O que é ser SDR?

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Você sabe o que é ser SDR? Esse profissional tem a função de trabalhar com a análise e qualificação de um lead a partir de uma estratégia de negócio.

SDR é a sigla utilizada para Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas), entretanto, em algumas empresas, também podemos encontrá-lo sendo chamado de “pré-venda”. Uma das principais funções desse profissional é de analisar e qualificar potenciais compradores para seus produtos ou serviços.


Mas atenção, pois não está entre as especialidades de um SDR encontrar esses leads, ou seja, ele deverá receber uma lista de contatos (geração de leads) já capturados anteriormente pela empresa, como por exemplo, leads capturados por um newsletter ou leads captados através de uma ação de comunicação e entregues pelo departamento de marketing, ou até mesmo através de um big data (entenda os benefícios do big data aqui). A partir disso, o SDR consegue começar seu trabalho, sendo responsável por realizar o primeiro contato da empresa com esses potenciais clientes e aí sim, filtrar quem tem ou não interesse na oferta.

E aí, conseguiu entender o que é ser SDR? Veja a seguir, a importância de se ter um profissional desses na sua empresa:


• A importância do que é ser SDR para o departamento de vendas e de marketing:
Um profissional de SDR tem grande valia para o time de vendas, afinal, se o vendedor precisar de leads qualificados, o SDR fará esse trabalho pra ele. Outra função benéfica para o departamento, é não deixar faltar contatos quentes para fechamento. Dessa maneira, seu negócio sempre manterá um alto volume de leads qualificados, sem a necessidade de aumentar o time de vendas no mesmo ritmo, pois cada departamento conseguirá manter o seu foco.


O SDR também será valioso para suas estratégias de inbound marketing também. Ao chegar na parte final do seu funil, o pré-vendas será encarregado de fazer o primeiro contato por meio de um call, chamado de “Assessment”. O objetivo principal dessa tarefa é validar os dados passados pelo departamento de marketing e se o lead realmente vale a pena ou não ser passado para o seu time de vendas.

Se você não sabe a diferença entre marketing inbound e marketing outbound, vale a pena assistir esse video:

Também é importante entender que podem existir dois tipos de profissionais de SDR e que a escolha do perfil vai depender da sua empresa. Confira as principais diferenças entre eles:


• SDR Low Touch: Esse profissional é ideal para empresas com ciclo de vendas mais curtos, ou seja, que possuem menor complexidade na hora da negociação e que são necessárias poucas ligações ou uma rápida pesquisa para finalizar o trabalho de qualificação.


• SDR High Touch: Já esse perfil possui um plano de trabalho mais complexo. Esse tipo de SDR é ideal para empresas com produtos e/ou serviços com um alto valor agregado e que consequentemente, onde as vendas dependem de muito mais diálogo e negociação.

Incluir um SDR na equipe comercial, pode te proporcionar inúmeras vantagens, como por exemplo, a aceleração das vendas dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, já que os leads são qualificados após a conversão.


Por isso, se você está percebendo que o time de vendas do seu negócio está perdendo muito tempo na qualificação de leads, essa pode ser a hora de reestruturar a sua equipe comercial com a contratação de um profissional de SDR. Como montar uma equipe de pré-vendas?


Agora que você já sabe o que é ser SDR e entendeu todos os benefícios que esse profissional pode trazer e decidiu contratá-lo?


O primeiro passo é providenciar as ferramentas necessárias, ou seja, uma estratégia voltada para ICP (Ideal Costumer Profile), identificar o FIT que a empresa tem com públicos-alvo e gerar uma lista de contatos para começar os trabalhos. Nossa dica é apostar em estratégias de rápido retorno por meio de prospecção ativa, afinal, nós trabalhamos com isso!

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