Plataforma B2B nas vendas

Quem sabe escolher os canais de vendas certos tem mais chance de concretizar os seus negócios. Não apenas isso, saber segmentar o mercado e conhecer seu público alvo é o mínimo a ser feito para que sua empresa consiga desempenhar um papel de protagonista no mercado B2B.

Mas isso não é tudo. Ter uma boa plataforma B2B para auxiliar sua empresa nesse processo é essencial para a sua sobrevivência. Neste artigo vamos falar das principais características dessas plataformas.

Elas podem ser um fator decisivo para que você consiga escolher as melhores opções do mercado e não fique refém de ferramentas ruins, que mais atrapalham do que ajudam em seu processo comercial.

O que é plataforma B2B?

Plataforma B2B (Business to Business) refere-se a sistemas onde empresas realizam transações comerciais com outras empresas. Ela facilita a interação e transação entre negócios, proporcionando um ambiente digital para comprar, vender, ou realizar outras operações comerciais, otimizando processos e possibilitando parcerias e negociações em escala global.

Saber como funcionam as plataformas é o básico para que você possa optar pelo que seja ideal para o seu negócio. Neste caso, existem dois modelos: o das B2B (business to business), objeto deste texto, e o das B2C (business to consumer).

A venda B2C é aquele famoso caso de quando o usuário (pessoa física) compra um produto/serviço e o recebe diretamente da empresa.

Já o processo de venda B2B remete a um relacionamento entre pessoas jurídicas. Nesse cenário, uma empresa realiza o processo de prospecção por outra empresa, visando comprar algo como matéria-prima, por exemplo.

É exatamente aqui que se destacam as plataformas B2B para vendas. Como vou especificar mais à frente, elas atuam como se fossem intermediárias nesse negócio – e é por isso que é importante saber escolher bem.

Resumindo, então, as principais características do modelo business to business, são as seguintes:

Plataformas para vendas B2B

Ao conectar canais, por exemplo, as plataformas business to business dão suporte a toda a cadeia de distribuição. Ao mesmo tempo, permite personalizar a experiência, desde o momento da fabricação até a chegada ao consumidor final.

Ela deve ser flexível o suficiente para que você consiga inserir o seu modelo de negócio e adaptá-lo ao longo do tempo. Para entender mais sobre como escolher plataformas para vendas B2B, siga as etapas da seção abaixo.

Como funciona uma plataforma B2B?

Sem as plataformas B2B, basicamente não há aplicabilidade ao modelo. Elas são essenciais para todas as partes envolvidas no processo, e por isso é importante saber escolher muito bem.

As melhores plataformas B2B permitem algumas funcionalidades em sua estratégia de prospecção. Por exemplo, tornam possível que a sua empresa configure e gerencie uma série de variáveis envolvidas no processo de compra e venda, incluindo a prospecção do público alvo.

Elas também oferecem tabelas de preços, impostos, condições de pagamentos, entre outros. E o melhor é que garante que seja individualizado a cada situação ou a cada cliente.

A seguir, algumas vantagens das plataformas B2B:

Plataformas para vendas B2B

Ao conectar canais, por exemplo, as plataformas business to business podem ajudar toda a cadeia de distribuição. Ao mesmo tempo, permitem personalizar a experiência, desde o momento da fabricação até a chegada ao consumidor final.

Além disso, ela deve ser flexível o suficiente para que você consiga inserir o seu modelo de negócio e adaptá-lo ao longo do tempo. Para entender mais sobre como escolher uma plataforma B2B, siga as etapas da seção abaixo.

Como escolher uma plataforma B2B

Até aqui, foi possível observar que boas plataformas garantem benefícios importantes. A própria ideia de B2B é bastante interessante, mas deve ser feita com um intermediário (a plataforma) de qualidade. Como escolher?

A qualidade do suporte

Se a prospecção de clientes B2B está em jogo, então as plataformas devem fornecer suportes rápidos e de qualidade. Assim garantem que não coloque em risco o que é mais importante: os seus negócios e o seu relacionamento com os clientes e vendedores.

A possibilidade de automação

Atualmente, há muitas possibilidades de ferramentas de automação para reduzir o trabalho das equipes da sua empresa. Uma boa plataforma consegue integrar o máximo desses instrumentos de automação, auxiliando na produtividade do seu negócio.

Criação de catálogos

Os preços e condições de um cliente podem ser diferentes dos que são feitos para outro. As plataformas B2B devem possibilitar, então, a criação de vários catálogos, além de conceder o acesso aos seus representantes comerciais.

A integração

Assim como as ferramentas de automação auxiliam na produtividade, há outras que fazem o mesmo. As melhores plataformas para empresas B2B permitem que haja integração ao sistema, reduzindo custos de tempo e facilitando processos, como  a jornada de compra.

Presença no mercado

Querendo ou não, avaliar a presença no mercado e a reputação das plataformas B2B que você pesquisa é essencial. Se uma delas não é bem reconhecida, pode ser um indicativo de que não cumpre aquilo que promete.

Procure saber, por exemplo, a quem a plataforma atende, e quais são as empresas que fecham negócio com ela atualmente. Isso permitirá ter uma noção melhor da sua confiança no mercado, e se ela realmente traz mais vantagens do que problemas.

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Os valores da Speedio prezam por fatores como a automatização, que é um elemento de suma importância para facilitar a vida do seu time comercial.

Focando em inteligência comercial, nossa plataforma de big data facilita a procura de leads B2B, com uma prospecção ativa. Isso faz diferença nos resultados finais que sua empresa conquista.

Isso são alguns dos fatores que elegeram a Speedio como a melhor ferramenta do mercado. As outras estão atribuídas à qualidade dos dados que são gerados. Nosso big data consulta mais de 100 fontes públicas e cruza todas as informações, dessa forma chegamos a um nível incrível de assertividade.

Além disso, é possível realizar outra validação, que confirma se aquele e-mail ou telefone pertence mesmo àqueles decisores, aumentando ainda mais o índice de acerto. A plataforma também possui um filtro onde é possível excluir telefones de contador, deixando apenas os contatos dos tomadores de decisão. 

Esse é apenas um dos mais de 80 filtros que a ferramenta possui. Nela você consegue segmentar o mercado da maneira que te agrade melhor, além de poder desenhar o seu ICP e encontrar empresas que fazem sentido para você negociar.

Outra questão importante é que os dados da Speedio estão de acordo com a LGPD, a lei geral de proteção de dados pessoais. Conforme falamos anteriormente, nós buscamos nossos dados de fontes públicas e não revelamos nenhuma informação sensível de pessoas físicas. 

Uma Plataforma B2B precisa ser completa em todos os sentidos, tanto no que ela se propõe a fazer, quanto no suporte oferecido. Na Speedio, você não será atendido por um robô e temos muito orgulho disso. Nosso suporte é humanizado e estará ali para te ouvir sempre que precisar de algum suporte.

Utilize outbound marketing 

A prospecção B2B é a que traz os resultados para sua empresa de forma mais rápida. Com a Speedio gerando leads de qualidade, você terá tudo para conseguir realizar uma prospecção ativa de forma eficiente. 

Esse crescimento mais acelerado vai gerar um impacto direto em suas métricas, que serão muito mais positivas. O motivo do outbound gerar esses resultados é a assertividade dos leads. Sua empresa entrará em contato com empresas que fazem parte do seu ICP e da sua segmentação, logo, as chances do negócio ser fechado são muito mais altas.

Mais um motivo pelo qual utilizar uma plataforma B2B, que nesse caso é uma geradora de leads que fornece dados de qualidade. Mas é preciso ficar atento, não é apenas por que o lead faz parte do seu ICP e possui todas as características que você busca, que ele fechará o negócio de cara.

Negociações no mercado B2B envolve tempo, principalmente se estivermos falando de empresas de grande porte. 

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