O que são smart leads?

Muitas pessoas têm dificuldade em entender o que o conceito smart leads significa e a sua importância, que está diretamente relacionado ao que sua empresa oferece. Neste artigo, você vai aprender o que é e como colocá-lo em prática.

Smart leads, o que é?

São leads qualificados com base em critérios específicos que indicam uma maior propensão para se tornarem clientes. Eles são considerados “inteligentes” porque vão além da simples captação de informações de contato e incluem dados adicionais que podem indicar o nível de interesse no seu produto ou serviço.

Embora pareça um processo mental relativamente simples de ser feito, na prática não é bem assim. Entender qual é o seu cliente ideal e, mais do que isso, aprender como captá-lo é uma prática que exige bastante aprendizado e esforço.

A sua empresa deve ter metodologias bem desenhadas, com uma equipe de inteligência comercial que saiba entender bem sobre estes conceitos. Mais do que apenas investir na geração de leads, é preciso investir também na qualificação deles.

O termo inteligência comercial, aliás, é utilizado mais comumente justamente com a ideia de ter um time focado em listas de leads que tenham uma eficiência melhorada. Eles precisam, sim, entender e executar estratégias para expandir mercados, mas seu foco prioritário são os smart leads.

Com isso, a sua equipe de hunters tem um custo-benefício muito maior nas suas taxas de conversão no processo de vendas. Como os smart leads já foram previamente traçados com eficácia, então eles não perderão tempo entrando em contato com quem não faz parte do perfil de cliente ideal (ICP).

Ou seja, sua empresa acaba gerando uma otimização do tempo e há eficiência no trabalho. A produtividade aumenta, além de haver um incremento até mesmo na taxa de conversão.

Aprenda a definir o perfil de cliente

Com base na definição apresentada sobre smart leads, torna-se evidente que é de extrema importância estabelecer o perfil do cliente ideal. Afinal, para quem o seu produto ou serviço é direcionado?

Embora possa parecer bastante óbvio, é a esse público que a sua empresa deve concentrar seus esforços de prospecção. Infelizmente, nem todos seguem essa abordagem clara e acabam cometendo um erro que poderia ser evitado com facilidade.

Neste ponto, é definido o ICP. Essa é a chave de todo o processo, e vai permitir que você monte a lista de leads. Quanto mais detalhado for, melhor será o trabalho do time de inteligência comercial.

Se você já está habituado ao processo de definir uma persona, neste caso há similaridades. Tudo deve ser pautado por informações relevantes, e não por chutes sem qualquer tipo de embasamento. Pense nas oportunidades concretas de negócio que podem se apresentar. 

Tudo parte, portanto, de uma compreensão de cenários. É necessário avaliar em que você atua, como é o seu mercado e, acima de tudo, quem é que se interessa mais ou pode estar mais interessado nas suas soluções.

Depois de ter pensado nisso, sua estratégia de vendas vai ser feita com mais precisão – o que, claro, auxilia a ter um bom resultado final. Não pule etapas e dê valor a isto.

Smart Leads

Quais são as etapas de smart leads?

Existem alguns passos fundamentais quando falamos de smart leads. Essas dicas vão proporcionar maiores chances de ter sucesso em suas estratégias. 

Faça uso de ferramentas

Existem muitas ferramentas disponíveis, as quais podem ajudá-lo a levantar informações importantes na geração de leads. Para explorar essas informações, há outros instrumentos, os de segmentação de leads.

Não faltam softwares disponíveis no mercado, todos com uma grande capacidade de melhora nos seus resultados. Lembre-se, apenas, de ter em mente onde sua empresa atua.

Saiba onde procurar leads

Até esse momento, você já entendeu bem qual é seu cliente ideal, não é mesmo? Isso ajuda muito quando falamos em onde procurar leads. 

É importante sempre lembrar de prospectar com foco no seu cliente ideal. Não se perca. Tenha ele bem traçado e sempre em mente na hora de realizar cada etapa de smart leads.

Quais informações devo coletar?

Essa é a pergunta fundamental: quais informações coletar? Essa é uma resposta que pode variar muito em cada segmento, cada público e até mesmo com cada empresa.

Ainda assim, é indicado ter o maior número de informações possíveis. Na dúvida, seja mais detalhista, até perceber com exatidão quais são as informações ideais.

Contate a pessoa certa

Se você vende a empresas (ou seja: é uma empresa B2B), há várias pessoas que pode contatar. Procure saber quem ocupa o cargo ideal para o processo decisório e quem está mais aberto a negociar. 

Encontre tudo em um só lugar

Se agora você está se perguntando onde realizar essa verdadeira caça aos leads, fique tranquilo, a Speedio te ajuda. Somos a melhor plataforma de geração de leads B2B. Isso significa que você pode gerar smart leads com qualidade e que estão de acordo com a LGPD

Tudo rápido, prático e de acordo com a lei. Além disso, você pode ativar o filtro de decisores e ativar a validação desses contatos para ter certeza de que eles pertencem a pessoa em questão. 

Depois de mexer com smart leads, chegou a hora de passar essas informações em frente. Se você fizer tudo bem feito, então a equipe de closers vai atuar com uma taxa de sucesso maior. 

Tudo isso terá um impacto positivo nas suas métricas e consequentemente nas suas vendas. Agora que entendeu o que é um smart lead e onde encontrá-lo, vender menos será uma opção sua. Agende hoje mesmo uma demonstração gratuita da nossa plataforma clicando no botão abaixo.

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