O que é carteira de clientes e como montar a ideal?

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Quando se fala em gerenciar um negócio, conhecer bem, assim como organizar sua carteira de clientes, é uma etapa essencial tanto para o sucesso, quanto  para o crescimento a curto e longo prazo.

Mesmo que seja um termo familiar para aqueles que já ingressaram na área de empreendedorismo, somente conhecer sua definição é apenas o primeiro passo, já que um bom entendimento de qualquer assunto comercial é  essencial para uma execução de trabalho mais efetiva. Por meio deste artigo, será possível ir mais a fundo no conteúdo.

O que é carteira de clientes?

Uma carteira de clientes representa o conjunto de clientes com os quais um negócio ou empresas mantêm um vínculo comercial, representando uma fonte de receita potencial e ativa para possíveis negócios em conjunto com dados qualificados.

Como criar uma carteira de clientes?

Após entender o que é carteira de clientes, é necessário analisar a melhor estratégia para criar uma boa relação de vendas com a sua empresa, gerando o melhor retorno possível para o seu negócio enquanto as tendências de mercado são devidamente seguidas.

Para montar uma carteira comercial sólida, é essencial conhecer seu público-alvo, assim como quais perfis de leads os definem melhor. Através disto, é possível separar seus clientes, sejam eles fidelizados ou não, por categorias, que são geralmente classificadas das mais até às menos rentáveis.

Quais são os 4 tipos de carteiras de clientes?

Ao categorizar os clientes que melhor se encaixam no produto ou solução oferecido por sua empresa, iremos analisar quais dos 4 tipos de carteiras  melhor se encaixam no perfil dos seus leads, visando uma melhor gestão de carteira de clientes. 

São elas:

  1. Carteira de cliente ativo: refere-se aos consumidores que já mantêm uma relação de comércio recorrente com sua empresa. Para manter seu negócio eficiente, é essencial estar sempre em bons termos com esta carteira, visto que representa o lucro mais predominante e eficiente na maioria dos casos. 
  2. Carteira de renovação: faz referência aos clientes que possuem um contrato próximo do vencimento com sua empresa. Nesse caso específico, seu objetivo deve ser oferecer vantagens e benefícios, buscando  renovações de contrato e fidelização que estimulem a satisfação do cliente
  3. Carteira de clientes inativos: representa a clientela que já negociou com sua empresa, mas cessou sua parceria. Mesmo que não pareça um investimento efetivo, é frequentemente vantajoso buscar entender o motivo desse corte, e talvez, através disto, retomar o cliente, propondo uma solução para o antigo problema ou oferecendo vantagens que sobrepõem antigos receios. 
  4. Carteira de ex-clientes: ainda no quadro de clientes inativos, essa parcela abrange aqueles clientes mais distantes da possibilidade de renovação, mas que ainda devem ser levados em consideração, especialmente quando se busca uma maior variedade em sua carteira. 

Como manter a carteira de clientes ativa?

Os clientes ativos são o pilar de não apenas qualquer carteira de clientes, como também de qualquer empresa que busca se manter bem sucedida, independente de seu nicho de mercado. Isso porque eles representam uma receita segura e constante para sua empresa, além de serem representantes fiéis de sua marca, promovendo-a para novos leads em potencial. 

Se sua intenção, como qualquer vendedor que se preze, é manter a sua carteira ativa, algumas estratégias a serem levadas em consideração são: 

  • Vantagens únicas:  sua empresa dificilmente será a única oferecendo algum produto. Por isso, é importante destacar-se em meio a um mercado tão disputado. Seja oferecendo descontos, atendimento mais personalizado e, especialmente, qualidade. 
  • Personalização e valores: personalização é a chave de uma interação bem sucedida dentro de uma proposta comercial. Busque sempre entender as preferências de seus clientes, assim como quais soluções e ofertas se encaixam melhor em seus perfis, fazendo-os entender que aquela estratégia foi planejada especialmente para eles. Se  um cliente é valioso, ele deve se sentir assim. 
  • Atendimento ao cliente: indiscutivelmente, um dos pilares mais importante para a fidelização de um cliente. Naturalmente, quando suas necessidades e reclamações são ouvidas, você se sentirá mais disposto a continuar negociando com uma empresa. Tal segurança só pode ser oferecida com uma equipe de atendentes preparados e bem instruídos. 
  • Monitoramento de clientes: acompanhar não só as tendências de mercado, como também as preferências de seus clientes, prova-se uma estratégia valiosa para manter suas soluções personalizadas. Além disso, monitorar  a frequência de vendas, tal como o retorno ofertado, é uma estratégia para criar um panorama geral de lucros e benefícios. 

5 melhores estratégias para montar uma carteira de clientes

Antes de tudo, é necessário analisar algumas das abordagens mais utilizadas pelos profissionais experientes dentro de um processo comercial. Para isso, é preciso analisar quais estratégias funcionam melhor para seus vendedores, assim como para seus clientes. 

Aqui estão algumas dicas para montar uma carteira de clientes: 

  1. Prospecção de clientes:  o primeiro passo para uma estratégia ideal. Identificar e fazer a prospecção de cliente para o seu negócio é a base de qualquer qualquer carteira bem sucedida. Após separar os leads que mais se encaixam na solução que sua empresa tem para oferecer, torna-se fácil saber quais nomes colocar como prioridade em sua lista.
  2. Não omitir clientes antigos: para gerar uma maior variedade e, logo, uma receita alternativa na hora de organizar sua carteira de clientes. É necessário manter um contato recorrente com clientes antigos. Sejam eles ativos ou não. 
  3. Priorizar clientes ativos: após definir o perfil de clientes que melhor se encaixa para a solução oferecida, é importante separar entre esses, quais clientes trazem mais retorno para a empresa (ROI), tomando-os como uma prioridade.
  4. Interação com indivíduos da área: manter uma relação positiva com outros negócios  ou empreendedores irá abrir portas para eventos e confraternizações da área, onde potenciais clientes e representantes de empresas podem atender. 
  5. Buscar recomendações: oferecer uma solução rápida e efetiva é essencial não só para manter um cliente fidelizado, como para que seus leads recomendem seu serviço, gerando uma carteira de clientes mais ampla, configurando uma estratégia de vendas eficaz para a carteira.

Conclusão

É sempre importante lembrar como uma boa carteira de clientes jamais deve ser subestimada. Considerando que não se trata apenas de uma ferramenta para facilitar sua vida como empreendedor, como também uma parte essencial de qualquer negócio funcional.