Inteligência de Mercado: como aplicar no seu negócio?

Como você tem acompanhado o progresso da sua empresa e tudo o que está acontecendo no mercado? A inteligência de mercado colhe e analisa informações para ajudar o seu negócio a crescer e se destacar. 

Mas como utilizar a inteligência de mercado ao seu favor? Calma, você está no lugar certo, vamos te ajudar!

Uma das dificuldades encontrados entre os donos de negócios é se manter atualizado com as tendências oferecidas no mercado. Você, leitor e empresário, precisa tentar entender e se informar sobre o que mais anda em alta nas últimas tendências. 

Existem diversas ferramentas de inteligência de mercado que são de suma importância pro seu negócio, porém seja seletivo: afinal, o tempo é escasso. Para todo e qualquer investimento que você desejar fazer, utilize a técnica de entender como o procedimento daquela plataforma funciona realmente e só depois invista o seu tempo no processo.

O que é a Inteligência de Mercado? 

Para entendermos melhor, vamos tratar inicialmente de conceitualizar o que é essa tal Inteligência de Mercado. A Inteligência de Mercado é uma espécie de plano adotado (no setor de Marketing) para obter informações, montar um banco de dados de informações relevantes e conseguir os famosos “insights” baseado em dados/tendências. (Importante também entender o que é o big data).

Por exemplo, durante a pandemia do Covid-19 (2020 aqui no Brasil), houve um aumento dramático de funcionários de escritório trabalhando em regime home office (em vez de ir ao escritório), diminuição brutal do varejo convencional, aumento substancial de delivery. Ou seja: a inteligência de mercado diz que fabricantes de móveis de escritório passaram a focar em ítens que dessem mais conforto pro trabalhador produzir de casa; pessoas passaram a se deslocar pros interiores e buscar imóveis mais afastados e maiores; restaurantes tiveram que se re-inventar. Tudo isso é inteligência de mercado na veia! Os que se anteciparam à mudança, sobreviveram (e até lucraram com a crise). Os que não pegaram a onda no começo tiveram dificuldades.

Com esse procedimento, a sua empresa analisa os dados e descobre em quais pontos pode melhorar, o que está fazendo de “errado” etc. Dizemos que errado está entre aspas, pois no mundo empresarial não existe tecnicamente o que é certo ou errado. Uma determinada estratégia pode funcionar muito bem em São Paulo (por exemplo, o seguimento de delivery de supermercado) e falhar absurdamente em cidades pequenas de interior.

Isso ocorre, pois, cada negócio possui uma maneira diferente de se portar diante os clientes, os públicos almejados são diversos, e para cada produto ou serviço oferecido, existe um procedimento específico a ser feito. Dessa forma, você vai precisar analisar de maneira meticulosa cada passo que você vai tomar. 

Inteligencia_de_Mercado

O que eu obtenho com essas informações? 

Ao conseguir reunir o que você precisa, você vai obter alguns pontos importantes a serem analisados por você e a sua equipe de Marketing, vejamos algumas delas: 

– Você vai se deparar com informações de mercado, de maneira a visualizar o que está em alta, o que os clientes não estão aprovando, como as pessoas reagem ao se depararem com determinados produtos e serviços oferecidos. Inclusive, se estiver pensando no mercado B2B, vale a pena dar uma olhada nisso aqui:

– A concorrência talvez seja um dos pontos mais assustadores para quem deseja se inserir no mercado. Veja bem, caro empresário, a concorrência existe para qualquer coisa hoje em dia, pois a demanda é muito grande em todos os sentidos. Além disso, em muitos mercados é muito bom ter competidores, pois aqueles que vem antes de você validam o mercado pra o seu produto/serviço.

Por esse motivo, não se assuste com o que o seu concorrente está vendendo ou deixando de fazer, capte isso como uma lição e adapte a sua oferta: menor/maior qualidade, maior/menor preço, diferenciais, segmentos de mercado, etc, etc.

– Definir o seu público alvo é primordial, até para iniciar o seu negócio. Você precisa saber com quem você está lidando e como você vai fazer para conseguir os clientes. Um dos erros mais comuns é querer agradar a todos públicos, e no final não conseguir captar nenhum. 

Inclusive, falar diretamente com os decisores das empresas faz sentido pra você? Encontre seu decisor de vendas aqui!

Com isso em mente, entenda que oferecer um produto ou serviço genérico não é a melhor opção. O que você pode fazer para se destacar é estabelecer e delimitar quem você deseja alcançar e depois disso traçar um plano específico de como agradar os seus clientes. 

A partir dos resultados obtidos com a Inteligência de Mercado, você vai conseguir entender melhor o que as pessoas do seu ramo querem e necessitam. A necessidade do seu cliente deve se tornar a sua, isso para que você atinja uma certa taxa de sucesso dentro do mercado. 

– Ao entender o que o seu cliente quer e oferecer o necessário para que ele se satisfaça com o seu produto ou serviço, você vai criar uma relação íntima com a clientela, não pessoal. Em algum momento, todos nós somos clientes de alguém, e não há nada melhor do que sentir que as nossas necessidades estão sendo compreendidas e atendidas. 

Por relação íntima, queremos dizer que a sua compreensão em relação aos gostos alheios vai resultar numa possível fidelidade desse indivíduo, e aos poucos, você vai conseguir ganhar um grupo grande de clientes fiéis ao seu negócio, tornando os seus ganhos mais estáveis e consolidados. 

Dizer que esse é um caminho fácil é querer pular as fases que precisamos seguir. Você precisa, na verdade, adotar as melhores práticas possíveis para fazer prospecção B2B e B2C (veja a diferença entre B2B e B2C aqui), e a Inteligência de Mercado com certeza é uma delas. Utilize a tecnologia a seu favor e obtenha sucesso. 

Em resumo qual a importância da inteligência de mercado para o seu negócio?

  • Agir rapidamente 
  • Aprender com os erros dos concorrentes
  • Ser diferenciado 
  • Inovar 

A inteligência de mercado é indispensável para o seu negócio se destacar e sobreviver nos tempos atuais.
Por falar em mercado, você sabe qual é o tamanho do seu mercado aqui.

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