O que é Co-Marketing e como funciona?

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Na dinâmica do marketing digital, o co-marketing entre as empresas tem se mostrado uma estratégia extremamente eficaz para maximizar resultados e ampliar o alcance das mais variadas campanhas. Essa parceria visa criar e promover conteúdos ou campanhas em conjunto.

A união permite que as corporações compartilhem recursos, conhecimentos e, principalmente, audiências, resultando em uma visibilidade maior e outros benefícios que serão listados aqui. Neste artigo, será possível compreender mais profundamente esse conceito e como ele pode ser extremamente rico e funcional.

O que é Co-Marketing?

Co-marketing é uma estratégia colaborativa onde duas ou mais empresas se unem para criar e promover conteúdos ou campanhas conjuntas, visando alcançar um público mais amplo e diversificado. Essa parceria permite que ambas as empresas compartilhem o que têm de melhor, usufruindo de uma série de benefícios.

Para que serve o Co-Marketing?

A principal função da estratégia de Co-Marketing é a união imediata dos recursos de duas ou mais empresas, permitindo uma economia maior de ambas as partes e um alcance de mercado mais amplo, até mesmo na fase de pós venda em um contato direto com os consumidores. 

O sucesso de uma campanha com base nessa estratégia não só irá pesar menos no bolso da sua empresa, como criará um laço mais forte entre as partes envolvidas, abrindo possibilidades para futuras parcerias com outras empresas e introduzindo seu mercado para outra bolha de clientes. 

Por que fazer um co-marketing?

Caso ainda reste dúvidas, estratégias como o co-marketing podem beneficiar sua empresa por meio de uma ação de baixo custo e risco.  Caso a campanha não seja tão eficiente quanto inicialmente planejada pela equipe de publicidade, o prejuízo ainda será dividido entre as duas empresas. 

Em contrapartida, uma campanha de marketing tradicional sofreria do mesmo prejuízo, exceto que totalmente direcionado para um único negócio. Contudo, quando uma campanha de co-marketing é bem sucedida, seus benefícios são muito maiores. As duas empresas saem ganhando e o nome de ambas as marcas percorre uma distância ainda maior. 

Além disso, a estratégia também tem os seguintes efeitos no processo comercial:

  • Aumento do alcance e da visibilidade: ao colaborar com outra empresa, é possível alcançar uma maior base de clientes, ampliando, de forma significativa, o público-alvo;
  • Compartilhamento de recursos e custos: os custos de criação e execução de campanhas são compartilhados entre as empresas, tornando o marketing mais acessível;
  • Melhoria da credibilidade e reputação: a parceria do co-marketing entre marcas respeitadas pode melhorar a percepção da sua própria marca, aumentando a confiança dos consumidores;
  • Eficácia de campanhas de marketing: combinando esforços e recursos, as campanhas podem ser mais eficazes e gerar um melhor Retorno sobre o Investimento (ROI).

Esses benefícios tornam o co-marketing uma estratégia atraente para empresas que buscam maximizar seus esforços de marketing, alcançar novos públicos e melhorar sua posição no mercado de forma colaborativa e eficiente.

Quais as diferenças entre co-marketing e co-branding?

Apesar de semelhantes e frequentemente associados ao mesmo objetivo, co-marketing e co-branding possuem diferenças muito pequenas enquanto estratégia de vendas. Para saber qual estratégia melhor se encaixa no objetivo de seu negócio, é importante aprender a reconhecê-las. 

Enquanto o marketing em conjunto visa usar os recursos e alcance das empresas envolvidas para promover seus próprios produtos ou soluções individuais, o co-branding irá focar na criação de um produto inédito mediante o esforço de ambas as partes.

Mesmo que as duas estratégias tenham ampliar o alcance das marcas como seu objetivo principal, o co-branding se diferencia por usar de uma identidade compartilhada para a divulgação de seus produtos, enquanto estratégias de co-marketing focam nos produtos individuais de cada empresa. 

Um exemplo bem sucedido de co-branding na cultura pop é entre Marvel e Fortnite, onde o jogo eletrônico introduziu elementos e personagens do universo Marvel para dentro do game. Ainda podemos citar Nike/Apple, Louis Vuitton/Supreme e LEGO/Ferrari como exemplos de marcas gigantescas que também se beneficiaram da estratégia. 

Por que o co-marketing deve interessar você?

Entre os maiores motivos para se interessar pelo co-marketing, acompanhar o mercado é sem dúvida um dos maiores. Mesmo que sua empresa opte por uma presença mais individual, é fato que sua concorrência uma hora ou outra pode se beneficiar de uma estratégia, deixando seu negócio para trás em termos de recursos ou aliados. 

É preciso analisar os principais benefícios da metodologia discutida e entender a melhor forma de aplicá-la em seu negócio. Se o objetivo de sua empresa é um alcance maior, sua equipe pode fazer a  maioria do trabalho enquanto uma empresa com mais voz expande o nome da sua marca. 

Da mesma forma, se seu objetivo é a redução de custos, se beneficiar de uma parceria com uma empresa menor pode ser uma manobra de publicidade mais benéfica. É importante ressaltar que na maioria dos casos, o co-marketing exige um esforço e alcance igualitário de ambas as empresas. 

A receita para o co-marketing de sucesso

Agora que entendemos a fundo o que é co-marketing e de que forma essa estratégia pode beneficiar sua empresa, podemos nos atentar a algumas dicas antes de arriscar uma cooperação às cegas.

Como uma receita de bolo, o marketing em conjunto possui alguns ingredientes que sempre aparecem em exemplos de cases de sucesso. Alguns dos quais podemos citar são:

  • Entendimento conjunto: para que ambas as marcas alcancem seu objetivo em comum, é necessário que as empresas envolvidas o conheçam a fundo. Colaborar com uma linha de chegada clara em mente é a forma mais eficiente de dar o passo inicial; 
  • Soluções complementares: mesmo que não seja sempre uma regra, compartilhar semelhanças com com sua marca parceira pode facilitar o complemento de ambos os seus produtos, além de diminuir o risco de rejeição de seus clientes;
  • Benefícios equilibrados: para que a parceria seja proveitosa e justa, é necessário que ambas as partes tenham algo a ganhar de valor igualitário que condizem com seus próprios interesses;
  • Avaliação do público-alvo: entender as necessidades de seu público-alvo é o ponto mais importante em uma estratégia de co-marketing. Para que o alcance de sua campanha seja aproveitado ao máximo, é preciso que ambas as empresas possuam uma clientela minimamente semelhante. 

Por meio de algumas pequenas observações, é possível fortalecer a estratégia de maneira muito eficaz. Afinal, diante do mercado, como ele se encontra atualmente, é preciso pensar em formas de se diferenciar da concorrência e, quando necessário, se aliar com empresas de objetivos semelhantes.

O que pode ser produzido numa ação de co-marketing?

Uma ação de Co-marketing envolve a colaboração entre duas ou mais empresas a fim de criar e executar campanhas de marketing conjuntas, com o principal objetivo de atingir um maior público e gerar ainda mais valor para diversos tipos de leads de ambas as partes.

Dentre as atividades e materiais que podem ser produzidos a partir dessa ação, temos:

  • Conteúdo colaborativo: criar conteúdos escritos que abordem temas de interesse comum e promovam a satisfação do cliente, desenvolver guias ou relatórios detalhados que ofereçam valor ao público e organizar eventos online ou episódios de podcast;
  • Campanhas de mídia social: compartilhar posts, stories e anúncios que promovam a parceira e os produtos/serviços de ambas as empresas, realizar competições ou sorteios nas redes sociais que incentivem a participação e o engajamento dos seguidores;
  • E-mail marketing: enviar e-mails para as listas de contatos das duas empresas durante a campanha de co-marketing e desenvolver sequências de e-mails que nutram leads e clientes com informações relevantes de ambas as empresas;
  • Descontos e ofertas especiais: criar ofertas combinadas que incentivem a compra de produtos ou serviços de ambas as empresas a um preço promocional e oferecer códigos de desconto exclusivos para clientes que adquiram produtos ou serviços das duas empresas;
  • Eventos e feiras: montar estandes compartilhados em eventos do setor para promover os produtos/serviços e aumentar a visibilidade da marca, e realizar eventos educativos ou informativos em que especialistas das suas empresas compartilhem conhecimentos e insights com o público;
  • Materiais visuais e publicitários: desenvolver materiais visuais que expliquem ou promovam os benefícios da parceria e dos produtos/serviços, e criar campanhas publicitárias que utilizem diversos canais para alcançar um público mais amplo;
  • Landing pages e microsites: criar landing pages específicas que destacam a parceria, com CTAs claros para conversões e desenvolver pequenos sites dedicados à campanha de co-marketing.

Essas ações, quando bem executadas, podem ampliar significativamente o alcance das campanhas de marketing, melhorar o engajamento dos clientes e, por consequência, aumentar as vendas e a notoriedade de ambos os lados que estão envolvidos, independente de qual seja o nicho de mercado envolvido.

Vantagens do co-marketing

O co-marketing pode oferecer uma série de vantagens significativas para as empresas envolvidas. Confira, logo abaixo, quais são esses benefícios.

Ampliação do alcance e audiência

Uma das principais vantagens do co-marketing é a capacidade de expandir o alcance da mensagem de uma empresa ao acessar a base de clientes de seus parceiros. Sendo assim, munida de dados qualificados, a corporação consegue atingir públicos que podem não ter sido alcançados de outra forma.

Redução de custos e recursos

Ao compartilhar os custos de produção e promoção de conteúdo ou campanhas, as empresas conseguem economizar, de forma significativa, os seus recursos. Isso é especialmente benéfico para empresas menores ou com orçamentos de marketing mais limitados.

Aumento da credibilidade e confiança com co-marketing

No co-marketing, associar-se a outras marcas confiáveis e reconhecidas pode aumentar a credibilidade de uma empresa aos olhos dos consumidores. Os clientes tendem a confiar mais em marcas que são recomendadas por outras empresas em que confiam.

Estímulo à criatividade e inovação

A colaboração com outros parceiros traz novas perspectivas e ideias, estimulando a criatividade e a inovação. Isso pode levar a campanhas mais originais e impactantes que se destacam no mercado. Lembre-se: a diferenciação na proposta comercial é que gera atração.

Complementaridade de recursos e habilidades

Parceiros de co-marketing, muitas vezes, possuem habilidades e recursos complementares. Ao unir forças, as empresas conseguem aproveitar o melhor de cada uma, maximizando a eficácia apresentada nas campanhas.

Conclusão

O co-marketing é uma estratégia colaborativa poderosa que permite a duas ou mais empresas unir forças para criar e promover campanhas conjuntas, maximizando recursos, alcance e eficácia. Ao compartilhar audiências e conhecimentos, ambas podem ampliar a sua visibilidade, reduzir custos e aumentar o impacto de suas ações de marketing.