O que é CNAE?

CNAE

Entenda a importância de classificar seu negócio e também de conhecer a classificação CNAE dos seus potenciais clientes.

Em primeiro lugar é importante saber que a sigla CNAE significa Classificação Nacional de Atividades Econômicas e existe para identificar e organizar atividades econômicas que são desempenhadas em território nacional. Essa classificação é, portanto, um código que visa categorizar empresas públicas, privadas e também profissionais autônomos e organizações sem fins lucrativos.

O CNAE é crucial para obtenção de um CNPJ, pois é ele que definirá quais impostos devem ser pagos, proporcionará a formalização plena das atividades desenvolvidas, além de outras questões legais e outros benefícios dos quais a sua empresa pode ser favorecida.


Fique atento, pois esse conteúdo é de seu interesse! Qualquer tipo de organização, seja prestadora de serviços ou venda de produto – físico ou até mesmo online -, precisa estar enquadrada em algum CNAE.


• Como descobrir a classificação do meu negócio?
Definir a classificação correta para o seu negócio é essencial, pois evita que as demandas desempenhadas pela empresa estejam fora do seu escopo principal. Para descobrir qual é o código do seu negócio é muito simples, basta consultar a tabela CNAE, que está disponível através do site do IBGE – https://cnae.ibge.gov.br/ – através dele é possível examinar o código da sua atividade econômica principal e também das atividades secundárias. Após descobrir o CNAE, é possível saber se a empresa pode entrar no regime do Simples Nacional, que foi criado pra simplificar a tributação das empresas desse segmento.

A diferença tributária entre os CNAEs também gera algumas inconsistências do ponto de vista de quais classificações são usadas por cada empresa, afinal, o número é selecionado pelo empresário sem qualquer monitoramento do governo. Ou seja: o que não faltam são, hipoteticamente, restaurantes com CNAEs de padarias (nesse caso hipotético, padarias teriam tributação menor do que à de restaurantes).


• Qual a importância de saber a classificação (CNAE) dos seus clientes?

Além dos benefícios e da importância de conhecer a classificação do seu próprio negócio, saber o CNAE de seus potenciais clientes é igualmente valioso para auxiliar nas suas estratégias de marketing e para a prospecção de novos consumidores (vale muito a pena conhecer o que é o Outbound 2.0). Ao entender qual é o seu público-alvo, sua empresa conseguirá direcionar especificamente seus esforços para clientes com este mesmo perfil e dessa maneira, ser mais assertivo nas negociações. Esse conhecimento é importante para tornar o seu processo de vendas ainda mais eficiente, conquistando um menor custo de aquisição de clientes.


Outra vantagem de conhecer e definir o CNAE dos seus potenciais clientes, é a possibilidade da construção de suas próprias listas de contato para a utilização dos departamentos de marketing e equipe comercial. O CNAE é uma informação muito rica para a qualidade do seu mailing (entenda as diferenças entre leads e mailing), assim como informações referentes à região geográfica e faturamento dos seus contatos-alvo. Construir a própria lista faz toda a diferença no sucesso de uma estratégia.


Ao conhecer essas informações estratégicas dos seus potenciais clientes, como o código CNAE, número de funcionários, regimes fiscais e outros, você pode usufruir de algumas táticas, como a clonagem de clientes a partir dessas características. Essa estratégia de clonagem pode ser feita por meio de Big Data (entenda os benefícios do big data) e pode mudar para sempre a forma que você prospecta novos negócios.


O CNAE dos seus potenciais clientes também pode te auxiliar na hora de definir uma persona ideal para seu negócio e entender qual o tamanho do seu mercado-alvo. Essas informações facilitam na criação de suas estratégias e na execução de um plano de prospecção comercial eficiente.

Se você ainda tem dúvidas ou não sabe o tamanho do seu mercado, vale a pena assistir esse video:


Assim, em função de todos os benefícios mostrados, é fundamental que seu negócio possua a classificação correta, pois o CNAE foi criado exatamente com o objetivo de minimizar as burocracias e facilitar a vida de gestores, além de ser um grande aliado para suas estratégias comerciais.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS