Plataformas para vendas B2B

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Quem sabe escolher os canais de venda certos tem mais chance de concretizar os seus negócios. Neste contexto, conhecer as plataformas para vendas B2B é uma necessidade de todos que desejam buscar mais oportunidades de vendas.

O que é uma plataforma B2B?

Saber como funcionam as plataformas é o básico para que você possa optar pela ideal para o seu negócio. Neste caso, existem dois modelos: o das B2B (business to business), objeto deste texto, e o das B2C (business to consumer).

No B2C é aquele famoso caso de quando o usuário compra um produto/serviço e o recebe diretamente da empresa.

Isto muda, porque a B2B é um pouco diferente, e remete a um relacionamento entre pessoas jurídicas. Nesse cenário, uma empresa procura por outra, visando comprar algo como matéria-prima, por exemplo.

É exatamente aqui que se destacam as plataformas para vendas B2B, resumindo, então, as principais características do modelo business to business, são as seguintes:

  • Remete a vendas que acontecem entre duas ou mais empresas
  • Quem compra, utiliza o material para fins comerciais
  • Considerar uma plataforma boa é imprescindível
  • Tem um valor de negociações online que supera em até 3x o B2C

Em um post anterior, já falamos mais sobre as principais diferenças, inclusive em maiores detalhes sobre a prospecção B2B.

Como funcionam essas plataformas?

As plataformas para vendas B2B são essenciais para todas as partes envolvidas no processo, e por isso é importante saber escolher muito bem.

As melhores plataformas para vendas B2B permitem algumas funcionalidades, por exemplo: tornam possível que a sua empresa configure e gerencie uma série de variáveis envolvidas no processo de compra e venda.

Por exemplo, existem plataformas para vendas B2B que oferecem tabelas de preços, impostos, condições de pagamentos, entre outros (alguns desses podem ser feitos por meio de ERPs, sistemas de cobrança automatizados).

Ao conectar canais, por exemplo, as plataformas para vendas B2B podem dar suporte à toda a cadeia de distribuição. Ao mesmo tempo, permite personalizar a experiência, desde o momento da fabricação até a chegada ao consumidor final.

A plataforma deve ser flexível o suficiente para que você consiga inserir o seu modelo de negócio e adaptá-lo ao longo do tempo. Para entender mais como escolher plataformas para vendas B2B, siga as etapas da seção abaixo.

Como escolher plataformas para vendas B2B

Até aqui, foi possível observar que boas plataformas para vendas B2B garantem benefícios importantes pra diversas partes da empresa. Mas como escolher os seus provedores?

A qualidade do suporte

Se as vendas da sua empresa estão em jogo, então as plataformas para vendas B2B devem fornecer suportes rápidos e de qualidade. Assim garantem que não coloque em risco o que é mais importante: os seus negócios e os eu relacionamento com os clientes e vendedores.

Criação de catálogos

Os preços e condições de um cliente podem ser diferentes dos que são feitos para outro. As plataformas para vendas B2B podem possibilitar, então, a criação de vários catálogos, além de possibilitar o acesso aos seus representantes comerciais.

A integração

Assim como as ferramentas de automação auxiliam na produtividade, há outras que fazem o mesmo. As melhores plataformas para vendas B2B permitem que haja integração ao sistema, reduzindo custos de tempo e facilitando processos.

Presença no mercado

Querendo ou não, avaliar a presença no mercado e a reputação das plataformas para vendas B2B que você pesquisa é essencial. Se uma delas não é bem reconhecida, pode ser um indicativo de que não cumpre aquilo que promete.

Procure saber, por exemplo, a quem a plataforma atende, e quem são os seus clientes atuais (pelo menos alguns). Isso permitirá ter uma noção melhor da sua confiança no mercado, e se ela realmente traz mais vantagens do que problemas.

Conheça a melhor plataforma do mercado

Uma empresa que cumpre todos esses papeis e que tem se tornado cada vez mais reconhecida como a melhor do mercado é a Speedio. Cada vez mais empresas de peso no mercado tem aderido a ela, reconhecendo sua capacidade.

Os valores da Speedio prezam por fatores como a automatização, o que é um elemento de suma importância atualmente, como destaquei antes. Dessa forma, auxilia a atingir outro dos objetivos dela, que é facilitar a vida do seu time comercial.

Focando em inteligência comercial, ela facilita a procura de leads B2B, com uma prospecção ativa. Isso faz diferença nos resultados finais que sua empresa conquista.

Para saber mais informações sobre a Speedio, seus planos e tudo que você pode encontrar nela, entre em contato! Conhecendo mais sobre os seus objetivos em particular, a empresa poderá demonstrar como pode ajudar a alcançar os seus objetivos.

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