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Manter uma carteira de clientes ativa – ou seja, ter clientes fiéis – é fundamental para o crescimento constante de um negócio. São eles que, além de garantir um fluxo constante de receita, também ajudam a fortalecer a reputação da sua empresa no mercado.
Um consumidor satisfeito é um promotor da marca, recomenda seus produtos ou serviços para amigos e familiares. Isso tem um grande potencial de gerar novas oportunidades de venda.
Além disso, à medida que os clientes recorrentes confiam na qualidade da sua solução, eles continuam consumindo o que você vende e, muitas vezes, ainda optam por gastar mais com seus produtos ou serviços. Dessa forma, o seu ticket médio aumenta.
Mais do que transformar um cliente em propagador da sua marca, ao se preocupar em oferecer uma boa experiência para ele e investir em estratégias voltadas para mantê-lo engajado e satisfeito, você está olhando também na saúde do seu negócio porque:
- 93% dos consumidores estão mais propensos a voltar a comprar de empresas que oferecem um atendimento ao cliente excelente (Hubspot).
- 1 ponto a mais no percentual da satisfação do cliente pode gerar um aumento de receita de até 3,7% (American Customer Satisfaction Index – ACSI).
- O crescimento de 5% na taxa de retenção de clientes pode representar um aumento de até 95% da sua taxa de lucro (Bain & Company).
- 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência do cliente melhor (Zendesk).
Por isso, é tão importante ter atenção não apenas ao que pode trazer novos clientes, mas cuidar da sua carteira de clientes ativa.
Neste artigo, vamos falar sobre o que é a carteira de clientes, sobre como criar uma e como mantê-la. Boa leitura!
O que é carteira de clientes ativa?
Uma carteira de clientes ativa consiste no conjunto de clientes que realizam compras regularmente ou mantêm um relacionamento contínuo com a sua empresa.
Além de comprarem com frequência, eles também costumam interagir com a marca de diferentes formas como feedbacks, participações em promoções ou utilização de serviços de suporte.
Ter uma carteira de clientes ativa é essencial para qualquer negócio, pois representa uma base sólida de receita recorrente. Clientes ativos tendem a ser mais leais, contribuindo para a estabilidade financeira e permitindo à empresa planejar e investir em seu crescimento a longo prazo.
Além disso, a carteira de clientes ativa é um indicativo de satisfação e confiança na marca importante para atrair novos consumidores por meio de indicações e boa impressão do consumidor.
Como construir uma carteira de clientes ativa?
Criar e manter uma carteira de clientes ativa requer estratégias bem definidas e ações contínuas. Confira abaixo um passo a passo completo para implementá-lo da forma correta.
1. Conheça seu público alvo
O primeiro passo para construir uma carteira de clientes é entender quem são seus clientes e conhecer as suas necessidades.
Realizar pesquisas de mercado, analisar dados demográficos e criar personas detalhadas são estratégias relevantes para segmentar seu público e oferecer soluções que, de fato, atendam às suas necessidades e expectativas.
2. Ofereça um atendimento ao cliente Excepcional
Investir na qualidade do atendimento ao cliente é crucial para manter a satisfação dos clientes e o seu engajamento.
O treinamento da equipe é um elemento fundamental para a empresa que busca atender seus clientes com excelência. Esse é o caminho para desenvolver um time atencioso, eficiente e com olhar atento para resolver problemas com rapidez.
3. Desenvolva programas de fidelidade
Os programas de fidelidade incentivam o consumidor a realizar novas compras e fortalecem a relação com o cliente ao fazerem com que eles se sintam recompensados e reconhecidos.
Essa estratégia oferece benefícios para incentivar compras recorrentes e pode incluir descontos exclusivos, pontos acumuláveis e brindes especiais.
4. Personalize a experiência do cliente
Ao personalizar a experiência do cliente, você demonstra atenção e o faz se sentir valorizado. Isso é muito importante para manter uma carteira de clientes ativa.
Aproveite os dados registrados no CRM para identificar insights que ajudem a personalizar a experiência de cada cliente. Com base nessas informações, envie ofertas e recomendações baseadas em compras anteriores e preferências individuais.
5. Mantenha uma comunicação constante
A comunicação constante mantém a sua marca na mente dos clientes e mostra que você valoriza o relacionamento com eles.
- Crie canais de comunicação regulares com seus clientes usando e-mails, newsletters e redes sociais.
- Compartilhe novidades, promoções e conteúdos relevantes para manter o interesse e a conexão com sua marca.
- Utilize um calendário editorial para garantir uma comunicação consistente e relevante, mantendo o engajamento ao longo do tempo.
6. Peça e escute feedback
Ouvir feedbacks regulares é uma das melhores formas de descobrir as necessidades e expectativas dos clientes em relação ao seu produto. A partir dessas informações, você também identifica o que pode e/ou precisa melhorar nos produtos, serviços e processos internos.
Sobre isso, as ferramentas como pesquisas de satisfação, avaliações de produtos e comentários em redes sociais podem fornecer insights valiosos.
Ao implementar mudanças baseadas no feedback dos clientes, você mostra que está comprometido em oferecer uma experiência cada vez melhor e essa percepção contribui para aumentar a lealdade e a satisfação dos consumidores.
7. Ofereça produtos e serviços de qualidade
A qualidade é um elemento essencial para a satisfação do cliente. Por isso, você precisa garantir que seus produtos e serviços atendam a padrões de qualidade que proporcionem uma experiência positiva que façam os clientes desejarem voltar.
Na prática, os controles de qualidade regulares e a atenção aos feedbacks são elementos primordiais para quem deseja manter uma carteira de clientes ativa.
Os produtos e serviços de alta qualidade, além de trazerem novos negócios, também cativam os consumidores que fazem parte da sua carteira de clientes ativa, mantendo-os fiéis e tornando-os divulgadores da sua empresa.
8. Acompanhe e analise métricas
Métricas como a taxa de retenção de clientes, a frequência de compras e o valor médio de pedidos ajudam a analisar os padrões dos seus consumidores e a investir continuamente em oferecer a melhor experiência para a sua carteira de clientes ativa.
Qual a relação entre satisfação do cliente e carteira de clientes ativa?
A carteira de clientes ativa é fundamental para o sucesso de um negócio e manter esse conjunto de clientes engajados envolve a adoção de estratégias contínuas, planejadas e pensadas para oferecer o melhor atendimento ao cliente e aumentar a taxa de satisfação do consumidor. Entre elas:
- Oferecer um atendimento ao cliente de excelência, que resolva as demandas do consumidor de forma eficiente.
- Implementar programas de fidelidade que recompensem os clientes por suas compras recorrentes, incentivando-os a continuar escolhendo sua empresa.
- Personalizar a jornada do cliente com base nos seus registros no CRM, enviando ofertas e recomendações que tenham mais chances de agradá-lo.
- Ter uma estratégia de comunicação constante com os clientes.
- Ouvir os feedbacks dos consumidores e reavaliar o processo com frequência.
Além disso, a inovação constante e a adaptação às mudanças no mercado são fundamentais para manter clientes leais à sua marca.
Para alcançar um nível de satisfação do cliente cada vez mais alto, mais do que conhecer bem o seu produto, é necessário ter uma equipe estruturada e bem treinada. Esse elemento, muitas vezes, se torna um gargalo da operação, principalmente quando a gestão desconhece a capacidade do seu time comercial.
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