empresa investiu R$ 10.000 em um anúncio para receber um retorno de R$ 1.000, significa que sua estratégia não está dando retorno e precisa de uma reavaliação urgente. 

Como otimizar a taxa de conversão em todo o funil de vendas

São muitas as abordagens que podem ser adotadas para uma taxa de conversão mais eficiente. Das mais comuns até as menos tradicionais, o consenso geral parece ser priorizar a satisfação e experiência de seus leads. 

Para manter um ritmo de tráfego mais produtivo em seu site, é importante levar em consideração algumas dicas. Confira-as abaixo.

Design agradável

Quanto mais satisfatória for a experiência de navegação, mais um cliente irá se sentir motivado a passar tempo em seu site, aumentando, assim, a taxa de conversão em sua plataforma. 

Otimização de site

Certifique-se de investir em um site rápido e responsivo. Uma programação lenta ou pouco funcional certamente irá afastar seus clientes em potencial, especialmente aqueles que utilizam smartphones ou outros dispositivos móveis para ter acesso a ele. 

Incentivos econômicos para melhorar a taxa de conversão

Ofereça benefícios como frete grátis ou descontos. Um diferencial para fidelizar clientes e atrair leads sempre pode ser benéfico, especialmente em um mercado que, na atualidade, está muito competitivo e com produtos semelhantes sendo ofertados. 

Ofertas para fidelizados

Influencie e lealdade antes mesmo de pensar na taxa de conversão. Ofereça promoções para leads ou clientes que visitam seu site de forma recorrente. Isso poderá gerar uma impressão mais positiva e atrair novos consumidores.

Conteúdo de qualidade

Produzir conteúdo relevante e de alta qualidade irá atrair seu público-alvo diretamente para a sua plataforma de vendas, ajudando a integrar diversos tipos de leads, o que aumenta as chances da taxa de conversão ser positiva. 

Processo simplificado

Seja o seu objetivo disponibilizar um e-book ou efetuar uma venda durante a apuração da taxa de conversão, é importante que todas as etapas para que o cliente chegue a esse ponto sejam as mais otimizadas possíveis. 

Avaliações de clientes

Se seus clientes elogiam e estão satisfeitos com seus produtos, não há razão para não usar isso para atrair novos leads. Exponha a satisfação de seus consumidores para deixar claro que sua solução é de qualidade. 

Política de devolução

Se seu negócio pode se dar ao luxo de uma política de devolução, deixe isso claro para que seus leads se sintam mais seguros ao experimentarem seu produto pela primeira vez. Isso ajudará a melhorar a taxa de conversão consideravelmente.

Suporte ao cliente

Garanta que seus clientes se sintam ouvidos. Promover um bom atendimento ao cliente em sua empresa pode ser o diferencial que fará a maior parte de seus leads permanecerem com a sua marca. 

Análise métrica de dados 

Não esqueça de monitorar constantemente o desempenho do seu site. Qualquer dado é valioso para avaliar seu desempenho e efetuar qualquer alteração necessária. 

Acompanhe a sua taxa de conversão

Após todos os pontos apresentados, é inegável a importância de acompanhar sua taxa de conversão, sendo alguns dos benefícios mais aparentes: 

  • Identificação de pontos fracos: ao analisar a taxa, é possível identificar os pontos fracos no processo comercial ou no funil de marketing. Isso pode incluir problemas no design do site, na navegação ou na experiência do usuário que precisam ser corrigidos;
  • Tomada de decisões menos arriscadas: a tomada de decisão será levada adiante com base em dados qualificados, identificando exatamente onde investir tempo e recursos. Compreender quais canais e métodos estão convertendo melhor pode guiar investimentos futuros;
  • Melhor retorno sobre o investimento: aumentar a taxa de conversão significa obter mais resultados das mesmas ações de marketing, melhorando, assim, o Retorno sobre o Investimento (ROI). Isso é especialmente fundamental para negócios com orçamentos limitados;
  • Otimização de recursos: com os recursos utilizados de maneira correta, é possível otimizá-los e reduzir custos, evitando desperdícios. O foco se dará em uma estratégia de vendas que gere resultados de verdade;
  • Mensuração de objetivos e metas: a taxa é uma métrica clara e objetiva para medir o progresso em direção aos objetivos de negócios e metas de marketing. Isso facilita a avaliação do desempenho e o ajuste de estratégias conforme necessário.

Resumidamente, acompanhar a taxa de conversão é fundamental para qualquer negócio que deseja otimizar suas operações de marketing, melhorar a experiência do usuário, ampliar as vendas e manter-se competitivo dentro do mercado.

Conclusão

A taxa de conversão é uma métrica crucial para avaliar a eficácia das estratégias de marketing e otimizar o desempenho do negócio. Ela representa a proporção de visitantes que realizam uma ação desejada, como compras ou inscrições. Acompanhar e analisar essa métrica permite identificar áreas de melhoria, tomar decisões baseadas em dados, otimizar o retorno sobre investimento e melhorar a experiência do usuário.