O que é CRM e como ele pode ser útil para empresas de saúde?

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O que é CRM?

Um CRM é um sistema para gerenciar relacionamentos com clientes, mas também processos de vendas. Para os hospitais e centros de saúde, revela-se uma ferramenta essencial para estar próximo dos pacientes, responder com flexibilidade às suas solicitações e promover a visibilidade dos serviços para atrair novos utilizadores.

Como um CRM pode ser útil para empresas de saúde

CRM (Customer Relationship Management) são sistemas de gestão de relacionamento com pacientes, clientes e contatos-chave, abrangendo tanto os processos de captação através do marketing como o momento da venda, mas também o serviço de acompanhamento e atendimento aos utilizadores habituais.

Um CRM de saúde adapta-se às necessidades destas organizações para simplificar a gestão de contatos e centralizar o grande volume de informação associada ao seu serviço.

O software de saúde permite que a administração empresarial dos centros de saúde esteja presente a nível digital, proporcionando visibilidade aos pacientes, utilizadores e contatos importantes para promover serviços, responder de forma mais eficaz às necessidades de atendimento médico e, de forma mais geral, proporcionar uma melhor experiência.

A utilização de soluções de CRM significa muitas vantagens operacionais e comerciais para hospitais e centros de saúde, tais como:

  • Criação de campanhas de marketing para organizações e empresas de saúde

Um CRM dedicado ao setor da saúde representa também um apoio na gestão e captação de potenciais clientes. Organizações de saúde, incluindo farmácias , laboratórios clínicos e clínicas odontológicas podem usar os recursos desta ferramenta para criar formulários de conversão, promover serviços profissionais de saúde e implantar campanhas de marketing.

  • Melhorar o  serviço de suporte ao paciente

Os softwares CRM podem servir como sistemas de gestão para tudo relacionado ao atendimento personalizado e próximo que um paciente possa solicitar. Essas ferramentas possuem espaços dedicados para receber reclamações, solicitações e até comentários, tudo de forma centralizada e por meio de uma interface fácil de usar para fornecer respostas rápidas e satisfatórias.

Quais são os recursos mais importantes de um CRM de saúde?

1 – Identificação de utilizadores, pacientes e contatos chave para a gestão comercial da organização de saúde

Em termos de utilização diária, aqui estão as principais funcionalidades que os fornecedores de CRM disponibilizam às organizações de saúde:

  • Gerenciamento de contatos: um CRM pode servir como software de gestão de pacientes, armazenando determinadas informações dos pacientes em seu banco de dados para agilizar contatos, conhecer os serviços utilizados e, de forma mais geral, entender a experiência do paciente e detectar áreas de melhoria.
  • O pipeline comercial: Oferece uma visão global do processo de vendas, desde as primeiras interações da pessoa com sua organização, passando pela contratação do serviço, até os processos de acompanhamento e atendimento ao cliente para garantir a satisfação do paciente. Sua equipe de vendas pode gerenciar e visualizar contratos, cotações, lembretes e outros fluxos de trabalho em uma única interface.
  • Projetos de marketing: visualize as campanhas de marketing desenvolvidas pela sua organização de saúde e os contatos que esta gerou, e assim tenha uma visão geral dos níveis de sucesso e conversão das estratégias implementadas.

Esses recursos podem ser utilizados em qualquer local e dispositivo, graças aos aplicativos que  os softwares  oferecem.

2 – Gerenciamento de comunicações relacionadas à marcação de compromissos e interações entre membros internamente

É possível otimizar a comunicação interna e externa através da utilização de um CRM para atendimento médico e processos de vendas no setor de saúde, graças a funcionalidades como:

  • Software de comunicação: funciona como uma plataforma de comunicação centralizada, que mostra lembretes de consultas, comentários feitos pelos pacientes e outros pontos de interação para agilizar as respostas e manter sua organização próxima de seus pacientes, promovendo a melhor experiência de usuário possível.
  • Software de cotação: criar cotações online e enviá-las com facilidade é necessário para responder rapidamente aos usuários e pacientes interessados ​​nos serviços de sua instituição de saúde.
  • Documentos compartilhados: O sistema CRM facilita o rastreamento dos documentos de vendas, o que estimula a produtividade da equipe comercial e a gestão proativa dos processos de vendas em andamento.
  • Agendamento de consultas online: as agendas dos seus representantes podem ser integradas ao software CRM, para que prospects e usuários interessados ​​nos serviços possam saber, em tempo real, a disponibilidade para agendar uma reunião e discutir temas em tempo real. conexão com cotações, serviços contratados e outras interações comerciais.
  • Chat ao vivo: para oferecer um melhor atendimento, você pode utilizar seu sistema CRM para adicionar chat ao vivo ao seu site, para agilizar os tempos de resposta e resolução de problemas.

Como escolher um CRM para clínicas odontológicas ?

Gestão de consultas, contabilidade, cobrança e pagamento de terceiros, transmissão remota para o seu seguro de saúde… A maioria dos softwares odontológicos hoje oferece essas funções básicas, essenciais para o funcionamento de um consultório odontológico ou de um centro de saúde odontológica. Porém, nem todos são iguais e na hora de escolher é preciso considerar diversos aspectos do software, tanto do ponto de vista de desempenho, quanto de compatibilidade e funcionalidade:

  • Ergonomia e facilidade de uso

O primeiro ponto a considerar é a ergonomia do software odontológico. Seja você um tecnófilo ou não, o software deve ser fácil de usar, intuitivo e seu conteúdo deve ser continuamente aprimorado. Isto é ainda mais importante quando é necessário formar regularmente novos colaboradores, que nem todos têm o mesmo perfil ou experiência com estas ferramentas.

  • 100% na Nuvem

Este é outro ponto fundamental a verificar antes de escolher um software para um consultório ou centro odontológico. Uma solução 100% Cloud não necessita de instalação e tem a grande vantagem de poder ser acessível a partir de qualquer computador ou tablet, através de uma ligação segura.

 Um software odontológico 100% Cloud permite finalizar um plano de tratamento ou realizar tarefas administrativas a qualquer momento e a partir de qualquer terminal conectado à Internet.

  • Conformidade com regulamentos 

As regulamentações sanitárias brasileiras são densas e evoluem regularmente. É claro que um software odontológico deve respeitar os requisitos legais. Mas alguns vão além da marcação essencial. Escolher um software que esteja na vanguarda destas questões regulatórias significa também facilita a integração de funcionários de outros países que não estejam necessariamente familiarizados com a regulamentação brasileira.

Controlar a agenda, otimizar a gestão de dados e o relacionamento com os pacientes, gerenciar atividades, ajudar na comunicação e definir planos de tratamento: o software odontológico agora é utilizado em todas as etapas da prática. Quando é capaz de incorporar soluções inovadoras, é muito mais do que uma simples ferramenta informática para ajudar na gestão da prática. Torna-se um aliado inestimável para ajudá-lo a praticar uma odontologia mais segura e melhorar a experiência de seus pacientes.