Linguagem corporal em vendas: o que é e 4 dicas para usá-la a seu favor

Seguir as tendências de mercado não é a única estratégia que uma empresa pode utilizar para ampliar o histórico de suas vendas. A linguagem corporal em vendas também é uma tática poderosa, que pode ajudar a aproximar o consumidor do vendedor e melhorar, consequentemente, os resultados de uma corporação.

Desde o aperto de mãos inicial até o momento decisivo do fechamento da venda, cada gesto, expressão facial e postura corporal transmite uma mensagem, consciente ou inconscientemente, que pode fazer toda a diferença. Por isso, confira, neste artigo, algumas dicas de como utilizar essa estratégia assertivamente.

O que é linguagem corporal?

A linguagem corporal é um tipo de comunicação não verbal que inclui gestos, posturas, expressões faciais e outras dicas físicas que as pessoas usam durante encontros sociais. Esses sinais podem expressar uma variedade de emoções, intenções, atitudes e estados mentais, muitas vezes de forma subconsciente. Por isso, antes de mencionar a linguagem corporal em vendas, é importante falar do conceito de maneira mais abrangente.

A linguagem corporal é uma parte importante da comunicação interpessoal, complementando e às vezes até substituindo a comunicação verbal. Pode revelar o estado emocional de uma pessoa, a prontidão para interagir, a confiança ou o nervosismo e outras informações relevantes.

Qual a relação da linguagem corporal e do PNL em vendas?

A conexão entre linguagem corporal em vendas e Programação Neurolinguística (PNL) em vendas é profunda e significativa. A linguagem corporal e a PNL são ferramentas importantes para os profissionais de vendas porque lhes permitem compreender e influenciar melhor o comportamento do consumidor.

As maneiras mais comuns onde essa influência de uma das técnicas de vendas mais poderosas pode ocorrer são:

  • Compreensão das pistas não verbais dos clientes: tanto a linguagem corporal quanto a PNL educam os vendedores sobre como monitorar e analisar pistas não-verbais dos clientes durante um compromisso de vendas. Isto inclui gestos, expressões faciais, posturas corporais e outras manifestações físicas que podem revelar o estado emocional e as intenções genuínas do cliente.
  • Conexão e rapport: a PNL enfatiza a importância de desenvolver relacionamento ou estabelecer uma conexão verdadeira e harmoniosa com o cliente. A linguagem corporal é importante nesse processo porque o profissional de vendas pode usar gestos, expressões faciais e posturas corporais para demonstrar empatia, interesse e confiança, o que ajuda a construir relacionamento com o consumidor.
  • Influência e persuasão: a linguagem corporal em vendas e a PNL oferecem formas éticas e bem-sucedidas de influenciar e persuadir os clientes. Os vendedores, por exemplo, podem aprender a empregar uma linguagem corporal congruente (linguagem corporal que corresponde à mensagem verbal) e técnicas de ancoragem da PNL (associando um estímulo específico a uma resposta emocional) para melhorar a persuasão e a eficácia dos seus discursos de vendas.
  • Leitura e adaptação ao estilo de comunicação do cliente: a PNL ensina os vendedores como reconhecer e se adaptar ao modo de comunicação preferido de seus clientes, seja visual, auditivo ou cinestésico. A linguagem corporal pode revelar informações vitais sobre o estilo de comunicação preferido do consumidor, permitindo que os vendedores adaptem a sua comunicação verbal e não verbal para se conectarem melhor com o cliente ao longo do processo comercial..

Por que a linguagem corporal em vendas é importante?

A linguagem corporal em vendas desempenha um papel crucial nesse contexto por uma série de razões. Confira, abaixo, as mais populares:

Comunicação não verbal por linguagem corporal em vendas

Grande parte da comunicação humana é não-verbal e a linguagem corporal é um meio eficaz de comunicar sinais, muitas vezes sem saber. Os clientes prestam muita atenção à linguagem corporal do vendedor durante um contato de vendas para determinar sua sinceridade, confiança e interesse no negócio. 

A linguagem corporal em vendas congruente, em que gestos, expressões faciais e posturas corporais são consistentes com a comunicação verbal, contribui para a credibilidade e promove a confiança do cliente no vendedor e no produto ou serviço oferecido dentro de uma proposta comercial.

Diferenciação competitiva

Em um mercado competitivo com muitos produtos e serviços comparáveis, a capacidade de um vendedor utilizar adequadamente a linguagem corporal pode ser uma distinção fundamental. Uma linguagem corporal positiva e envolvente pode ajudar um vendedor a se destacar na multidão e deixar uma impressão duradoura nos clientes.

Persuasão e influência

Uma linguagem corporal em vendas eficaz pode ajudar o vendedor a persuadir e influenciar o cliente. Movimentos confiantes, posturas eretas e contato visual adequado expressam autoridade e convicção, o que ajuda a apoiar a mensagem verbal e incentiva o comprador a levar a oferta de venda mais a sério.

Como identificar os sinais da linguagem corporal?

Para identificar os sinais da linguagem corporal, é necessário praticar e ter atenção aos detalhes ao longo de uma interação. De uma forma geral, essa identificação pode ser feita por meio de:

  • Observação das expressões faciais;
  • Análise de gestos corporais;
  • Observação da postura corporal;
  • Contato visual;
  • Sinais de desconforto;
  • Consideração do contexto.

Praticar a observação da linguagem corporal em vendas em diferentes situações ajudará você a se tornar mais hábil em identificar e interpretar os sinais não verbais de pessoas ao seu redor.

Como utilizar linguagem corporal em vendas?

Utilizar a linguagem corporal em vendas feita de forma eficaz pode ajudar a construir rapport, transmitir confiança, estabelecer uma conexão genuína com o cliente e influenciar positivamente sua decisão de compra. De uma forma geral, as maneiras mais eficazes de sua utilização são:

  • Mantenha uma postura confiante: mantenha uma postura ereta e aberta durante os encontros com os clientes. Isso expressa confiança e autoridade. Evite posições fechadas, como cruzar os braços, pois podem ser percebidas como defensivas ou desinteressadas.
  • Faça contato visual: mantenha contato visual com o cliente para mostrar atenção e honestidade. Isso demonstra que você está participando ativamente da conversa e valoriza a interação. Evite olhar para baixo ou para longe com frequência, pois isso pode indicar falta de confiança.
  • Sorria genuinamente: um sorriso genuíno é uma estratégia poderosa de linguagem corporal que pode ajudar a criar um ambiente bom e acolhedor. Sorria ao receber os consumidores e durante todo o engajamento, principalmente ao estabelecer uma conexão emocional ou dar soluções para seus problemas.
  • Use gestos abertos e naturais: movimentos expressivos e naturais podem ajudar a destacar pontos-chave e mostrar entusiasmo e energia. Evite usar gestos excessivos ou artificiais, pois podem parecer exagerados ou inautênticos. Esteja atento aos gestos do cliente e adapte os seus para refletir e complementar sua linguagem corporal.

4 dicas para melhorar sua linguagem corporal em vendas

Confira, abaixo, 4 dicas para melhorar sua linguagem corporal em vendas e garantir o sucesso do cliente junto com a conclusão de uma venda.

1. Pratique a consciência corporal

Comece prestando atenção à sua própria linguagem corporal. Observe como você se posiciona, seus movimentos habituais e suas expressões faciais ao interagir com os clientes. Identifique áreas de melhoria e pratique a alteração consciente de sua linguagem corporal para enviar boas mensagens.

2. Mantenha contato visual

Faça contato visual adequado com o cliente para demonstrar sua atenção e sinceridade. Isso demonstra que você está participando ativamente da conversa e valoriza a interação. Evite olhar para baixo ou para longe com frequência, pois isso pode indicar falta de confiança.

3. Escute de forma ativa

Sua linguagem corporal em vendas deve indicar sua capacidade de ouvir ativamente. Incline-se ligeiramente para a frente, mantenha contato visual e desenvolva uma expressão facial receptiva para demonstrar que você está prestando atenção e valoriza as preocupações do cliente.

4. Pratique técnicas de relaxamento

A tensão corporal pode indicar falta de confiança. Use técnicas de relaxamento, como respiração profunda e visualização, para minimizar a tensão muscular e manter uma atitude calma e confiante durante as conversas de vendas.

3 dicas de como usar a linguagem corporal a seu favor para vender

Usar a linguagem corporal em vendas a seu favor pode ser uma estratégia comercial poderosa para melhorar as suas habilidades de vendas e influenciar positivamente seus clientes. Confira, abaixo, as 3 principais dicas.

1. Estabeleça rapport desde o início

Ao receber os clientes, faça contato visual, sorria sinceramente e estenda a mão para um aperto sólido e amigável. Esses comportamentos contribuem para uma conexão inicial positiva e um relacionamento com o cliente.

2. Faça perguntas abertas

Faça perguntas abertas para promover a discussão e mostrar interesse genuíno nas demandas do cliente. Enquanto o consumidor fala, incline-se ligeiramente para frente, mantenha contato visual e adote uma expressão facial receptiva para demonstrar que você está prestando atenção.

3. Utilize o poder do toque

O toque pode ser uma ferramenta eficaz para estabelecer uma conexão emocional com o consumidor, mas deve ser tratado com discrição e sensibilidade dentro da linguagem corporal em vendas. Um pequeno toque no ombro ou antebraço pode indicar empatia e interesse, mas somente se for aceitável para a situação e você tiver um bom relacionamento com o consumidor.

Ao longo do processo de vendas, a linguagem corporal em vendas é essencial. Ela vai além das palavras que são ditas. Sua base gira em torno da criação de uma conexão genuína com o cliente, transmitindo confiança e influenciando positivamente em suas decisões de compra.