O que é o big data no B2B?

Você sabe o que é o big data? Neste artigo, você vai entender o que significa e como ele pode ser aplicado no mundo B2B para melhorar a sua a prospecção ativa.

O que é big data?

O Big Data refere-se ao grande volume de dados, estruturados e não estruturados, gerados constantemente por diversas fontes. Sua análise permite extrair insights valiosos para a tomada de decisões, otimização de processos, personalização de serviços e identificação de tendências e padrões de comportamento.

O conceito do big data

Inicialmente, a aplicação do big data foi desenvolvida para ensinar robôs a analisar dados e pensar, ou seja, ao analisar centenas de milhares de imagens, a máquina entendeu o que era uma maçã e o que era um carro. 

Pode até parecer bobagem, mas esse tipo de associação feita pela máquina usando big data fez com que computadores que antes só faziam o que eram mandadas fazer, agora entendessem o mundo à sua volta. Louco, né?

Voltando agora pro mundo comercial e como big data se aplica nisso tudo: estar por dentro das tendências do que o mercado te oferece como maneiras mais eficientes para gerir a sua empresa é uma tarefa difícil e reconhecemos isso. 

Entender os clientes é a parte mais importante ao montar um negócio. Nada vai adiantar oferecer um produto ou serviço que ninguém deseja obter, só no Brasil são mais de 200 milhões de pessoas e mais de 44 milhões de empresas. E agora? Como entender o que o seu produto/serviço vai atrair?

Hoje vamos conhecer um pouco melhor sobre o que é o big data no universo de prospecção ativa B2B, como ele pode te ajudar na rotina da sua empresa e qual benefício ela pode te proporcionar. 

Big data para vendas

O termo “big data” no mundo de prospecção ativa B2B surgiu para atender às seguintes demandas: velocidade, veracidade, variedade, valor e volume, os chamados cinco Vs. No geral, entende-se que há uma plataforma que serve para extrair, de uma fonte geral, dados necessários para facilitar vendas para outras empresas.

Na prática, o big data funciona da seguinte maneira: a plataforma capta bancos de dados relacionais de diversas fontes de dados públicos, e mostra para você as empresas que você busca baseado nos critérios selecionados. Como um buffet de comida a quilo: você escolhe o que vai comer! Tudo em tempo real.

Você consegue entender demandas mercadológicas, prever quais produtos/serviços tem mais chance de vender, quais as necessidades mais latentes e pedidas e encontrar os detalhes para contactar os clientes. 

Isso tudo serve para melhorar a forma que você está gerindo a sua empresa. Não tem problema algum em demonstrar fraqueza nessa hora, prefira errar primeiro e acertar muito depois.

Dessa maneira você não vai repetir os erros das primeiras vezes, evitar problemas no futuro e até prejuízos. E quando dizemos prejuízos, não estamos nos referindo somente ao financeiro, e a sua imagem no mercado. 

Perceba que o big data serve como uma plataforma que reúne procedimentos aptos a conferir dados em larga escala para que se obtenha resultados mais específicos, utilizados por interessados a fim de obter uma melhora em seu negócio. 

O tempo que você vai perder para realizar o mesmo processo que o big data faz é o tempo reutilizável em outros pontos importantes da sua empresa. 

Big Data

Benefícios do big data

Como vimos, a intenção do big data é te ajudar a captar o máximo de clientes possível, agindo de maneira mais rápida e efetiva do que outras plataformas existentes no mercado. 

Por esse motivo, vamos visualizar agora alguns benefícios que o big data pode te oferecer para tornar a sua rotina mais ágil e produtiva

Benefícios do uso tecnologia nos negócios

  • O planejamento é simplificado;
  • Velocidade do lançamento de novos projetos;
  • Chances de encontrar demandas pros seus projetos são maiores;
  • Medir a satisfação do usuário;
  • Mais fácil de encontrar e atrair o público-alvo;
  • A interação com clientes e contratados é acelerada;
  • Integração simplificada da cadeia de suprimentos;
  • Aumenta a qualidade do serviço ao cliente, a velocidade da interação;
  • Aumenta a lealdade dos clientes atuais.

Big data no marketing

  • Criar avatar precisos de consumidores-alvo;
  • Prevendo reações do consumidor a mensagens de marketing;
  • Personalização máxima de mensagens publicitárias;
  • Aumente as vendas cruzadas, repita as vendas, remarketing;
  • Pesquisa e determinação das razões da popularidade de produtos populares;
  • Melhora nos produtos e serviços, aumentando a fidelidade do cliente;
  • Melhora da qualidade do serviço;
  • Prevenção de Fraudes;
  • Custos reduzidos no trabalho com fornecedores e clientes.

Como a tecnologia big data mudou a empresas

Graças aos serviços especiais o big data pode ser usado em qualquer departamento de marketing, incluindo empresas de médio e pequeno porte. 

Em diversos momentos da sua rotina empresarial você vai precisar tomar decisões. Os dados disponíveis pelo big data vão te ajudar, oferecendo os resultados que você deseja para que sejam tomadas as melhores decisões. Essa escolha será baseada no que foi encontrado na plataforma, economizando o seu tempo e atendendo as necessidades. 

Um dos pontos mais importantes em uma empresa é definir o seu público alvo. Nesse sentido, além de estabelecer quem você deseja alcançar, os resultados obtidos na plataforma serão específicos desse conjunto de pessoas. Você vai conseguir oferecer o que o seu cliente quer e não algo genérico só para estar ali. 

Infelizmente, a realidade das empresas é dura, pois a concorrência existe para todos e não tem como esquecer disso. O big data te auxilia nesse quesito também, pois lhe é fornecido alguns dados que a sua concorrência utilizou para ganhar a clientela. 

Dessa maneira, você pode usar outras estratégias para captar clientes e se destacar no mercado, formando a sua imagem e ascendendo. 

Pense comigo, você conseguiu dados que te fazem perceber exatamente o que o cliente procura em um negócio e você executa o necessário para conseguir essa pessoa. O que você construiu entre vocês? Uma relação com os clientes. 

Isso mesmo, a partir do momento que você atende as necessidades do seu cliente, ele entende que você oferece o que ele quer, logo, ele vai criar uma fidelidade com a sua empresa e o que ela oferece. 

Na sua empresa – gestão interna – você vai perceber como tudo fluirá melhor, de maneira mais harmônica, pois agora, você não tenta adivinhar o que os clientes querem, você já tem o que é necessário. A sua preocupação agora é totalmente voltada para a execução dos próximos passos de captação dos clientes. 

Como usar big data?

Não existe exemplo melhor de big do que a própria Speedio. Nossa ferramenta de geração de leads B2B que utiliza desta tecnologia para fornecer os melhores dados do mercado. 

Por que afirmo que somos os melhores? Quem usou confirma. Fomos eleitos pela B2B Stack como a número 1 do Brasil! Nossa análise de dados é feita com frequência, o que resulta cada vez mais em nossa assertividade. 

Outro ponto importante é que após gerarmos os leads, a plataforma possui um filtro  específico que executa uma nova validação, para confirmar com mais certeza de que aquele dado está correto.

E sim, fazemos isso tudo de acordo com a lei. A Speedio respeita a LGPD e a utiliza como base para todo o processo de geração de leads. Por isso, todas as nossas 100 fontes de busca são públicas.

A plataforma de big data vai fazer você encontrar o cliente dos seus sonhos, de acordo com seu ICP. Está na hora de conseguir resultados satisfatórios na sua prospecção ativa e começar a conversar com quem tem interesse real no que você está vendendo.

O big data chegou para mudar as regras do jogo. Mas para mudar para melhor. A competição no mercado B2B é muito grande e só realizando o outbound você terá chance de competir de igual para igual. 

O uso da tecnologia no mundo das vendas B2B deve ser vista como um auxílio, que vai elevar o nível do seu time comercial a alcançar resultados cada vez melhores para a sua empresa. 

Venha fazer parte dessa história e não fique para trás. Como dissemos anteriormente, pode ter certeza que o seu concorrente já se atualizou. Mas e você? Essa corrida não pode ser perdida, agende uma demonstração gratuita, clique no botão abaixo!

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