O mercado tem se mostrado cada vez mais dinâmico e competitivo, o que apresenta uma ampla necessidade de contar com ferramentas de vendas adequadas e eficientes. Afinal, a tecnologia desempenha um papel indispensável para a otimização de processos.
Para entender melhor sobre essas ferramentas e como devem ser utilizadas, preparamos uma lista das melhores ferramentas de vendas. Aproveite para captar as dicas definitivas para ampliar as suas vendas e difundir a sua marca.
Neste post você verá
Ferramentas de vendas: o que são?
As ferramentas de vendas podem ser vistas como plataformas, softwares, aplicativos ou recursos específicos que são criados para otimizar e ajudar nas atividades relacionadas a vendas e marketing. O principal objetivo do seu uso é facilitar o processo de vendas e aumentar a sua eficiência.
São várias as categorias dessas ferramentas de vendas, onde cada uma delas está focada em aspectos específicos do ciclo de vendas. Logo abaixo, você poderá conhecer as mais expressivas e que farão uma verdadeira diferença em seu negócio.
Tipos e melhores ferramentas de vendas
Existem diversos tipos de ferramentas de vendas disponíveis no mercado. A maioria delas é utilizada na otimização do processo comercial, além de auxiliar as empresas a mostrarem um diferencial em relação aos seus concorrentes.
Pensando no desenvolvimento profissional do seu negócio, confira, abaixo, a lista com as melhores.
CRM
CRM é uma sigla para Customer Relationship Management que, em tradução livre, significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esta categoria de ferramentas de vendas foi projetada para auxiliar as empresas a gerenciar e aprimorar a relação entre empresa e cliente.
Dentre as principais vantagens, é possível mencionar:
- Melhor relacionamento com o cliente;
- Eficiência operacional;
- Aumento de receitas;
- Tomada de decisões informada;
- Previsão de vendas.
Em relação às ferramentas mais recomendadas desta categoria, é interessante dar destaque para: Agendor, Salesforce, HubSpot CRM e Zoho CRM.
Inteligência em vendas
A inteligência em vendas ajuda a impulsionar a lista das melhores ferramentas de vendas por causa da sua praticidade. Ela utiliza dados, análises e tecnologia a fim de melhorar a eficácia das atividades de vendas.
A abordagem adotada usa informações estratégicas a fim de capacitar equipes de vendas a tomar decisões informadas e, também, identificar oportunidades, compreender os clientes de forma integral e, também, ampliar as taxas de conversão.
Dentre os benefícios de sua aplicação, temos:
- Identificação de oportunidades de vendas;
- Melhor segmentação de mercado;
- Abordagem mais personalizada;
- Tomada de decisões estratégicas;
- Redução de ciclo de vendas.
Em relação às ferramentas, a melhor opção dentre todas é a Speedio, que garante uma prospecção ativa B2B, gerando leads qualificados de acordo com a necessidade do seu negócio. A plataforma funciona ainda melhor em integração com LinkedIn e Google.
Integrações
As integrações, dentro de um contexto de ferramentas de vendas, referem-se à conexão de uma série de sistemas, aplicativos ou plataformas de software que facilitam o fluxo de informações e o processo entre eles.
As integrações são extremamente importantes para as equipes de vendas, pois são capazes de eliminar a necessidade de alternar entre várias ferramentas, proporcionando uma experiência coesa e eficiente.
As suas principais vantagens são:
- Eficiência operacional;
- Visão holística do cliente;
- Fluxo de trabalho contínuo;
- Melhor colaboração;
- Atualização automática de dados.
Dentre as ferramentas que podem ser escolhidas para ajudar a fortalecer o seu negócio, as melhores opções são: Zapier, PieSync, Tray.io e Integromat.
Análise de vendas
A análise de vendas, em muitos casos, é também conhecida como dados de vendas. Ela consiste no processo de coleta, aplicação e interpretação de dados relacionados às atividades de vendas de uma empresa.
A prática envolve a utilização de técnicas estatísticas e ferramentas analíticas para compreender padrões, extrair insights e, também, identificar tendências para entregar estratégias de vendas assertivas e, também, impulsionar o desempenho da marca.
Na sua lista de benefícios, é válido mencionar:
- Tomada de decisões informada;
- Otimização do funil de vendas;
- Segmentação de clientes;
- Previsão de vendas;
- Avaliação de desempenho de vendedores.
Para a lista das melhores ferramentas de vendas, vale mencionar: Tableau, Power Bi Microsoft, Looker e Sisense.
Produtividade
A produtividade, quando apontada como uma ferramenta comercial, faz referência à eficiência e eficácia da forma como as equipes de vendas realizam as suas atividades para chegar a alguma meta ou resultado.
É por meio dela que se pode maximizar a produtividade nas operações de vendas, bem como manter uma gestão efetiva de tempo, onde há uma alocação inteligente de horários para atividades de alto impacto para a marca.
As suas vantagens em maior destaque são:
- Aumento nas vendas;
- Melhoria nas taxas de conversão;
- Redução de custos operacionais;
- Maior satisfação do cliente;
- Adaptação às mudanças no mercado.
Em relação às ferramentas que podem ser utilizadas para impulsionar a produtividade na sua empresa, é possível escolher entre Asana, Trello, Monday.com e Notion.
Assinatura digital
A assinatura digital é, sem dúvida alguma, uma das ferramentas de vendas mais poderosas para qualquer tipo de negócio. É por meio dela que se pode trazer agilidade nas negociações e, também, segurança para os processos.
Dentro do contexto de vendas, a assinatura digital se mostra uma oportunidade de distribuir validade jurídica para cada um dos documentos assinados pela empresa, além de garantir a integridade dos papéis assinados.
As vantagens de sua utilização consistem em:
- Redução do tempo de fechamento de negócios;
- Maior flexibilidade geográfica;
- Sustentabilidade ambiental;
- Melhor experiência do cliente;
- Segurança e conformidade.
As ferramentas mais seguras, e ágeis, para utilizar este método são DocuSign, Adobe Sign, HelloSign e SignNow.
Automação de marketing
A automação de marketing nada mais é do que o uso de softwares e de tecnologia para automatizar tarefas que são repetitivas, visando ampliar a eficiência de todas as atividades voltadas para a área de marketing.
Em um contexto de vendas, a automação de marketing acaba desempenhando um papel indispensável, pois serve para nutrir leads, personalizar interações com clientes em potencial e melhorar o funil de vendas.
Suas vantagens mais notáveis são:
- Economia de tempo;
- Maior eficiência operacional;
- Geração de leads qualificados;
- Personalização escalável;
- Aumento nas taxas de conversão.
Para utilizar este tipo de ferramenta no seu negócio, é interessante optar por HubSpot, Marketo Adobe, Pardot e ActiveCampaign.
Ferramentas de ligações
As ferramentas de ligações, que também podem ser conhecidas como soluções de telefonia ou call center, são os recursos tecnológicos utilizados para facilitar, e também aprimorar, as atividades de comunicação via telefone nos mais variados contextos comerciais.
Dentre as vantagens que devem ser mencionadas sobre ela, temos:
- Aumento na produtividade;
- Melhor gestão de leads;
- Aprimoramento do atendimento ao cliente;
- Rastreabilidade e transparência;
- Treinamento de equipe.
Para as ferramentas de vendas mais eficazes, é possível escolher entre Salesforce Dialer, HubSpot Sales Hub, Aircall e Talkdesk.
Ferramenta de automação de WhatsApp
As ferramentas de automação de WhatsApp são soluções que garantem a automatização e a otimização de interações no aplicativo de mensagens. Dentro do contexto de vendas, a ferramenta pode ser usada para engajar com os clientes e automatizar o envio de mensagens.
Os principais benefícios de recorrer a essa ferramenta de vendas são:
- Engajamento proativo;
- Respostas rápidas;
- Economia de tempo;
- Aumento na personalização;
- Acompanhamento eficiente.
Se optar pela utilização dessa ferramenta, as melhores opções são: Builderall, Vendernozap, Zap Fácil e Robot Million.
Ferramenta para videoconferência
No contexto de vendas, as ferramentas de vendas para videoconferência são aquelas utilizadas para realizar apresentações, demonstrações de produtos, interações com os clientes sem a necessidade de um encontro presencial e negociações.
Dentre as suas vantagens, é possível mencionar:
- Gerenciamento do tempo e recursos;
- Acesso global;
- Personalização da abordagem;
- Demonstração de produtos;
- Tomada de decisões rápidas.
Em relação às melhores ferramentas para utilizar nesta categoria, aposte em Zoom, Microsoft Teams, Cisco Webex e Google Meet.
Ferramenta de chatbot
Os chatbots são constantemente utilizados como ferramentas de atendimento ao cliente automatizado, visando trazer respostas para as perguntas, além de fornecer informações sobre os produtos e serviços.
Por isso, as vantagens de utilizá-los são:
- Atendimento 24/7;
- Resposta imediata;
- Redução de carga de trabalho;
- Geração de leads;
- Automatização de processos de vendas.
Para optar por boas ferramentas, é possível escolher entre Chatbot.com, ManyChat, Drift e Intercom.
Dicas definitivas para escolher sua ferramenta de vendas
Para que as ferramentas de vendas sejam muito bem aproveitadas, é necessário captar algumas dicas indispensáveis. Confira, abaixo, quais são elas.
Defina suas necessidades
Antes mesmo de começar a buscar por ferramentas de vendas, é interessante identificar as necessidades e as especificidades da sua equipe. Considere fatores como automação, análise, integração e colaboração.
Avalie a usabilidade
A usabilidade é uma característica indispensável para a adoção eficaz da ferramenta. Certifique-se sempre de que a interface seja intuitiva para melhorar a interação entre a página e o cliente.
Integre com outras ferramentas
O ideal é que a ferramenta se integre com facilidade a outras que a equipe já utiliza, como CRM, e-mail ou marketing automation. A interoperabilidade é indispensável para uma experiência contínua de trabalho.
Reputação e avaliações
Realizar pesquisas sobre as avaliações de usuários e a reputação da ferramenta utilizada é importante. Plataformas de avaliações como Capterra e TrustRadius podem fornecer insights muito poderosos acerca da experiência do usuário.
- Aproveite para entender como a inteligência de mercado pode ser útil nessa aplicação.
Escalabilidade
Mesmo diante da lista das melhores ferramentas de vendas, é importante pensar na escalabilidade. Observe se a sua escolha oferece opções de escalabilidade e se será capaz de atender às necessidades da equipe e do negócio.
As ferramentas de vendas são instrumentos indispensáveis para quem deseja ter uma maior integração com os seus clientes e, também, para ampliar as vendas. Por isso, saber quais são as melhores e realizar uma pesquisa avançada acerca da aceitação do público-alvo poderá fazer toda a diferença.