Plataformas para vendas B2B – Confira agora

Plataformas para vendas B2B

Quem sabe escolher os canais de vendas certos tem mais chance de concretizar os seus negócios. Neste contexto, conhecer as plataformas para vendas B2B é uma necessidade de todos que desejam buscar mais oportunidades de vendas.

O que é uma plataforma B2B?

Saber como funcionam as plataformas é o básico para que você possa optar pela que seja ideal para o seu negócio. Neste caso, existem dois modelos: o das B2B (business to business), objeto deste texto, e o das B2C (business to consumer).

No B2C é aquele famoso caso de quando o usuário compra um produto/serviço e o recebe diretamente da empresa.

Já o B2B remete a um relacionamento entre pessoas jurídicas. Nesse cenário, uma empresa procura por outra, visando comprar algo como matéria-prima, por exemplo.

É exatamente aqui que se destacam as plataformas para vendas B2B. Como vou especificar mais à frente, elas atuam como se fossem intermediárias nesse negócio – e é por isso que é importante saber escolher bem.

Resumindo, então, as principais características do modelo business to business, são as seguintes:

  • Remete a vendas que acontecem entre duas ou mais empresas
  • Quem compra, utiliza o material para fins comerciais
  • Considerar uma plataforma boa é imprescindível
  • Tem um valor de negociações online que supera em até 3x o B2C

No post anterior, já falamos mais sobre as principais diferenças, inclusive em maiores detalhes sobre plataformas para vendas B2B e para seu tipo de prospecção. (Entenda sobre os tipos de prospecção B2B).

Como funcionam essas plataformas?

Sem as plataformas para vendas B2B, basicamente não há aplicabilidade ao modelo. Elas são essenciais para todas as partes envolvidas no processo, e por isso é importante saber escolher muito bem.

As melhores plataformas para vendas B2B permite algumas funcionalidades. Por exemplo, tornam possível que a sua empresa configure e gerencie uma série de variáveis envolvidas no processo de compra e venda.

Elas também oferecem tabelas de preços, impostos, condições de pagamentos, entre outros.E o melhor é que garante que seja individualizado a cada situação ou a cada cliente.

A seguir, algumas vantagens das plataformas B2B:

  • As pessoas jurídicas realizam seu cadastro nas plataformas para vendas B2B
  • A plataforma é adaptável às necessidades de cada um, com flexibilidade
  • Permite o acesso e a criação de informações personalizadas
  • Permite uma ampliação de mercado
  • Integra os canais de gestão da empresa num só local
  • Tem o potencial de redução de custos e aumento da produtividade

Ao conectar canais, por exemplo, as plataformas business to business dão suporte a toda a cadeia de distribuição. Ao mesmo tempo, permite personalizar a experiência, desde o momento da fabricação até a chegada ao consumidor final.

Ela deve ser flexível o suficiente para que você consiga inserir o seu modelo de negócio e adaptá-lo ao longo do tempo. Para entender mais sobre como escolher plataformas para vendas B2B, siga as etapas da seção abaixo.

Como escolher plataformas para vendas B2B

Até aqui, foi possível observar que boas plataformas garantem benefícios importantes. A própria ideia de B2B é bastante interessante, mas deve ser feita com um intermediário (a plataforma) de qualidade. Como escolher?

A qualidade do suporte

Se as vendas da sua empresa estão em jogo, então as plataformas para vendas B2B devem fornecer suportes rápidos e de qualidade. Assim garantem que não coloque em risco o que é mais importante: os seus negócios e o seu relacionamento com os clientes e vendedores.

A possibilidade de automação

Atualmente, há muitas possibilidades de ferramentas de automação reduzir o trabalho das equipes da sua empresa. Uma boa plataforma consegue integrar o máximo desses instrumentos de automação, auxiliando na produtividade do seu negócio.

Criação de catálogos

Os preços e condições de um cliente podem ser diferentes dos que são feitos para outro. As plataformas para vendas B2B devem possibilitar, então, a criação de vários catálogos, além de conceder o acesso aos seus representantes comerciais.

A integração

Assim como as ferramentas de automação auxiliam na produtividade, há outras que fazem o mesmo. As melhores plataformas para vendas B2B permitem que haja integração ao sistema, reduzindo custos de tempo e facilitando processos.

Presença no mercado

Querendo ou não, avaliar a presença no mercado e a reputação das plataformas para vendas B2B que você pesquisa é essencial. Se uma delas não é bem reconhecida, pode ser um indicativo de que não cumpre aquilo que promete.

Procure saber, por exemplo, a quem a plataforma atende, e quem são os seus clientes atuais (pelo menos alguns). Isso permitirá ter uma noção melhor da sua confiança no mercado, e se ela realmente traz mais vantagens do que problemas.

Conheça a melhor plataforma do mercado

A Speedio cumpre todos esses papéis e tem se tornado cada vez mais reconhecida como a melhor plataforma de prospecção B2B. Cada vez mais empresas de peso no mercado tem aderido a ela, reconhecendo sua capacidade.

Assista o vídeo e veja como a Speedio valoriza a prospecção ativa com o uso de plataformas B2B:

Os valores da Speedio prezam por fatores como a automatização, que é um elemento de suma importância para facilitar a vida do seu time comercial.

Focando em inteligência comercial, ela facilita a procura de leads B2B, com uma prospecção ativa. Isso faz diferença nos resultados finais que sua empresa conquista.

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