Venda recorrente: saiba como fazer e o que é

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Em uma realidade de mercado tão disputada, possuir um produto que gere uma receita constante é como um bote salva-vidas. Por esta razão, investir em venda recorrente tem sido a  escolha de muitas empresas com uma clientela já fidelizada. 

Por mais que pareça bom demais para ser verdade,  iniciar nesta estratégia de negócios não é nenhum segredo. Por meio deste artigo, descobriremos o que são vendas recorrentes, como implementá-las em sua empresa e descobrir qual produto melhor se encaixa com sua metodologia de negócio.

O que é venda recorrente?

Venda recorrente refere-se ao modelo de negócio em que clientes pagam regularmente por algum produto. Geralmente em forma de assinaturas, como em serviços de streaming ou academia. 

Como funciona o pagamento recorrente?

O pagamento recorrente, dentro da venda recorrente, será o método de cobrança utilizado por seus clientes para efetuar a compra de um produto em demanda. Tal pagamento pode ser feito de maneira periódica e automática, através de uma assinatura ou contrato. 

Muitas vezes, o gasto de um cliente pode ser debitado de forma automática, facilitando tanto a rotina do consumidor, quanto garantindo um lucro seguro para a empresa ofertante. Essa informação pode auxiliar as empresas na esquematização de sua proposta comercial.

O pagamento deve durar pelo tempo que o cliente precisar de um serviço. Variando muito da necessidade do consumidor e relevância do produto ofertado.

Como fazer vendas recorrentes?

Iniciar com um método tão lucrativo é tentador, mas é importante não se precipitar, ou seu investimento pode acabar parando no local errado. Após entender o que é  venda recorrente, e saber que será necessário se atentar também às tendências de mercado, é preciso lembrar que, como todo modelo de negócio, esse tipo possui seus riscos. 

Aqui estão alguns passos que devem ser seguidos para aplicar o modelo em seu negócio:

  1. Identificar qual produto pode ser ofertado por sua empresa de maneira contínua: uma assinatura pode ser feita de diversas maneiras. Seja pelo uso de um serviço ou pela remessa recorrente de um produto finito. 
  2. Criar um modelo de assinatura e cobranças: automatize suas cobranças. Nem você nem seu cliente deseja efetuar a mesma compra mensalmente. 
  3. Oferecer suporte constante aos clientes: qualquer assinatura, especialmente as de longo prazo, exigem uma confiança por parte de seus clientes. Para isso, é necessário assegurá-los de que sua empresa e equipe sempre estarão à disposição para tirar dúvidas ou resolver problemas.
  4. Manter seus consumidores satisfeitos: o mais óbvio e importante passo, onde muitas empresas acabam por perder a mão. Só conquistar um cliente não é suficiente, é preciso manter seu serviço ou produto com qualidade elevada e preços justos. Evitando perder seus valiosos consumidores para a concorrência.

O aprendizado do processo das vendas recorrentes é de extrema importância para que as empresas não cometam erros ao longo do processo comercial e desperdicem recursos recursos relevantes.

Quais empresas se beneficiam desse modelo de negócio?

Atualmente, o modelo de venda recorrente beneficia diversos tipos de negócio, gerando um capital efetivo para as mais variadas e criativas metodologias de vendas, tomando como base dados qualificados disponibilizados pelos clientes em seus processos de compra. 

No quesito vendas recorrentes, é muito comum que para algumas empresas esse assunto seja uma grande problemática, podem ser de extrema utilidade para negócios que utilizam dessa metodologia.

Mesmo sendo uma estratégia de vendas muito extensa e facilmente aplicável, vale ressaltar algumas das aplicações mais populares, tais como:

  • Mídia e entretenimento: serviços de streaming e música acabam sendo os primeiros modelos de negócio que vem à mente quando o termo é mencionado. 
  • Serviços de assinatura: soluções digitais não são os únicos produtos que podem ser ofertados por assinatura. Também é possível oferecer roupas, produtos de estética e até mesmo livros. 
  • Educação digital: hoje em dia, existem diversas plataformas de ensino por assinatura. Sejam de preparação para concursos ou até mesmo de finanças ou estilo de vida. Conhecimento é valioso, não importa a área.
  • Serviços de saúde e fitness: já existem plataformas digitais que oferecem consultas médicas, treino acompanhado e plano de alimentação através de uma assinatura. 
  • Aplicativos e jogos eletrônicos: jogos gratuitos costumam possuir sua cota de vendas recorrentes para se manterem ativos. Essas compras podem ser feitas por meio de assinaturas ou compras de uma moeda virtual

Independente de qual seja o nicho de mercado em que a empresa atua, utilizar a venda recorrente como uma base pode ser excelente para manter uma clientela fiel que fará divulgação orgânica da marca para outras pessoas. No entanto, para isso, é preciso ter a capacidade de manter a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos.

Principais vantagens de usar a venda recorrente

Quando se entende o que é venda recorrente, é impossível não reparar em suas vantagens. Se aplicado de forma correta, essa estratégia de negócio pode gerar uma renda constante e previsível para sua empresa.

Alguns das principais vantagens desse tipo de venda são:

  • Previsibilidade de receita: traçando um paralelo entre seu número de assinantes, desistentes e novos assinantes, é possível calcular a renda da sua empresa de maneira relativamente segura. 
  • Fidelização de clientes: ao oferecer produtos e promoções para o mesmo cliente por tanto tempo, cria-se um laço de confiança que dificilmente será quebrado. 
  • Crescimento seguro e sustentável: ao estabelecer um número considerável de assinantes e manter a qualidade de seu serviço, o crescimento de sua empresa é bastante provável e com poucos riscos. 
  • Redução de custos de aquisição de cliente: com uma clientela já familiarizada e segura com seu produto, sua preocupação por uma busca constante de clientes será bem menor. 

Com o monitoramento correto dessa estratégia, as empresas terão a possibilidade de atingir as metas de vendas mais rapidamente, desde que haja um treinamento adequado da equipe para alcançar esse resultado.

Quais desvantagens a venda recorrente pode apresentar?

Como todo modelo de negócio, a venda recorrente possui seus riscos e desvantagens. Mesmo que pareçam pequenos comparados aos seus benefícios, ainda é algo que se deve manter atento. 

Alguns das desvantagens são: 

  • Satisfação contínua: manter um cliente satisfeito é a chave para que ele continue pagando por sua assinatura. Para isso, é necessário buscar formas de reinventar seu serviço.  
  • Possíveis cancelamentos: serviços de assinatura estão sujeitos a cancelamentos, por melhor trabalho que cumpram. Essa possibilidade pode gerar uma certa imprevisibilidade na receita em alguns momentos. 
  • Gastos com marketing: perder um cliente é muito mais fácil do que adquirir um novo. Para evitar ficar no negativo, é necessário um investimento constante em divulgação e publicidade, visando manter sua clientela positiva. 

Como implementar a venda recorrente com sucesso nas empresas?

São poucos os modelos de negócio que não podem se beneficiar da estratégia de venda recorrente em algum nível. Entretanto, é importante atentar-se a algumas etapas para introduzir um novo método de negócio em sua empresa. Quando se fala nessa estratégia, o que é funcional para um negócio pode não ser para outro.

Entre algumas das principais vantagens, é importante atentar-se às práticas de entender seu público-alvo, planejar um serviço ou produto atrativo, definir preços flexíveis e investir em uma experiência  de satisfação do cliente

Exemplos de marcas que fazem venda recorrente

Entre as incontáveis marcas, grandes ou pequenas, que utilizam de venda recorrente, algumas das que mais se destacam são:

  • Netflix;
  • Spotify;
  • Amazon Prime;
  • Adobe Creative Cloud;
  • SmartFit;
  • Nerd ao Cubo.

Conclusão

Além de ser um método com capacidade de gerar um alto capital e com uma grande previsibilidade de lucros, a venda recorrente é bastante flexível e adaptável, podendo ser exatamente o que seu negócio precisa para se reinventar.